Criar empresas de recebimentos
- Selecione Financeiro > A receber > Configuração > Empresas de recebimentos.
- Clique em Criar.
-
Especifique as seguintes informações:
- Empresa
- Selecione o número de empresa. Este campo já deve estar definido no Razão global.
- Nome
- Especifique um nome de empresa. O nome da empresa especificado em Razão global é a predefinição e substitui quaisquer dados especificados. É possível alterar o nome da empresa após criar a empresa.
-
No separador Principal, especifique as seguintes informações:
- Grupo de clientes
- Selecione o grupo de clientes atribuído à empresa.
- Processamento multidivisa
- Selecione esta caixa de seleção se esta empresa processar várias transações de divisa.
- Sobreposição da taxa de câmbio
- Selecione se é possível sobrepor tolerâncias para a taxa de conversão cambial quando especifica transações de divisa não base.
- Código de telefone do país/Número do telefone/Extensão
- Selecione o código de país do telefone e especifique o número do telefone e uma extensão para a empresa. Este número é de formato livre e pode ser preenchido com números de telefone de diversos formatos.
- Código de fax do país/Número do telefone/Extensão
- Selecione o código de país do fax e especifique um número do telefone e uma extensão para a empresa. O código possui formato livre para acomodar uma variedade de formatos de número de fax.
- Método de vencimento predefinido
- Selecione um método de vencimento para a empresa. Se este campo estiver em branco, o método de vencimento definido para o grupo de clientes atribuído será a predefinição.
- Pagamentos vencidos
- Selecione uma opção de vencimento de pagamento. Se este campo estiver em branco, as opções de pagamentos de vencimento especificadas para o grupo de clientes atribuídos serão a predefinição.
- Períodos de vencimento (1, 2, 3, 4)
- Especifique os períodos de vencimento utilizados no momento da aplicação de vencimentos a todas as empresas. Especifique os períodos por ordem consecutiva e ascendente. Se estes campos estiverem em branco, então 30, 60, 90 e 120 serão os valores predefinidos. Existem no total sete períodos de vencimento.
- Dias atuais
- Especifique o número de dias atuais utilizados no momento da aplicação de vencimentos a todas as empresas. Este campo é utilizado para definir a separação entre períodos de vencimento atuais e futuros. Os períodos de vencimento atuais e futuros contêm transações que não estão vencidas em relação às datas de vencimento, ou em relação à data de transação para vencimentos por data de transação.
- Exibir data
- Selecione a data utilizada para especificar os dados de obrigação em aberto que são exibidos nos relatórios de vencimento. Esta opção é utilizada apenas para as obrigações e não está relacionada com o método de vencimento. Se este campo estiver em branco, a opção de data de exibição especificada para o grupo de clientes atribuídos será a predefinição.
- Períodos de vencimento (5, 6, 7)
- Se Períodos de vencimento adicionais for selecionado, especifique três períodos de vencimento utilizados no momento da aplicação de vencimentos a todas as empresas.
- Dias futuros
- Se Períodos de vencimento adicionais for selecionado, especifique o número de dias futuros utilizados no momento da aplicação de vencimentos a todas as empresas. Este valor cria um campo Vencimento futuro secundário.
- Períodos de vencimento adicionais
- Selecione esta caixa de seleção para exibir três campos de Períodos de vencimento adicionais e um campo de Dias futuros adicional.
- Créditos vencidos
- Selecione uma opção de vencimento de nota de crédito. Se este campo estiver em branco, a opção de créditos vencidos especificada para o grupo de clientes atribuídos será a predefinição.
- Contestações vencidas
- Selecione se as contestações vencem utilizando o Método de vencimento predefinido. Se este campo estiver em branco, a opção de disputas vencidas definido para o grupo de clientes atribuído será a predefinição.
- Sequência da transação
- Selecione uma sequência de transação utilizada nos relatórios de vencimento para esta empresa. Se este campo estiver em branco, é utilizada a sequência de transação definida para o grupo de clientes atribuído.
-
Na secção Opção do modelo do documento, selecione a caixa de seleção Utilizar modelo IDM para utilizar o modelo IDM ao gerar os seguintes avisos: uma carta de cobrança básica, uma carta de cobrança avançada, uma demonstração de recebimento e um aviso de pedido de pagamento. Se este campo não tiver sido selecionado, os documentos serão criados através de um relatório integrado.
Nota
Para visualizar modelos IDM de exemplo, folhas de dados e ficheiros XML, consulte Configurar modelos IDM a receber.
-
No separador Endereço, especifique as seguintes informações:
- País
- Selecione o código do país para esta empresa.
