Gerar faturas de contratos por contrato

  • Se o método de reconhecimento de receitas for Combinado ou Separado, não é possível gerar faturas do contrato se existirem faturas de retentores com o estado Criado.
  • Se o método de reconhecimento de receitas for Separado, não é possível gerar faturas do contrato se existir um reconhecimento de receitas com o estado Criado.
  • Ao utilizar o fluxo de trabalho de aprovação de faturas e reconhecimento, não será possível gerar faturas do contrato se estas condições estiverem cumpridas:
    • Existe um estorno de reconhecimento de receita com um estado Lançado em diário.
    • Existe um estado de Enviado para aprovação.

Quando as faturas são geradas, quaisquer taxas de contrato e subsídios de origem de fundos para o contrato do projeto são calculados e adicionados como linhas de fatura. Quaisquer retentores aplicados serão adicionados como linhas de fatura de valor de crédito.

Se o método de faturação for Tabela de taxas ou Tempo e materiais e se as unidades não forem especificados, será utilizado no cálculo o valor da transação mais qualquer margem de lucro.

  1. Inicie sessão como Contabilista de projeto, Administrador de projeto ou Gestor de projeto.
  2. Para Contabilista de projeto, selecione Gestão de projeto > Contratos do projeto.
    Para Administrador de projeto, selecione Configuração > Contratos do projeto.

    Para Gestor de projeto, selecione Meus contratos do projeto.

  3. Selecione o separador Contratos e abra um contrato.
  4. Selecione Ações > Gerar faturas.
  5. Especifique as seguintes informações:
    Intervalo de seleção de datas de lançamento, Vencimento
    Especifique a data de início e de vencimento do lançamento para selecionar os registos. O intervalo de datas de lançamento é utilizado exclusivamente para métodos de faturação baseados em transações: reembolso de custos, custo majorado, T&M e tabela de taxas. As transações de despesa faturadas devem ter uma data de lançamento que esteja dentro do intervalo de datas.
    Data de vencimento da transação
    Especifique a data de vencimento da transação. Se este campo estiver em branco, todas as transações para o intervalo de datas de lançamento serão selecionadas.
    Grupo de seleção
    Selecione um grupo de seleção. O grupo de seleção é o grupo de classes de negócios que define os registos de detalhes da transação a serem selecionados para faturação.
    Data da origem de fundos
    Especifique a data utilizada para determinar as origens de fundos válidas, metas, parcelas, adiantamentos e retentores que estejam em vigor.
    • A parcela ou meta deve estar no estado Para processar.
    • A data da parcela ou da meta deve ser anterior ou igual à data de origem de fundos.
    • As origens de fundos devem ser válidas para a data de origem de fundos.
    Data da fatura
    Especifique a data a ser utilizada como a data da fatura.
    • A data da fatura é utilizada para taxas e métodos de faturação baseados em eventos.
    • A data da fatura é utilizada para determinar projetos de lançamento que sejam válidos.
    • A data da fatura é a data carimbada na fatura e enviada para o sistema de tributação para calcular o imposto.
    • A data da fatura é enviada para contas de recebimentos e utilizada para determinar a data de vencimento da fatura.
    • A data da fatura é utilizada como data da transação de diário para entradas geradas pelas ações de lançamento em diário de faturas.
    Anexar ao grupo de faturas existente
    Este campo só será mostrado se as faturas criadas anteriormente não tiverem sido lançadas em diário. É possível criar uma nova fatura ou adicionar os registos a uma fatura criada anteriormente. Ao criar uma nova fatura, este campo deve ficar em branco. Ao anexar uma fatura criada anteriormente, selecione o grupo de faturas ao qual pretende adicionar os registos.
    Aplicar retentores
    Selecione esta caixa de seleção para aplicar faturas de retentores em aberto às transações selecionadas para faturação. Aplicar faturas de retentores em aberto reduz o valor da fatura pelo valor do retentor aplicado. O retentor aplicado será mostrado como um valor negativo. Se o valor do retentor for superior ao valor da fatura, só é aplicado como retentor o valor da fatura, criando uma fatura de valor zero. O saldo do retentor fica disponível para futuras faturas.
    Projeto
    Selecione um nível de projeto de resumo ou de lançamento para faturar. Quando um nível de projeto de resumo é selecionado, todos os secundários do resumo são faturados. O valor predefinido está em branco, faturando todos os projetos de lançamento e todos os secundários para o nível do contrato do projeto.
    Origem de fundos
    Opcionalmente, selecione uma única origem de fundos. As origens de fundos são utilizadas para criar uma fatura por origem de fundos do projeto. Quando este parâmetro estiver selecionado, as faturas são geradas como se a origem de fundos selecionada fosse a única origem de fundos ativa. É possível selecionar uma origem de fundos inferior a 100%. Quando a origem de fundos é inferior a 100%, a percentagem é utilizada para criar a fatura e a despesa é marcada como processada. Não foi criada nenhuma transação parcial.
    Máximo da fatura
    Especifique um máximo a faturar para métodos de faturação baseados em transação. Se as despesas excederem o valor será faturada uma transação parcial. O máximo da fatura especificado é propagado para todas as origens de fundos a faturar.
    Estado de impressão
    Este campo apenas será apresentado se a caixa de seleção Impressão da fatura de terceiros estiver selecionada no separador Opções do Grupo corporativo financeiro. Selecione o estado da fatura. É possível atualizar o estado de impressão na fatura com o estado criado ou lançado em diário. O sistema de faturação de terceiros consulta a classe de negócios ProjectContractInvoice para Estado de impressão = Imprimir. Este estado indica ao terceiro que pode criar uma fatura.
  6. Clique em Enviar.
    É possível visualizar a fatura criada selecionando o separador Detalhe da fatura.