Código de quantidade económica do pedido (EOQ)
A EOQ calcula a quantidade de stock disponível ideal. Por exemplo, um revendedor de eletrodomésticos vende frigoríficos que são dispendiosos para armazenar, mas relativamente baratas para encomendar. O cálculo de quantidade económica do pedido fornece uma quantidade ideal de stock disponível para os frigoríficos. A quantidade sugerida é reduzida porque é mais económico encomendar pequenas quantidades de frigoríficos frequentemente do que armazenar grandes quantidades.
Utilize um código de quantidade de reposição da quantidade económica do pedido para que o método de reposição de itens seja mais rentável. O código de quantidade económica do pedido utiliza um cálculo para equilibrar o custo de pedido em relação ao custo de stock de um item do inventário. Para utilizar o código de quantidade económica do pedido, deve escolher a compra automática para a localização de item. O código está disponível com uma das políticas de reposição, ponto de pedido fixo ou ponto de ordem distribuído no tempo.
A quantidade económica do pedido é a quantidade necessária numa ordem de compra quando o stock disponível para um item é inferior ao ponto de reposição definido na localização de item. Pode criar a quantidade económica do pedido manualmente ou executar um programa de lote para efetuar o cálculo, a Quantidade económica do pedido e o cálculo de reposição. O cálculo de quantidade económica do pedido utiliza a seguinte fórmula:
EOQ = raiz quadrada de [(2 vezes a quantidade de demanda anual x custo de preparação de pedido fixo) / (o custo unitário do item de transferência)
O cálculo fornecido pela fórmula de EOQ substitui o ponto de reposição de um item apenas se for definido o EOQ como quantidade de reposição e atualizar o ponto de reposição quando executar Quantidade económica do pedido e o cálculo de reposição.
Estas são algumas considerações a ter em conta sobre a fórmula:
- A quantidade de demanda anual é a quantidade de itens prevista em armazém ao longo do período de um ano. Isso significa a quantidade que entra no armazém enquanto o item continua a ser consumido a partir da sua localização. A quantidade pode ser relativa a uma demanda passada, de uma demanda passada com a demanda prevista para este ou de pedidos firmes. Tenha em atenção que a quantidade de demanda anual e o custo unitário de item de transporte devem estar na mesma unidade de medida.
- O custo de preparação de pedido fixo é o custo que não é alterado com o tamanho de um pedido. Por exemplo, estes custos podem incluir pesquisa de pedidos e administração, custos para recolha e expedição e taxas de manutenção pro rata para software e hardware. As origens possíveis para estes custos fixos são valores de mão-de-obra e contas do razão global. Os custos variáveis, como custo de recolha, embalagem e expedição não devem ser incluídos.
- O custo unitário do item de transporte representa o custo de fazer negócios: o pagamento de aluguer e seguro, serviços, deterioração, etc. Estes custos são necessários para que possa armazenar os itens no armazém.