- Tipo
- Selecione Caixa postal, Residencial, Militar ou Não definido.
- Latitude
- Especifique a latitude da localização.
- Longitude
- Especifique a longitude da localização.
- Altitude
- Especifique a altitude da localização.
- Número DUNS
- Especifique o número do Sistema de numeração universal de dados para a empresa.
- Número de identificação do empregador
- Especifique o número de identificação do empregador da empresa.
-
No separador Entrada, especifique as seguintes informações:
- Numeração de lotes automática
- Selecione a caixa de seleção se pretende que a numeração de lotes automática seja utilizada para entrada de fatura manual.
- Último lote
- Se tiver selecionado a caixa de seleção em Numeração de lotes automática, especifique o último número de lote de fatura atribuído. Quando adicionar um novo lote de fatura, o sistema é incrementado por um. Se este campo estiver em branco, o sistema inicia a numeração do lote de caixa com um.
- Totais de controlo do lote de saldo
- Selecione esta caixa de seleção se pretende que o total de lote de transações seja equivalente ao total de controlo antes de libertar um lote de transação.
- ID de operador é obrigatório
- Selecione a caixa de seleção se pretende que o código de operador seja obrigatório durante a entrada de nota ou entrada de fatura.
- Editar remessa
- Selecione esta caixa de seleção para indicar se pretende que os registos de remessa especificados na Remessa de caixa ou com interface por Interface de Lock Box e Interface de pagamento sejam editados.
- Permitir alterações de remessa
- Selecionar
- Permitir pagamentos zero
- Selecionar
- Editar data do depósito
- Selecione a caixa de seleção se a numeração de lotes automática for utilizada para entrada de fatura manual no Razão global. Utilize o Controlo de sistema para determinar o intervalo de datas pretendido.
- Numeração de lotes automática
- Selecione a caixa de seleção se pretende que a numeração de lotes automática seja utilizada para entrada de fatura manual.
- Último lote
- Se tiver selecionado a caixa de seleção em Numeração de lotes automática, especifique o último número de lote de fatura atribuído. Quando adicionar um novo lote de fatura, o sistema é incrementado por um. Se este campo estiver em branco, o sistema inicia a numeração do lote de caixa com um.
- Totais de controlo do lote de saldo
- Selecione esta caixa de seleção se pretende que o total de lote de transações seja equivalente ao total de controlo antes de libertar um lote de transação.
- ID de operador é obrigatório
- Selecione a caixa de seleção se pretende que o código de operador seja obrigatório durante a entrada de nota ou entrada de fatura.
- Sobreposição da divisa
- Selecione a caixa de seleção se for possível sobrepor o código da divisa do cliente predefinido quando especificar uma transação.
- Criar distribuições históricas para interface
- Selecione a caixa de seleção se pretende que os registos históricos de distribuição com base em código de CR sejam criados em detalhe ou resumo por transações de interface.
- Criar distribuições históricas resumidas para interface
- Selecionar
-
No separador Processar, especifique as seguintes informações:
- Meses do cliente eliminados
- Especifique o número de meses que devem passar após a última data de atividade do cliente antes da Limpeza de cliente eliminar automaticamente um cliente. Se este campo estiver em branco, os clientes serão eliminados por Limpeza de cliente.
- Verificar data de lançamento
- Selecione a caixa de seleção quer as datas do razão global atribuídas a transações sejam ou não editadas pelo sistema em relação ao intervalo de datas especificado no Razão global.
- Código de retenção
- Especifique um código de retenção para a empresa utilizada em Detalhe da avaliação do analista. Os sistemas de processamento de ordem utilizam este código de retenção para tomar uma decisão quanto ao processamento de ordens para um determinado cliente.
- Código de risco
- Especifique um código de risco para predefinição em novos clientes adicionados para esta empresa.
- Alteração da data de vencimento permitida
- Selecione esta caixa de seleção se pretende alterar a data de vencimento de uma transação contestada ou obrigação de fatura.
- Períodos de atualização do histórico
- Especifique o número de fechamentos de períodos até o estado de um pagamento ou transação ser atualizado.
- Apresentação de divisa
- Selecione se pretende apresentar os valores da transação em Divisa base ou Divisa de transação.
- Resumir linhas da transação
- Selecione a caixa de seleção se pretende apresentar várias transações de linha em resumo ou detalhe.
- Permitir entrada de abatimentos a partir de contratos
- Selecionar
- Opção de transação de conta nacional
- Selecione se pretende que os registos de transação da conta nacional sejam criados ou eliminados em Conta nacional ou em Atualização da transação da conta nacional.
- Períodos por ano
- Selecione se pretende que os períodos por ano sejam Doze ou Treze.
