Criar hierarquias de fundos do projeto
- Selecione Financeiro > Razão do projeto > Configuração > Lista de fundos do projeto.
- Selecione o separador Origens de fundos do projeto por estrutura.
- Abra a estrutura da empresa e selecione o separador Hierarquia.
- Selecione Ações > Criar.
- No campo Tipo de dimensão, selecione se a estrutura de fundos é Lançamento ou Resumo.
-
Caso tenha selecionado Resumo no campo Tipo de dimensão, especifique as seguintes informações:
- Fundos do projeto
- Especifique o nome ou o código para a origem de fundos do projeto. Não é possível alterar o nome ou o código depois de este ter sido guardado.
- Descrição
- Forneça a descrição para a origem de fundos do projeto. Ao adicionar origens de fundos externos de lançamento, é possível utilizar o mesmo nome que o cliente de A receber.
- Identificador de orçamento
- Pessoa responsável
- Selecione o funcionário de RH responsável por gerir a estrutura do projeto e os respetivos secundários. Este campo é utilizado para controlar se os formulários Meu projeto são apresentados para a função de Gestor de projeto.
O responsável apenas pode ser designado em projetos de nível de resumo.
- Equipa responsável
- Selecione o orçamento e a equipa de funcionários de RH responsável por gerir a estrutura do projeto e os respetivos secundários. Este campo controla se os formulários de O meu projeto são apresentados para a função de Gestor de projeto. A equipa responsável apenas pode ser especificada em projetos de nível de resumo.
- Código de endereço
- Especifique o código do endereço da localização para os fundos do projeto.
-
Caso tenha selecionado Lançamento no campo Tipo de dimensão, especifique as seguintes informações:
- Fundos do projeto
- Especifique o nome ou o código para a origem de fundos do projeto. Não é possível alterar o nome ou o código depois de este ter sido guardado.
- Descrição
- Forneça uma descrição para a origem de fundos do projeto. Ao adicionar origens de fundos externos de lançamento, é possível utilizar o mesmo nome que o cliente de A receber.
- Fundos do projeto do sistema
- Selecione esta caixa de seleção para designar a estrutura como a estrutura de fundos do projeto do sistema.
- Incluir em editar orçamento
- Caso utilize edição de orçamento, selecione esta caixa de seleção nas dimensões de lançamento para definir a cadeia contabilística a ser utilizada nos modelos de edição de orçamento.
- Código de endereço
- Especifique o código do endereço da localização para os fundos do projeto.
No separador Fundos do projeto, especifique as seguintes informações:
- Tipo
- Selecione o tipo de origem de fundos para a estrutura.
- Data de início
- Selecione a data de início.
- Data final
- Selecione a data final dos fundos. Se a Data final estiver em branco, não existirá uma data final para os fundos.
- Valor
- Especifique o valor dos fundos. Se este campo estiver em branco, os fundos são ilimitados.
- Divisa
- Selecione a divisa dos fundos. Se o campo Valor estiver em branco, este pode ficar em branco. A divisa não pode ser alterada depois de os fundos estarem anexados a um contrato do projeto.
- Opção de estrutura de receita
- Selecione se pretende que a estrutura de receita seja especificada como um bloco de código financeiro total ou parcial para os fundos do projeto.
- Opção de reconhecimento de receitas
- Selecione se pretende que as entradas de receita sejam criadas em detalhe ou em resumo. A seleção aplica-se a ambos os métodos de reconhecimento de receitas: para métodos combinados, Lançar em diário faturas de receitas de créditos. Para métodos separados, as opções Lançar receitas em diário a receitas de créditos e Reconhecimento de receitas são utilizadas em ambas as ações para determinar entradas de receita.
- Selecione Resumo para resumir entradas de receita por bloco de código.
- Selecione Detalhe para criar entradas de receita através de transações de origem. As metas são sempre reconhecidas em detalhe.
- Estrutura financeira de receita parcial
- Especifique as dimensões a sobrepor para receita para os fundos do projeto. As dimensões que estão em branco herdam o valor da despesa de origem. A lista é filtrada em contas de receita porque a conta é geralmente uma conta de receita. Se for necessário outro tipo de conta, pode ser especificada qualquer conta.
- Estrutura financeira de receita total
- Especifique a estrutura financeira de receita total para os fundos do projeto. A lista é filtrada em contas de receita porque a conta é geralmente uma conta de receita. Se for necessário outro tipo de conta, pode ser especificada qualquer conta.
- Departamento
- Selecione um departamento para a origem de fundos do projeto.
- Divisão
- Selecione uma divisão para a origem de fundos do projeto.
- Estrutura financeira de compensação
- Se selecionar Fundos internos para o tipo de fundos, especifique, em seguida, a sequência contabilística na qual é lançada a compensação dos fundos do projeto.
- Empresa de pagamento
- Selecione a empresa de pagamento se o tipo de origem de fundos do projeto for Faturação entre empresas. A empresa de pagamento é a Entidade contabilística de destino para o documento entre empresas e as transações de faturação entre empresas. A configuração da empresa de pagamento deve incluir a configuração de faturação entre empresas.
