Criar grupos corporativos financeiros

Use o grupo corporativo financeiro para determinar a estrutura contábil usada por todas as suas entidades contábeis dentro do grupo corporativo financeiro.

Para que seja possível concluir este procedimento, você deve planejar sua estrutura contábil. Não é possível alterar algumas das informações principais após salvar.

  1. Selecione Financeiro > Razão global > Configuração > Grupo corporativo financeiro > Manutenção.
  2. Clique em Criar.
  3. Na guia Empresa financeira, especifique estas informações:
    Grupo corporativo financeiro
    Selecione o grupo corporativo no qual o grupo corporativo financeiro é baseado.
    Descrição do grupo corporativo financeiro
    Forneça uma descrição.
    Razão base
    Especifique o nome do razão base. Você pode alterar o nome padrão.
    O razão base contém todas as transações incluídas em todos os relatórios financeiros, independentemente da base de relatório.
    Descrição do Razão Básico
    Especifique uma descrição para o razão base.
  4. Clique em Próximo.
  5. Na guia Estrutura financeira, especifique estas informações:
    Dimensões
    Especifique os elementos e dimensões contábeis que formam sua sequência contábil. Para cada elemento incluído na sequência contábil, selecione a posição do elemento na sequência contábil. Em seguida, especifique se deseja que o elemento seja obrigatório. Para excluir um elemento predefinido, remova a etiqueta e selecione Não selecionado na coluna Ordem.

    É possível reabrir elementos predefinidos. Se fizer isso, as novas etiquetas substituem as etiquetas originais em toda a solução.

    • Entidade contábil: a entidade legal em que uma transação é lançada. Não é possível alterar o status Obrigatório neste campo. É possível criar uma nova etiqueta para o campo, por exemplo, para Empresa, e alterar sua posição predefinida na sequência contábil.
    • Unidade contábil: unidade contábil é um elemento opcional na sua sequência contábil. Se você incluir este elemento na sua sequência contábil, ele será um campo obrigatório na sua estrutura financeira. É possível criar uma nova etiqueta para o campo, para Departamento e alterar sua posição predefinida na sequência contábil. Existem estruturas de unidade contábil no contexto de uma entidade. Você cria suas estruturas de unidade contábil ao criar suas entidades contábeis.
    • Projeto: inclua este campo se você estiver usando Razão do projeto. Você pode alterar a obrigatoriedade do campo, a etiqueta do campo e a ordem em que ele é exibido nas páginas de entrada.

      Projeto geralmente é um campo opcional em sua sequência contábil. Ele é usado somente nas transações de tipo de despesa. Se você designar este campo como obrigatório, ele deve ser especificado em cada transação.

    Utilizar Subcontas
    Marque esta caixa de seleção se você planeja criar grupos de subcontas independentes que podem ser anexados a qualquer conta. A guia Subcontas fica visível depois de clicar em Próximo.
    Dimensões de usuário
    Especifique até 10 dimensões de usuário, torne-as obrigatórias ou opcionais e atribua a elas uma ordem na estrutura contábil. Por exemplo, você pode especificar uma dimensão com o Local.
    Nota

    A dimensão de usuário 1 pode ser configurada para estabelecimento de saldo de zona.

    Quando você salva o grupo corporativo, as dimensões especificadas são exibidas como guias na página Grupo corporativo financeiro. É preciso criar estruturas para as dimensões que você especificou.

    Clique em Próximo

  6. Para criar exceções de estrutura, consulte Criar registros de exceção de estrutura.
  7. Na guia Opções, especifique estas informações:
    Requer ID exclusivo do diário
    Marque esta caixa de seleção se um ID exclusivo do diário for obrigatório para um lançamento. Se esta caixa de seleção estiver marcada, as entradas de diário criadas manualmente ou com o Spreadsheet Designer precisarão de um valor no campo ID exclusivo do diário.

