Selecionar faturas para pagamento
O primeiro passo no ciclo de pagamento em dinheiro é selecionar as faturas a pagar. Define as datas que são utilizadas para selecionar faturas para pagamento e determinar se os descontos são obtidos. É possível alterar os parâmetros e executar novamente as vezes que forem necessárias o programa que agenda faturas para pagamento. Execute-o até a listagem incluir apenas as faturas que pretende.
- Selecione Executar processos > Processar pagamentos > Realizar requisitos de caixa.
-
Na secção Principal, especifique as seguintes informações:
- Grupo de fornecedores
- Especifique o grupo de fornecedores para a fatura.
- Grupo de pagamento
- Selecione um grupo de pagamento.
- Grupo de processo
- Para selecionar faturas para um grupo de pagamentos inteiro, deixe este campo em branco. Se utilizar grupos de processos, selecione um grupo de processos e execute o programa uma vez para cada grupo de processos.
- Aplicar limites de registo de adenda
- Selecione Sim para aplicar 9999 registos de fatura e 99 999 999,99 limites de registo de valor para todos os códigos de pagamento com um tipo de saída de T. O valor predefinido é Não.
- Data de vencimento de pagamento
- Todas as faturas libertadas que têm uma data de vencimento em ou antes da data de vencimento de pagamento estão agendadas para pagamento. Selecione uma data que garante que não haja lacunas no pagamento. Por exemplo, se executar verificações a cada terça-feira, será preciso pagar as faturas devidas até segunda-feira da próxima semana. As faturas que são marcadas para pagamento imediato estão agendadas, independentemente das suas datas de vencimento.
- Usar todos os descontos
- Selecione Sim para obter o desconto disponível em todas as faturas agendadas para pagamento independentemente das suas datas de desconto. Se selecionar Não, os descontos só serão obtidos se a data de desconto incidir entre a data de pagamento e a data de vencimento de pagamento.
- Data de pagamento
- A data de pagamento é utilizada para determinar se pretende aceitar descontos de fatura ou reavaliar faturas de divisa não-base. A data de pagamento deve ser anterior ou igual à data de vencimento de pagamento.
- Opção de relatório
- Selecione se pretende classificar faturas no número do fornecedor ou ordem de nome de pesquisa dentro de cada nível de processo selecionado.
- Processar pagamentos
- Selecione se processa Pagamentos CP, Pagamentos LC, ou CP e LC. Só são processados pagamentos com um estado Libertado.
- Editar código de pagamento
- Selecione um código de pagamento válido a editar para os limites de registo de adenda. Se Editar código de pagamento estiver preenchido, o campo Aplicar limites de registo de adenda deverá ser configurado como Sim. O Código de pagamento deve ser definido com Opção de saída = T em Contas de BOE.
- Comentários
- Indique um comentário para a fatura.
- Incluir número do comprovativo
- Selecione Sim para incluir o número do comprovativo na fatura.
-
Especifique opções relacionadas com códigos de caixa na secção Opções de código de caixa. Só é possível selecionar uma opção, código de caixa ou grupo de códigos de caixa.
- Código de caixa
- Selecione um código de caixa específico para agendar faturas que são atribuídas ao código de caixa.
- Grupo de códigos de caixa
- Selecione um grupo de códigos de caixa para executar Requisitos de caixa para códigos de caixa referenciados.
- Sobreposição do código de caixa
- Selecione um código de caixa para pagar faturas selecionadas com um código de caixa alternativo.
-
Defina opções adicionais na secção Opções de seleção para limitar a sua seleção de faturas. Especifique as seguintes informações:
- Empresa da fatura
- Para selecionar faturas para uma companhia da fatura específica, selecione um número de empresa de contas a pagar válido.
- Nível de processo
- Para selecionar faturas para um nível de processo específico, selecione um nível de processo válido para a empresa da fatura.
- Código de pagamento
- Para selecionar faturas atribuídas a um código de pagamento específico, selecione um código de pagamento. Isso representa um tipo de pagamento em dinheiro e deve ser um código de transação de pagamento em dinheiro válido em Gestão de caixa.
- Despesa de caixa máxima
- Para restringir o valor total selecionado para pagamento, especifique um valor para a despesa de caixa máxima. Quando o valor máximo definido for alcançado, o código de retenção será atribuído às faturas selecionadas. É impressa uma lista de faturas. Este código de retenção de fatura é temporário e é automaticamente removido ao executar o Fechamento de pagamento. Se este campo estiver em branco, não será utilizado qualquer valor de caixa máximo.
- Grupo de faturas
- Para selecionar faturas atribuídas a um grupo de faturas definido pelo utilizador específico, especifique o grupo de faturas.
- Apenas pagamento imediato
- Selecione Sim para pagar apenas as faturas que marcou para pagamento imediato. É possível utilizar esta funcionalidade para pagar algumas faturas sem pagar todas as faturas devidas.
- Divisa da fatura
- Para incluir ou eliminar faturas atribuídas a uma divisa da fatura específica, selecione um código de divisa válido. Selecione Incluir ou Eliminar no campo Opção de divisa da fatura adjacente.
- Classes de fornecedores
- Para selecionar faturas para fornecedores associados a classes de fornecedor específicas, selecione até nove classes válidas de fornecedor.
- Fornecedores
- Para selecionar faturas para fornecedores específicos, selecione até nove fornecedores válidos para o grupo de fornecedores associado ao grupo de pagamento.
- Gestão de crédito especial
- Selecione Sim para garantir que as faturas de crédito são aplicadas a faturas de débito com a mesma empresa de A pagar. Isso retira a possibilidade de as faturas de crédito serem pagas em relação a outra empresa de A pagar.
-
Selecione opções de ordenação de verificação, como ter todos os pagamentos que requerem anexos ou primeira ordenação de contra-assinaturas, na secção Opções de ordenação. Especifique as seguintes informações:
- Opção de ordenação 1, Opção de ordenação 2 e Opção de ordenação 3
- Estes campos podem ser utilizados para selecionar opções de ordenação para as suas verificações. A Opção de ordenação 1 é a opção de ordenação principal. A Opção de ordenação 2 e a Opção de ordenação 3 representam os níveis adicionais de ordenação. Por exemplo, pode ordenar primeiro por código postal e depois dentro de cada ordenação de código postal por nome de fornecedor.
Estas opções de ordenação são utilizadas apenas para ordenar o seu pagamento. Estas não afetam a forma como as informações são apresentadas no relatório de requisitos de caixa gerado por este programa. Utilize o campo Opção de relatório na secção principal para selecionar uma sequência para o relatório de requisitos de caixa.
- Limite do valor
- Se ordenar pagamentos por contra-assinatura ou valor de pagamento, especifique o valor máximo de pagamento que não requer ordenação.
- Clique em OK.