Convenções de depreciação
As convenções de depreciação são utilizadas para determinar a depreciação do primeiro e do último ano. A contabilidade de ativos fornece nove convenções de depreciação. É atribuída uma convenção de depreciação a um livro como a convenção predefinida para todos os ativos que utilizam o livro. Pode alterar a convenção a partir da convenção predefinida para ativos individuais.
As convenções de depreciação são:
- Dias efetivos
O ativo recebe a depreciação para cada dia em serviço durante o ano fiscal, com início na data de entrada em serviço. Esta convenção é utilizada para os ativos que utilizam calendários com datas de fim de período que não são datas de fim de mês.
- Meio do mês
O ativo recebe a metade da depreciação de um mês relativamente ao mês em que é colocado em serviço. A outra metade da depreciação é atribuída ao mês em que o ativo é alienado.
- Quinzena modificada
O ativo recebe a depreciação de um mês completo quando é colocado em serviço durante a primeira metade do mês. Não recebe qualquer depreciação relativamente ao mês em que foi alienado.
Se o ativo for colocado em serviço durante a segunda metade do mês, os cálculos de depreciação começam apenas no mês seguinte. O ativo recebe a depreciação de um mês completo durante o mês em que é alienado.
- Mês completo
O ativo recebe um mês completo de depreciação durante o mês em que é colocado em serviço. O ativo não recebe qualquer depreciação relativamente ao mês em que é alienado.
- Próximo mês
O ativo começa a depreciar no mês após ser colocado em serviço. O ativo recebe um mês completo de depreciação relativamente ao mês em que é alienado.
- Meio do trimestre
O ativo recebe metade da depreciação de um trimestre relativamente ao trimestre em que é colocado em serviço. Recebe metade da depreciação de um trimestre relativamente ao trimestre em que é alienado.
- Semestre
O ativo recebe uma metade da depreciação de um ano relativamente ao primeiro e ao último ano em que está em serviço.
- Semestre modificado
O ativo recebe a depreciação de um ano completo durante o seu primeiro ano, se estiver em serviço antes da primeira metade do ano. Não recebe qualquer depreciação durante o seu último ano de serviço. Se o ativo for colocado em serviço na segunda metade do ano, os cálculos de depreciação começam no ano seguinte. O ativo recebe a depreciação de um ano inteiro relativamente ao ano de alienação.
- Ano completo
O ativo recebe um ano completo de depreciação quando é colocado em serviço. Não recebe qualquer depreciação relativamente ao ano em que foi alienado.
Notaas convenções mensais têm por base um calendário de parede para determinar o cálculo de depreciação de um ativo de primeiro ano. Para garantir um cálculo de depreciação preciso para uma programação de lançamento de depreciação que não utiliza datas de lançamento de fim de mês, por exemplo, calendário 4-4-5, utilize o código de convenção de Dias efetivos.
- Dias efetivos no primeiro mês
Esta convenção utiliza a convenção Dias efetivos para o restante do primeiro mês de entrada em serviço e aplica uma convenção linear relativamente à vida útil restante.