    É necessário um valor no campo ID exclusiva do diário se você copiar um diário usando a ação Copiar diário ou criar um diário a partir de um modelo. Opcionalmente, um valor pode ser especificado no campo ID exclusiva do diário. O valor deve ser exclusivo no grupo corporativo financeiro.

    Após atribuir um valor com sucesso a um diário, ele não poderá ser alterado. Os diários que são criados pelo sistema não possuem um valor na ID exclusiva do diário. Por exemplo, diários recorrentes, diários de estorno automático, diários interentidade e diários criados com interface de transação.

    Controle Unidade
    Especifique o nível de controle de unidade. Os valores válidos são Conta, Unidade contábil ou Dimensão 1. O valor padrão é Conta.

    Na configuração da conta existem três valores válidos para o controle de unidade: Não obrigatório, Não e Obrigatório. O valor padrão é Não obrigatório.

    Quando você definir o controle de unidade como Unidade contábil ou Dimensão 1, uma relação entre estruturas deve existir entre a Conta e a Unidade contábil, ou entre a Conta e a Dimensão 1. A configuração de unidade é mantida no registro Detalhe do par de relação entre estruturas.

    Se o registro Detalhe do par de relação entre estruturas não existir, a configuração na conta será usada. Os valores para controle de unidade em Unidade contábil ou Dimensão 1 são Padrão, Não, Obrigatório e Não obrigatório.

    Se você não alterar o valor no registro do detalhe da relação, o valor Padrão será usado. Quando o Padrão é usado, o valor na conta para o registro de detalhe da relação é usado.

    Dimensão entre entidades
    Selecione a dimensão financeira para transações entre entidades. Uma relação entre entidades deve existir para entradas de diário que têm linhas de transação para várias entidades contábeis. Esse valor define se as subcontas ou uma das dez dimensões é usada para as linhas de transação geradas pelo sistema para balancear as entidades contábeis. Estas são as linhas de transação de saldo entre empresas identificadas pelo código de evento LC para o Gerenciamento de caixa na entrada de diário entre entidades.
    Organização de RH
    Selecione a organização de RH do seu sistema HR Talent. Registros de agente-ator podem ser criados no FSM somente depois que o registro de funcionário existir no HR Talent.

    Tabelas Agente e Agente pai separadas são mantidas no FSM e no HR Talent, mas o conteúdo deve ser idêntico.

    Acionador de BOD
    Marque esta caixa de seleção para acionar a produção de um documento de objeto de negócio (BOD) quando as alterações forem feitas no grupo corporativo financeiro.
    Centro de custo BOD
    Se você marcou a caixa de seleção Acionador de BOD, selecione uma dimensão que será o centro de custo para BODs.
    Exceções da estrutura
    Marque esta caixa de seleção para exibir a seleção de estrutura para o grupo corporativo financeiro. As exceções da estrutura são usadas para definir os registros do bloco de código de estrutura financeira que são inválidos ou válidos somente para um intervalo de datas específico.
    Criar um calendário mensal
    Marque esta caixa de seleção para criar um calendário mensal para o grupo corporativo financeiro. Se esta caixa de seleção estiver marcada, a guia Calendário estará disponível no grupo corporativo financeiro. Crie outros calendários após o grupo corporativo financeiro ser criado.
    Método de contabilidade de locação
    Este campo é usado para locações.

    Consulte Criar grupos corporativos financeiros para locações GASB 87.