- Estrutura financeira da despesa a pagar
- Selecione as dimensões a utilizar para a estrutura financeira quando o tipo de origem de fundos do projeto for Faturação entre empresas. Estas dimensões são utilizadas com a estrutura financeira para a Conta de despesa de pagamento de item de nova cobrança de faturação entre empresas para gerar a distribuição de despesas de pagamento. O bloco de código financeiro de pagamento começa com a estrutura financeira para o item de nova cobrança e as dimensões em branco são preenchidas a partir da estrutura financeira de fundos.
-
Se selecionar Autorização externa para o tipo de fundos, especifique as datas aplicáveis para a autorização:
- Data de fecho estimada
- Data efetiva
- Data de envio
- Data de aviso
- Data de receção
- Data de proposta
-
Caso selecione Autorização externa ou Cliente externo para o tipo de fundos, especifique estas informações no separador Cliente de recebimento:
- Empresa de recebimento
- Especifique a empresa de A receber para o concessor.
- Opção de interface de CR
- Caso selecione Autorização externa ou Cliente externo para o tipo de fundos, selecione uma opção de interface de A receber:
- Resumo resume as transações para uma única linha de A receber por contrato de projeto. Não é possível visualizar projetos de lançamento em relatórios e consultas de contas a receber.
- Detalhe cria um detalhe completo de transação. Utilize esta opção se for aplicada caixa ao nível da linha em A receber. São apresentados detalhes do nível da linha para relatórios e consultas de contas a receber.
- Resumir por projeto de lançamento resume as transações por projeto de lançamento. É possível visualizar itens de linha da fatura resumidos por projetos de lançamento em relatórios e consultas de contas a receber.
- Cliente de recebimento
- Selecione um cliente da empresa de A receber especificada.
- Faturar a
- Especifique o cliente ao qual será enviada a fatura. Se este campo estiver em branco, o endereço do cliente de recebimento é utilizado em faturas como o endereço de cobrança.
- Nível de processo de recebimentos
- Selecione o nível de processo de faturação da empresa de A receber especificada.
- Código de contas a receber
- Selecione o código de A receber para o cliente utilizado para o processamento de itens em aberto. Este código substitui o código do nível de processo durante a entrada de itens em aberto para notas e faturas. Se este campo estiver em branco, é utilizado o código de A receber definido em Códigos predefinidos.
- Código de tipo de fatura
- Selecione um código de tipo de fatura para o cliente da empresa. Pode agrupar faturas enviadas para A receber com o código de tipo de fatura. Se não estiver disponível nenhum valor para este campo, não estará disponível nenhum código de tipo de fatura para o cliente da empresa.
- Código jurisdicional
- Selecione um código de jurisdição a ser utilizado para o cliente de recebimento.
- Número da OC de cliente
- Se selecionar Autorização externa ou Cliente externo para o tipo de fundos, especifique o número de ordem de compra do cliente para os fundos. Este número está disponível na fatura para referência do cliente.
- Carta de crédito
- Caso selecione Autorização externa ou Cliente externo para o tipo de fundos, especifique uma carta de crédito para os fundos.
Esta opção fornece itens em aberto em A receber totalizados por atividade de contrato.
- Número do documento
- Caso selecione Autorização externa ou Cliente externo para o tipo de fundos, especifique o número do documento para os fundos.
-
Caso selecione Autorização externa para o tipo de fundos, especifique estas informações no separador Relatório da concessão:
- ID de autorização
- Especifique o ID de autorização.
- Direto ou Passagem
- Especifique se a concessão é Direta ou de Passagem. Direta refere-se a quando a instituição é o patrocinador direto ou principal recebendo o prémio federal. Passagem é quando a instituição é uma subcontratada para a concessão. As despesas incorridas pelo patrocinador de passagem são faturadas para o principal. Caso selecione Passagem, especifique a empresa e o cliente do patrocinador principal.
- Patrocinador principal, Cliente de recebimento
- Caso selecione Passagem, especifique a empresa e o cliente de recebimento.
- Incluir em SEFA
- Selecione esta caixa de seleção para incluir a autorização no relatório SEFA.
- Número de prémio de patrocinador principal
- Especifique o Número de prémio de patrocinador principal da concessão.
- Categoria principal
- Selecione a categoria principal para a concessão.
- Número CFDA
- Especifique o número da concessão no Catálogo de assistência interna federal.
- Título do programa
- Especifique o título do programa da concessão.
-
Na secção Relatórios FFR, selecione os valores apresentados no Relatório financeiro federal quando impresso para os seguintes campos:
- Quota do destinatário obrigatória
- Quota de despesas do destinatário
- Rendimentos do programa federal
- Alternativa de dedução gasta
- Alternativa de adição gasta
- Tipo
- Taxa
- Valor de base
- Valor cobrado
- Quota federal
-
Clique em Guardar.
Para criar fundos do projeto secundário numa estrutura de fundos existente, selecione uma estrutura de fundos e selecione Ações > Criar origem de fundos secundários em e siga os passos 4 a 7.