Tipos de item

As ordens podem conter os seguintes tipos de item:

  • Inventário, fora de stock ou itens especiais

    É possível usar qualquer método para definir ordens para itens do inventário. Informações como unidade de medida ou classe de vendas são as predefinições nos registos do ficheiro mestre de item e da localização de item.

    Nota

    o preço é o valor de venda de itens para um cliente. O custo é o valor de compra ou fabrico de um item. O custo é o valor recebido para vender o item ao cliente.

    Para solicitar itens fora de stock, é preciso especificar um custo unitário. Não é necessário o custo unitário caso esteja a ser criada uma ordem de compra para o item. Para solicitar itens especiais, é preciso especificar um identificador de item, o custo unitário, a unidade de medida, o preço e uma descrição. Não é necessário o custo unitário caso esteja a ser criada uma ordem de compra para o item.

  • Itens de kit

    Os kits incluem vários itens. Um kit pode ter itens que podem ser adicionados à ordem como opções ou acessórios. É possível solicitar os seguintes tipos de kits:

    • Kits personalizados a pedido

      Os kits personalizados a pedido são montados após definir uma ordem para um item de kit. Um kit personalizado a pedido é composto por vários componentes. Os componentes que não são obrigatórios são chamados de acessórios. Os componentes também podem ter opções, como a cor da caixa. Caso selecione um componente com uma opção, será preciso incluir a opção.

    • Produtos acabados

      Os produtos acabados são pré-montados e armazenados como um item de kit completo. Todos os componentes são obrigatórios num produto acabado. Os produtos acabados não têm acessórios ou opções. Como não existem componentes individuais, defina uma ordem para um produto acabado semelhante à de um item do inventário.

  • Itens de substituição

    Os itens de substituição são usados automaticamente quando o item solicitado está fora de stock. Por exemplo, caso sejam vendidos dois modelos de uma lanterna, é possível definir o modelo mais recente como um item de substituição para o modelo obsoleto. Quando o modelo obsoleto estiver fora de stock, o modelo de lanterna mais recente será automaticamente enviado. A lanterna obsoleta não criará uma ordem pendente, mesmo que a ordem possa usar ordens pendentes. Se a lanterna de substituição estiver fora de stock, será criada uma ordem pendente.

    É possível definir um item de substituição por item ao configurar um ficheiro mestre de item em Controlo de inventário.

  • Itens associados

    Os itens associados são itens substitutos ou complementares. Os itens associados são definidos em Controlo de inventário:

    • Itens substitutos

      Os itens substitutos são itens que podem ser selecionados para substituir outro item. Por exemplo, é possível definir chávenas azuis como itens substitutos para chávenas amarelas. Caso não tenha chávenas amarelas em stock, o sistema solicitará a substituição por chávenas azuis. Se a substituição do item não for automática, ser-lhe-á dada uma opção.

    • Itens complementares

      Os itens complementares são itens que contêm um item que já existe numa ordem do cliente. Por exemplo, se um cliente pedir um kit para um modelo de avião, um item complementar inclui a cola para o modelador. Caso um item tenha um complemento atribuído a ele, o sistema solicitará a sugestão do item para o seu cliente. Este fornecerá oportunidades de upsell para o seu pessoal de vendas.

Consulte o Manual do utilizador de Infor Inventory Control.