    Seleção de saldo diário médio
    Selecione uma opção para criar contas de saldo diário médio.
    Dimensão do diário de departamento
    Selecione uma unidade contábil ou uma dimensão de Dimensões 1 a 10 a ser usada para rastrear entradas de diário do departamento.
    Editar Data Projeto
    Se você definir sua estrutura financeira para usar Razão do projeto, será preciso selecionar uma edição de data do projeto. Transações ou entradas de diário do Razão do projeto devem estar dentro de um intervalo de datas atribuído ao projeto. Indique se deseja usar a data de lançamento ou a data de transação quando a data de validação for realizada:
    • A Data da transação é geralmente usada para empresas de serviços e para faturamento por taxas. A data do trabalho é usada, não a data de pagamento ou a data de lançamento. A taxa de faturamento de um funcionário é determinada pelo ciclo da folha de pagamento.
    • A Data de lançamento é geralmente usada para saúde. As edições são baseadas no período em que as transações são lançadas. Os orçamentos são baseados no período e ano para controlar custos.
    Data de custo indireto do projeto
    Se sua organização usar Razão do projeto e você calcula custos indiretos para criar despesas indiretas, será preciso selecionar a data de custo indireto. Os custos indiretos são taxas para administração e despesas gerais baseadas em custos diretos do projeto. Os valores válidos são a data da transação e a data de lançamento. Indique se deve ser usada a data de lançamento ou a data da transação da transação de origem. A taxa que está em vigor e a taxa a ser usada ao calcular a transação de custo indireto é determinada por esta data.
    Faturamento do projeto
    Se sua organização usa Receita e faturamento de projeto para faturar clientes externos ou concessões para projetos faturáveis ou com concessão de fundos, marque esta caixa de seleção.

    Se a caixa de seleção estiver marcada, então a Dimensão financeira 2 é necessária. Use a Dimensão financeira 2 para acompanhar as fontes de financiamento do projeto como clientes ou concessões.

    Nível de substituição de faturamento
    Selecione a dimensão a ser usada para substituições de faturamento do projeto.
    Impressão de fatura de terceiro
    Marque esta caixa de seleção se sua organização usar Receita e faturamento de projeto para faturar e um terceiro para imprimir faturas.
    Dimensão da validação da estrutura do projeto
    Se sua organização usa Razão do projeto, será possível selecionar a dimensão usada para definir regras de validação, por exemplo, Categoria de conta. Após a seleção da dimensão, é possível configurar regras de validação da estrutura do projeto.

    Consulte Configuração da validação da estrutura do projeto.

    [Dimensão de usuário 1] Estabelecimento de saldo de zona
    Selecione para usar o estabelecimento de saldo de zona. Esta caixa de seleção será exibida se a primeira dimensão de usuário estiver configurada.

    Consulte Configuração de estabelecimento de saldo de zona.

    Tabela de câmbio monetário
    Se você definir sua estrutura financeira para usar Razão do projeto, selecione a tabela de câmbio monetário. As taxas de câmbio monetário para as moedas usadas pelo grupo corporativo financeiro são definidas pela tabela de câmbio monetário.
    Nome da moeda
    Especifique o nome da moeda.
    Código
    Selecione um código de moeda.
    Limite de saldo automático
    Para a moeda, especifique um limite para limitar o valor que pode ser balanceado automaticamente ao liberar manualmente um diário.
    Pagamentos da zona, Recebimentos da zona
    Se você estiver configurando a Dimensão de usuário 1 para Estabelecimento de saldo de zona, especifique a Conta, Descrição, Seção de gráfico e Tipo de conta para contas a receber e a pagar da zona.
  8. Clique em Próximo.
  9. Se você marcar a caixa de seleção Utilizar Subcontas, especifique uma subconta e uma descrição na guia Subconta. Clique em Próximo.
  10. Na guia Expressão regular, especifique a expressão regular para qualquer uma das dimensões definidas na guia Estrutura financeira. Esses campos usam a expressão regular JAVA padrão.
  11. Clique em Próximo.
  12. Na guia Moeda, você pode selecionar até cinco moedas corporativas. As moedas podem ser usadas pelas entidades contábeis associadas a esse grupo corporativo financeiro. Se você definir sua estrutura financeira para usar Razão do projeto, então os valores padrão para Tabela de câmbio monetário e Moeda da empresa 1 vêm da guia Opções. Especifique estas informações:
    Opção de decimais padrão
    Selecione o número de casas decimais a mostrar e use ao criar uma transação. O número de casas decimais definido na configuração do código de moeda substitui esta opção quando uma transação é salva.

