Criar faturas conciliadas
- Inicie sessão como Especialista de correspondência e selecione Gerir faturas.
- Clique em Criar fatura.
-
No separador Principal, especifique as seguintes informações:
- Modelo de entrada de fatura
- Selecione Fatura correspondente. Frete e Contrato de serviço também são válidos para Correspondência.
- Ordem de compra
- Especifique o número da ordem de compra.
- Apenas encargo adicional
- Selecione esta caixa de seleção para indicar que a fatura é apenas um encargo adicional.
- Correspondência do componente de custo
- Selecione esta caixa de seleção para determinar o componente de custo correspondente e incluir os encargos adicionais na correspondência.
- Criar detalhe
- Selecione se pretende criar automaticamente detalhes de fatura a partir da ordem de compra ou do recebimento.
- Tipo de fatura
- Uma fatura aumenta o valor devido ao fornecedor e, quando totalmente processado, aumenta os saldos de compra e pagamento do fornecedor.
- Empresa
- Especifique o número da empresa de pagamento. Se estiver a criar uma fatura entre empresas, este campo representa a Empresa de origem. Especifique a empresa de destino na linha de distribuição.
- Nível de processo
- O nível de processo é um campo obrigatório. Se a empresa tem apenas um nível de processo, defina-o como predefinido na empresa. Quando a predefinição está definida, este campo pode ficar em branco.
- Fornecedor
- Especifique um número de fornecedor a menos que uma destas opções seja verdadeira:
- Está a criar uma fatura de correspondência com um número de ordem de compra; nesse caso, é utilizado o número do fornecedor da ordem de compra.
- Ao criar uma fatura para um fornecedor ocasional, o número de fornecedor deve ficar em branco.
- Número da fatura
- Especifique um número da fatura. O número da fatura deve ser único para a empresa e o fornecedor.
- Data da fatura
- Especifique uma data de fatura. Detalhes sobre como a data da fatura e a data de vencimento são usadas para selecionar faturas para pagamento são explicados noutra secção deste manual do utilizador.
- Prazo
- Selecione o prazo ou as condições de pagamento. Se estiver a utilizar uma condição de pagamento, o prazo e as informações do desconto serão calculadas. Se tiver definido códigos das condições em Localização do fornecedor, as condições do local de destino não serão utilizadas na fatura. São antes utilizados os códigos das condições da localização de Origem da compra.
- Condições de pagamento
- Selecione o prazo ou as condições de pagamento. Se estiver a utilizar uma condição de pagamento, o prazo e as informações do desconto serão calculadas. Se tiver definido códigos das condições em Localização do fornecedor, as condições do local de destino não serão utilizadas na fatura. São antes utilizados os códigos das condições da localização de Origem da compra.
- Valor da fatura
- Especifique o valor da fatura. Este valor inclui as linhas criadas a partir da ordem de compra/recebimento mais quaisquer custos adicionais. O total pode também incluir imposto.
- Divisa
- Especifique a divisa para a fatura.
- Valor tributável
- Especifique o valor total tributável da fatura. Se for especificado um valor tributável e selecionado um Código de imposto, o Valor do imposto é calculado com base na taxa definida para o código de imposto em Imposto.
- Valor do imposto
- Especifique o valor total do imposto da fatura. Deixe o campo em branco se especificar um código de imposto ou utilizar um software de tributação de terceiros. O código de imposto é usado para calcular automaticamente o valor do imposto com base na taxa definida para o código de imposto. O valor deve ser igual ao valor total do imposto.
- Código de imposto
- Selecione um código de imposto para aplicar à fatura. O valor do imposto é automaticamente calculado e o imposto e as linhas de distribuição de encargo adicional são criados. Se atribuir um código de imposto ao fornecedor ou utilizar um solução de tributação de terceiros, este campo deve ficar em branco. Se este campo estiver em branco, o código de imposto do fornecedor será utilizado.
- Ajustamento do imposto
- É possível indicar se o sistema deverá sobrepor as informações de imposto sobre as faturas de encargo adicional ou de correspondência. Se deixar este campo em branco quando a fatura for correspondida, o detalhe será criado utilizando as informações fiscais da ordem de compra ou do recebimento.
- Fornecedor remunerado
- Especifique um fornecedor remunerado para a fatura. Este é usado para enviar pagamentos de fatura para outro fornecedor dentro do mesmo grupo de fornecedores.
A relação de fornecedor remunerado substitui as informações normais do pagamento do fornecedor, incluindo o nome do beneficiário, o endereço de pagamento, o local de destino e os códigos de pagamento e dinheiro do fornecedor. O pagamento da fatura é criado para o fornecedor remunerado, mas o fornecedor original faturado acumula o saldo de pagamento.
- Código de destino
- Para remeter o pagamento para a fatura para um local de remessa alternativo para o fornecedor, selecione um código de local de destino válido. O valor da fatura de pagamento antecipado é acumulado no saldo do local de destino do fornecedor. O pagamento da fatura é remetido para o endereço definido para o local de destino. Se este campo estiver em branco, será utilizado o local de destino normal do fornecedor.
- Categoria de encaminhamento de fatura
- Especifique a categoria de encaminhamento de fatura. Esta categoria contém uma lista de atribuições de aprovação de fatura e é usada na regra de encaminhamento de fatura.
- Código de accrual
- Especifique o código de accrual.
- Centro de custo de aprovação
- Especifique o centro de custo de aprovação.
- Categoria de aprovação
- Especifique a categoria de aprovação.
