Demanda de ordem de produção
A demanda é o número de produtos acabados específicos que são antecipados para um período específico. A programação de produção é conduzida pelo pedido de Gestão de produção.
O pedido de Gestão de produção é criado destas formas:
- Utilizando a demanda de documento, é possível criar manualmente ordens e requisições do cliente para itens de produto acabado que não têm produto suficiente disponível para satisfazer a demanda.
Por exemplo, a maioria dos pedidos de Gestão de produção para a empresa Snow and Sod (um fabricante de sopradores de neve e cortadores de relva) é criada por ordens de clientes dos seus três escritórios regionais. A Snow and Sod também fornece cortadores de relva para o departamento de Manutenção de áreas externas nas suas três instalações. As requisições para estes cortadores de relva contribuem para o pedido de Gestão de produção. A demanda de documento também pode ter origem noutras ordens de trabalho que utilizam um produto acabado como um componente.
- A demanda de reposição permite executar um programa de lote que reabastece produtos acabados.
Periodicamente, o departamento de produção da Snow and Sod deve verificar se quaisquer produtos acabados ficaram muito abaixo do ponto de reposição e têm de ser reabastecidos. Isto permite calcular as quantidades disponíveis baseadas nas seguintes variáveis:
- O stock disponível atual
- Menos as quantidades alocadas, aviadas e de ordens pendentes
- Mais a quantidade em ordem e em trânsito
- A demanda de previsão permite importar de uma origem externa ou criar manualmente a demanda de previsão.
A cada seis meses, a Snow and Sod faz a previsão do seu pedido de Gestão de produção com base nas vendas dos últimos três anos. Este pedido de previsão é colocado em interface na solução Gestão de produção.
Este fluxograma mostra as origens de demanda.