    Este exemplo mostra o comportamento:

    • Opção de decimais padrão. 2
    • Código de moeda. 3 decimais
    • Comportamento. Quando uma transação é criada, somente dois valores decimais são permitidos. Quando a transação é salva, o valor é alterado para três decimais.
    Tabela de câmbio monetário
    Se várias moedas forem usadas no grupo corporativo financeiro, selecione uma tabela de câmbio monetário. Selecione a tabela de câmbio monetário que define as taxas de câmbio monetário para as moedas usadas pelo grupo corporativo financeiro. Esse campo é obrigatório caso você use várias moedas ou se estiver usando Razão do projeto.
    Reavaliação e conversão da moeda
    Marque esta caixa de seleção para usar a reavaliação e conversão da moeda para a moeda do grupo corporativo financeiro.
    Nome
    Especifique o nome de cada moeda selecionada no campo Código.
    Código
    Selecione até cinco moedas corporativas que podem ser usadas pelas entidades contábeis associadas a esse grupo corporativo financeiro.
    Limite de saldo automático
    Para cada moeda, especifique um limite para limitar o valor que pode ser balanceado automaticamente ao liberar manualmente um lançamento.
    Ganho na conversão, Perda na conversão, Ganho não realizado, Perda não realizada
    Se você tiver selecionado Reavaliação e conversão da moeda, especifique contas de ganho e perda a serem usadas para reavaliação e conversão.
  13. Clique em Próximo. Na guia Contas de sistema, especifique estas informações:
    Conta, Descrição, Seção de gráfico, Tipo de conta
    Se você conhece as contas de sistema a serem usadas, você pode especificá-las nesta página. Quando você clicar em Próximo, todas as contas de sistema que você especificar serão salvas como contas de sistema. Você não poderá mais adicionar contas de sistema diretamente no formulário depois de clicar em Próximo.
    Nem todas as contas de sistema são obrigatórias:
    • Ganhos retidos não distribuídos, Ganhos retidos e Suspenso com erro são sempre obrigatórios.
    • Pagamentos da zona e Recebimentos da zona são obrigatórios somente se você usar o estabelecimento de saldo de zona para a sua dimensão 1 ou para suas unidades contábeis.
    • Estas contas de sistema monetárias são necessárias se você selecionar uma tabela monetária e Conversão monetária e reavaliação:
      • Ganho não realizado
      • Perda não realizada
      • Ganho realizado
      • Perda realizada
      • Ganho na conversão
      • Perda na conversão
    • Saldo automático é obrigatório somente se usar balanceamento automático para moedas
    • Pagamentos interentidade e Recebimentos interentidade são obrigatórios somente se você criar transações interentidade.
  14. Clique em Próximo. Na guia, Calendário, especifique estas informações:
    Calendário
    Especifique um nome de calendário.
    Descrição do calendário
    Especifique uma descrição de calendário, usada pela base de relatório e pelas configurações de fechamento associadas às entidades contábeis.
    Configuração de fechamento, Descrição da configuração de fechamento
    Especifique um nome e uma descrição para a configuração de fechamento, que determina o fechamento de período. Uma configuração de fechamento requer que períodos de calendário sejam criados para as datas de fechamento de período.
    Nome do período padrão
    Especifique um nome para o período de fechamento padrão.
    Ano inicial, Ano final
    Especifique um ano inicial e um ano final para a configuração de fechamento.
    Data de início
    Especifique uma data de início para o calendário.
  15. Clique em Próximo.
    O calendário é criado usando as informações especificadas. Clique em Sair para fechar o formulário. O Grupo corporativo financeiro é criado com as informações que você especificou.
  16. Abra seu grupo corporativo financeiro recém-criado e crie componentes para ele.