Classificações de contrato
As classificações de contrato são necessárias quando adiciona um contrato. Com as classificações de contrato é possível conseguir categorizar e organizar contratos.
Exemplos de classificações de contrato podem incluir: corporativo, específico da empresa/instalação, localização, de departamento, de manutenção ou de TI. Quando adiciona uma classificação, está a tomar decisões que afetam os contratos, adendas, ordens de alteração e emendas que estão atribuídos a essa classificação.
Os dois objetivos principais da classificação são a segurança e o fluxo do contrato. A classificação determina que fluxo de automação de processo se deve utilizar e o fluxo do contrato. A segurança é determinada pela classificação para definir quem pode ver que contratos. Se uma subclassificação de contrato estiver anexada à classificação, as regras definidas na classificação do contrato prevalecem.
Isto explica o tipo de decisões que pode tomar:
- Decidir se um contrato, adenda ou emenda requer aprovação antes ou após o início das negociações com o seu fornecedor potencial, e se é necessário exigir negociações com o seu fornecedor potencial.
- Decidir se pretende receber uma notificação quando o texto de termos e condições for alterado.
- Decidir se o código de mercadoria, o código do fabricante e o número do fabricante são necessários para itens de serviço e não serviço (ficheiro mestre de item ou itens especiais) numa linha de contrato. Para obter informações sobre códigos de fabricação, consulte o Manual do utilizador de Infor Inventory Control.
- Decidir relativamente sobre um modelo de documento predefinido a ser utilizado com contratos atribuídos a esta classificação.
- Decidir se os contratos atribuídos a esta classificação são elegíveis para a criar eventos em Fornecimento estratégico.
Após configurar uma classificação, pode atribuir-lhe uma subclassificação. Pode tomar as mesmas decisões que para a classificação. Nos casos em que um contrato tem uma classificação e uma subclassificação, as configurações para a subclassificação serão utilizadas.
Importante: antes de adicionar uma classificação de contrato, um grupo de contratos já deve existir em Gestão de contrato.