Retentores em contratos de projeto
Um retentor é uma taxa paga para assegurar serviços. Um retentor é normalmente utilizado numa situação de pré-faturação ou depósito. É criada uma fatura do retentor para que os fundos possam ser cobrados no início de um contrato. Depois de concluído o trabalho, é gerada uma fatura para a despesa efetiva. O retentor é aplicado ao valor da fatura e reduz o valor da fatura que é devido.
É possível aplicar retentores à primeira fatura, à última fatura, a uma fatura específica ou a várias faturas. É possível aplicar retentores como um valor ou uma percentagem do total.
Um contrato pode ter vários retentores. Por exemplo, é possível gerar uma fatura de retentor no início de um contrato. Depois de o retentor ser esgotado ou aplicado na totalidade, é possível gerar uma nova fatura de retentor. Tal como acontece em metas de projetos, é possível aplicar um retentor a todas as despesas do projeto ou a um projeto de lançamento específico.
Exemplo: Uma empresa solicita que uma soma única de dinheiro seja paga no início de um contrato. Depois de todo o trabalho faturável estar concluído, o retentor é utilizado para reduzir o valor das faturas.
O retentor não é considerado receita ganha, é uma obrigação de trabalho que não foi executado. Depois de o trabalho ser executado e as obrigações de desempenho serem cumpridas, a receita pode ser reconhecida.
Um retentor de projeto não pode ultrapassar o valor da origem de fundos. Quando o retentor é criado, o valor do retentor é atualizado em relação ao saldo de fundos restante. Quando um valor máximo é especificado no contrato, não é feita nenhuma atualização em relação a este valor quando o retentor é criado.
Quando a regra de retentor se aplica apenas ao projeto de retentor, o valor do retentor é atualizado quando a fatura do retentor é gerada. Se o valor do retentor for superior ao máximo da faturação, o valor da fatura do retentor é ajustado para o máximo de faturação. Quando a regra do retentor se aplica a todos os projetos, não é feita nenhuma atualização adicional quando a fatura do retentor é gerada.
Os retentores do projeto podem ser aplicados a uma fatura com base no valor disponível ou podem ser parcialmente aplicados com o valor aplicado seguinte ou a percentagem aplicada seguinte.
Esta lista contém informações sobre os campos Valor aplicado seguinte e Percentagem aplicada seguinte:
Se as transações forem removidas de uma fatura, é possível reaplicar o retentor. Normalmente, as linhas do retentor aplicadas são as últimas linhas nos detalhes da linha de fatura e estão identificadas por um alerta azul. Se as linhas do retentor apresentarem valor zero após a eliminação de linhas de transação, é possível reaplicar o retentor. A ação Reaplicar retentor não está disponível quando são utilizados os campos aplicados seguintes.