Método de detalhe
Se tiver selecionado Encargos de juros por data para Empresa, terá de utilizar o método de cálculo de detalhe.
O método de detalhe subtrai os itens em aberto individuais vencidos que começam com o item em aberto mais antigo pelo valor total de pagamentos e notas de crédito em aberto. Se permanecer um valor em aberto, o encargo financeiro será calculado multiplicando o valor em aberto pelo número de dias vencidos dividido por trinta dias. Em seguida, multiplique esse produto pela taxa financeira especificada para o código financeiro atribuído ao cliente.
O método de detalhe também avalia os encargos de pagamento em atraso. A diferença entre a data de depósito do pagamento e a data de vencimento mais os dias de carência especificados para o cliente é o número de dias pagos em atraso. O encargo tardio é calculado multiplicando o valor aplicado pelo número de dias pagos com atraso dividido por trinta dias. Em seguida, multiplique esse produto pela taxa financeira especificada para o código financeiro atribuído ao cliente.
Se o cliente selecionar Sim e lhe tiverem sido cobrados encargos mínimos em Cliente, estas serão as avaliações dos encargos:
- Se a avaliação total de um cliente for menor do que o valor do encargo mínimo especificado para o cliente, o encargo mínimo será avaliado.
- Se a avaliação total de uma fatura for inferior ao encargo mínimo da fatura especificado para o cliente, o encargo mínimo da fatura será avaliado.
Se o cliente selecionar Não e lhe tiverem sido cobrados encargos mínimos em Cliente, estas serão as avaliações dos encargos:
- A avaliação total de um cliente é inferior ao valor de encargo mínimo especificado para o cliente.
- A avaliação do encargo da fatura é inferior ao valor do encargo mínimo da fatura especificado pelo cliente.
Se não houver encargos mínimos especificados, os encargos financeiros serão calculados de acordo com a taxa financeira especificada para o código financeiro.