Contas de sistema

Contas de sistema são contas de lançamento que são usadas para entradas geradas pelo sistema. Você define as contas de sistema do grupo corporativo financeiro que são compartilhadas entre todas as entidades contábeis desse grupo.

Esta tabela mostra as contas do sistema que você pode criar:
Contas de sistema Descrição
Ganhos retidos A conta de ganhos retidos é usada para reter os rendimentos líquidos ou a perdas líquidas da entidade contábil desde sua abertura. Esse tipo de conta é obrigatório para o fechamento de fim de ano fiscal.
Ganhos retidos não distribuídos A conta de ganhos retidos não distribuídos registra os rendimentos líquidos ou perdas líquidas por período. Essa conta é atualizada a qualquer momento em que você fizer entradas de diário no razão geral. Ao executar o fechamento de fim de ano, o valor nessa conta será apagado e lançado na conta de ganhos retidos. Esse tipo de conta é necessário para o fechamento do ano fiscal e lançamento no diário.
Nota

A conta de ganhos retidos não distribuídos é incluída no Balanço para refletir os rendimentos líquidos ou perdas líquidas no período. A conta mantém o Balanço balanceado.

Suspenso com erro A conta temporária de erro mantém uma entidade contábil balanceada balanceando entradas de diário com divergência de valores.
Saldo automático Se uma entidade contábil no seu grupo corporativo financeiro usar a opção de balanceamento automático, será preciso definir uma conta de saldo automático. As contas de saldo automático são usadas para registrar transações cambiais que não estão balanceadas e entradas de ajuste de balanceamento automático.
Ganho realizado

Perda realizada

ou

Ganho e perda realizados

Contas de ganho e perda realizados são usadas para lançar ganhos ou perdas realizados que resultem da reavaliação monetária de transações fechadas. As transações fechadas são lançadas em contas que estão definidas como sujeitas à reavaliação. Se você não usar a reavaliação monetária, você não precisará definir essas contas. É possível usar a mesma conta para ganho e perda realizados.
Pagamentos da zona

Recebimentos da zona

ou

Contas a pagar e contas a receber da zona

É preciso definir contas de pagamentos da zona e de recebimentos da zona se:
  • Seu grupo corporativo financeiro usar o estabelecimento de saldo de zona para unidades contábeis, ou
  • Seu grupo corporativo financeiro usar o estabelecimento de saldo de zona para a primeira dimensão na estrutura financeira
Essas contas de pagamentos da zona e de recebimentos da zona são usadas para registrar entradas de balanceamento que são necessárias para manter as zonas balanceadas. É possível usar a mesma conta para pagamentos da zona e recebimentos da zona.
Pagamentos interentidade

Recebimentos interentidade

ou

Pagamentos e recebimentos interentidade

Se você criar relações interentidade entre suas entidades contábeis, é preciso definir contas de pagamentos interentidade e recebimentos interentidade. Essas contas são usadas para registrar entradas de balanceamento que são necessárias para manter as entidades contábeis balanceadas. Você pode utilizar a mesma conta para pagamentos interentidade e recebimentos interentidade.
Ganho na conversão

Perda na conversão

ou

Ganho e perda na conversão

Contas de ganho na conversão e perda na conversão são usadas para lançar ganhos ou perdas que resultem da conversão monetária. Se você não usar a conversão monetária, não será necessário definir essas contas. É possível usar a mesma conta para ganhos na conversão e perdas na conversão.
Ganho não realizado

Perda não realizada

ou

Ganho e perda não realizados

As contas de ganhos e perdas não realizados são usadas para lançar ganhos ou perdas não realizados que resultem da reavaliação monetária de transações em aberto. Essas transações são lançadas em contas que estão definidas como sujeitas à reavaliação. Se você não usar a reavaliação monetária e a conversão para o grupo corporativo financeiro, você não precisará definir essas contas. É possível usar a mesma conta para ganho e perda realizados.