Aplicar registos de aplicação de EFT
Este procedimento é o passo final no processamento de pagamentos por EFT. A aplicação pendente é aplicada automaticamente aos pagamentos por EFT nos itens em aberto do cliente. É possível processar um pagamento por EFT através de devolução ao emissor ou de Estorno da aplicação, mas as faturas não ficam novamente elegíveis para o processamento de EFT.
- Inicie sessão como Especialista de a receber, Gestor de recebimentos ou Administrador de a receber.
- Selecione Executar processos de recebimentos > Aplicação automática de recebimentos > Aplicação de dinheiro automática.
-
Na secção Seleções, especifique as seguintes informações:
- Empresa
- Selecione o número de empresa.
- Apenas aplicações selecionadas
- Se selecionar esta caixa de seleção, apenas os registos de estado selecionados serão processados:
- Registos de transações que foram processadas na ação Criação de pagamento por EFT.
- Registos de transações que eram de aplicações online que não foram processadas.
Se este campo não estiver selecionado, além de processar registos de estado selecionados, os pagamentos elegíveis serão utilizados para criar registos de aplicações.
- Operador
- Se selecionar o campo ID de operador é obrigatório em Empresa, especifique um código de operador.
- Data de lançamento
- Selecione a data de lançamento do razão geral. Se este campo estiver em branco, a Data do lote será a predefinida. Se os campos Data do lote e Data de lançamento estiverem em branco, os dados da aplicação serão os predefinidos.
- Sobreposição de data de lançamento
- Se selecionou o campo Data de lançamento, selecione se esta data se sobrepõe às datas do Razão global atribuídas a pagamentos individuais.
- Lote de pagamento
- Se aplicar automaticamente pagamentos apenas a um lote específico, selecione o número do lote de pagamento. Se este campo estiver em branco, todos os lotes de pagamento para a empresa serão processados.
- Créditos da conta nacional
- Selecione se os créditos da conta nacional serão processados.
- Método de sobreposição
- Selecione um método de sobreposição para aplicação de dinheiro automática. Para clientes de saldo transitado, os registos de remessa de pagamento podem ser colocados em interface, mas esses registos de remessa só podem ser aplicados se o método de sobreposição de remessa estiver selecionado.
- Código de aplicação de dinheiro
- Caso tenha selecionado Definido pelo utilizador para um Método de sobreposição, selecione um código de aplicação de dinheiro.
- Sobreposição da divisa
- Selecione se os pagamentos podem ser aplicados a itens em aberto com diferentes divisas base.
-
Na secção Algoritmo, especifique as seguintes informações:
- Variação
- Se selecionar Algoritmo no campo Método de sobreposição, será possível especificar um valor de variação usado com correspondência de um para um. Se não especificar um número de casas decimais com o valor, então assume-se que o valor é inteiro e será adicionado ,00. É criado um ajustamento do valor em falta para a diferença entre o valor do pagamento e o valor da transação. Utilizando o campo Código de motivo, é possível selecionar diferenças que não excedam a variação especificada.
- Código de motivo
- Se especificar um valor de variação, selecione um código de motivo.
- Faturas máximas
- Se selecionar Algoritmo no campo Método de sobreposição, selecione em seguida o número máximo de faturas mais antigas para correspondência de um para um.
- Combinação
- Caso selecione Algoritmo no campo Método de sobreposição, selecione este campo. Selecione o número máximo de faturas mais antigas a combinar se a soma for equivalente ao valor do pagamento. Esse campo é inferior ou igual ao número especificado no campo Faturas máximas.
- Clique em OK.