Métodos de custeio
Utilize métodos de custeio para determinar o custo unitário para todas as transações de inventário de saída (saídas, ajustamentos e transferências). Pode utilizar Compra e Faturação de item e ordem para referenciar o método de custeio de uma empresa quando cria entradas de Razão global.
- Método de custeio padrão
O custo do inventário é baseado no valor de custo padrão especificado para itens do inventário por localização.
- Método de custeio médio
Este é um método de custo médio móvel ou ponderado. Cada compra é combinada com o saldo de inventário anterior para determinar um novo custo unitário médio. Os problemas de inventário subsequentes baseiam-se no novo custo médio. Com qualquer adição ao stock disponível, o custo médio é recalculado.
- UEPS (Último a entrar e primeiro a sair)
O custo do inventário é baseado no registo de custo de recebimento mais recente em Controlo de inventário. Os registos dos custos de recebimento são o resultado de recebimentos e ajustamentos em Controlo de inventário e o processo de recebimento de itens em Compra. Todas as adições ao inventário criam um registo de recebimento com um custo específico em Controlo de inventário.
- PEPS (Primeiro a entrar e primeiro a sair)
O custo do inventário é baseado no registo de custo de recebimento mais antigo no ficheiro Controlo de inventário. Em seguida, é emitido recebimento mais antigo. O custo desse recebimento é o custo utilizado para a próxima transação.
- Métodos de custeio e relatório
Pode selecionar a média, padrão, UEPS ou PEPS para fins de lucro bruto e razão geral. Se selecionar a média ou o padrão, PEPS é mantida como ativa para o relatório de avaliação de inventário. Se selecionar padrão, é calculado o custo médio.