- Permitir detalhe de item
- Selecione se os detalhes do item que não estão na OC podem ser adicionados a uma fatura. Selecione Verdadeiro para aceder ao separador Detalhes gerais.
- Ordem de compra externa
- Especifique a ordem de compra externa.
- Data de lançamento
- Especifique a data de lançamento da transação.
- Para faturação entre empresas
- Selecione esta caixa de seleção para utilizar a fatura para a faturação entre empresas.
-
No separador Opções, especifique as seguintes informações:
- Código de receita predefinido
- Especifique o código de receita predefinido. Este código de receita é utilizado para os relatórios 1099.
- Valor do rendimento declarável
- Especifique o valor mínimo necessário para o relatório. Este valor é utilizado em conjunto com o código de receita para os relatórios 1099.
- Código de retenção
- Especifique o código de retenção.
- Código de diversidade
- Especifique o código de diversidade.
- Código de autoridade
- Especifique o código de autoridade.
- Código de accrual da retenção
- Especifique o código de accrual predefinido de faturas, pagamentos e distribuições para acordos de fornecedor com retenção.
- Categoria de imposto
- Especifique a categoria de imposto.
- Referência da fatura
- Especifique o tipo de faturação para a referência dos códigos.
- Referência
- Especifique uma referência.
- Data do recebimento da fatura
- Especifique a data do recebimento da fatura.
- Tabela de divisas
- Selecione uma tabela de divisas.
- Sobreposição do valor funcional
- Especifique o valor funcional.
- Sobreposição da taxa funcional
- Especifique a taxa.
- Código de regulamentação económica externa
- Especifique o código de regulamentação económica externa.
- Idioma ISO
- Selecione o idioma ISO.
- País ISO
- Selecione o país ISO.
- Variante
- Especifique a variante.
-
No separador Pagamento, especifique as seguintes informações:
- Código de caixa
- Selecione um código de caixa válido para o pagamento da fatura. O código de caixa representa uma conta bancária. Se este campo estiver em branco, o código de caixa atribuído a um destes será o predefinido:
- Local de destino
- Fornecedor
- Classe de fornecedor
- Nível de processo
- Empresa
- Grupo de pagamento
- Código de pagamento
- Selecione um código de pagamento válido para a fatura. O código de pagamento representa um tipo de pagamento em dinheiro e deve ser um código válido de transação de pagamento de letra de câmbio ou em dinheiro na solução Gestão de caixa. Se este campo estiver em branco, será usado o código de pagamento que é atribuído ao local de destino, fornecedor, classe de fornecedor ou grupo de pagamento.
- Valor do pagamento do fornecedor
- Especifique o valor do pagamento do fornecedor.
- Divisa de pagamento do fornecedor
- Selecione uma divisa de pagamento do fornecedor.
- Número do pagamento
- Para criar uma letra de câmbio emitida pelo fornecedor, especifique o número do pagamento de letra de câmbio.
Para criar um pagamento manual para a fatura, especifique o número de pagamento. O código de pagamento deverá ser um código válido de transação de pagamento da letra de câmbio ou em dinheiro definido para pagamento manual em Gestão de caixa. Se o código de pagamento requer reserva de pagamento manual, o número de pagamento deverá ser reservado em Reserva de formulários manual.
Se definir informações de pagamento manual, o pagamento manual pode ser utilizado para pagar esta fatura individual. A fatura deve ser uma fatura de divisa base. Depois de libertar a fatura, não é possível alterar as informações de pagamento manual.
Utilize Entrada de pagamento em dinheiro ou Entrada de letra de câmbio para efetuar as seguintes tarefas:
- Criar um pagamento manual para mais de uma fatura
- Criar um pagamento manual para uma fatura de divisa base
- Aplicar mais de uma fatura a um pagamento
- Data de pagamento
- Se for especificado um número de pagamento para um pagamento em dinheiro, especifique a data de pagamento. Se for especificado um pagamento de letra de câmbio, especifique o prazo do pagamento de letra de câmbio.
- Valor do pagamento
- Se especificar um número de pagamento, especifique o valor do pagamento. O valor do pagamento deve ser igual ao Valor da fatura ou ao Valor da fatura menos qualquer Valor do desconto disponível.
- Prioridade de pagamento
- Especifique uma prioridade de pagamento.
- Grupo de faturas
- Atribua um grupo de faturas definido pelo utilizador à fatura. Este valor pode ser usado para selecionar faturas para pagamento. Se este campo estiver em branco, será utilizado o grupo de faturas que é atribuído à localização de destino ou fornecedor.
- Retenção secundária
- Selecione esta caixa de seleção se a utilização de códigos de retenção secundária for obrigatória para a fatura.
- Pagamento separado
- Selecione esta caixa de seleção para criar um pagamento individual para esta fatura. Se esta opção não for selecionada, será criado um formulário de pagamento para pagamento de todas as faturas para o mesmo fornecedor por Criação de formulários de pagamento ou Criação de letra de câmbio.
- Pagar imediatamente
- Selecione esta caixa de seleção para agendar a fatura para pagamento imediato, independentemente da data de vencimento. O pagamento é efetuado quando executa os Requisitos de caixa ou Criação da letra de câmbio.
- Anexo
- Selecione esta caixa de seleção se o pagamento para esta fatura requerer um anexo. Se selecionar esta opção, será possível agrupar pagamentos que requerem anexos ao executar requisitos de caixa.
- Clique em Guardar.