- Compensação do período
- Especificar
- Código de pagamento do depósito
- Selecione o código de pagamento que é a predefinição nos depósitos em Gestão de caixa para esta empresa.
- Código de pagamento RTM
- Selecione o código de pagamento que é a predefinição nos pagamentos de devolução ao emissor (RTM) em Gestão de caixa para esta empresa.
- Código de pagamento do ajustamento
- Selecione o código de pagamento que é a predefinição em ajustes em Gestão de caixa para esta empresa.
- Lote de resumo
- Especificar
- Devolver ao emissor
- Especifique o número da transação do último aviso de devolução ao emissor (RTM) criado. Se este campo estiver em branco, o sistema inicia a numeração de devolução ao emissor com um.
- Estorno
- Especifique o número da transação do último estorno criado. Se este campo estiver em branco, o sistema inicia a numeração de estorno com um.
- Reatribuir
- Especifique o número de reatribuição da última obrigação em aberto reatribuída criada. Se este campo estiver em branco, o sistema inicia as reatribuições com um.
- Prefixo de estorno de crédito
- Especificar
- Número
- Especificar
- Utilizar número de fatura eWAY
- Selecionar
- Formato de referência paralela
- Especificar
- Formato de dígito de verificação
- Selecionar
- Atribuir referência de comprovativo
- Selecionar
- Relatório de comércio externo e pagamentos
- Selecionar
- Relatório de ativos e passivos
- Selecione esta caixa de seleção para incluir um relatório de ativos e passivos. Este relatório contém a soma de todas as faturas de pagamentos e recebimentos em aberto.
- Valor limite do relatório
- Especifique o valor limite para o relatório de ativos e passivos.
- XML de saída
- Selecione Nenhum XML. Para empresas alemãs, selecione Alemanha.
-
No separador Aplicar, especifique as seguintes informações:
- Revisão da aplicação é obrigatória
- Selecione a caixa de seleção caso as aplicações sejam obrigatórias com uma listagem de auditoria antes de serem transferidas para o razão global para lançamento.
- Apresentação do desconto vencido
- Selecione a caixa de seleção se pretende apresentar os valores de desconto vencidos durante a aplicação de dinheiro.
- Dias de carência do desconto
- Especifique o número de dias de carência adicionados à data de desconto para permitir o desconto automático durante a aplicação de dinheiro.
- Aplicação de pagamento excessiva
- Selecione a caixa de seleção se pretende aplicar um pagamento excessivo curto para esgotar completamente uma fatura e criar um estorno para a parte não paga da fatura.
- Aplicação de crédito automática
- Selecione esta caixa de seleção se pretende que a aplicação automática ocorra quando realizar uma referência cruzada a uma fatura ou nota de débito a uma nota de crédito.
- Pagador terceiro
- Selecione a caixa de seleção se forem permitidos pagamentos de terceiros aos quais é possível aplicar um pagamento a itens em aberto.
- Data de lançamento da aplicação
- Selecione se pretende predefinir a data do sistema ou a data de lançamento do pagamento ou da nota de crédito como a data do razão global nos registos de aplicação.
- Saldo aberto inclui rascunhos
- Selecione a caixa de seleção se pretende incluir ou excluir saldos de item BOE.
- Interface para pagamentos
- Selecione a caixa de seleção se a interface entre A receber e A pagar for permitida e o aspeto da criação do fornecedor automático da interface também for permitido.
- Classe de fornecedor predefinida
- Selecione um código que represente um subconjunto de fornecedores dentro de um grupo de fornecedores.
- Interface de pagamentos do detalhe
- Selecionar
- Valor de perda do rendimento pro rata para distribuições
- Selecionar
- Recuperação de impostos no desconto
- Selecione a caixa de seleção se um valor de pro rata de imposto for reconhecido a partir de desconto de aplicação de dinheiro em transações que possuem registos de distribuição baseados em impostos.
- Aplicar dinheiro em empresas de recebimento
- Quando este campo for selecionado, as transações para todas as empresas do cliente selecionado estão disponíveis para aplicação de dinheiro de recebimento.
- Permitir ajustamentos de pagamento zero
- Selecione esta caixa de seleção para permitir ajustamentos de pagamento zero.
- Evitar abate antes da data do RG da transação
- Selecione esta caixa de seleção se a Data do RG de abate puder apenas ser superior ou igual à Data do RG de fatura/pagamento.
- Permitir estorno de aplicação histórica
- Selecione esta caixa de seleção para ativar o estorno de aplicações de dinheiro nas quais um pagamento ou uma fatura associada à aplicação é histórica.
-
No separador Contas, especifique as seguintes informações:
- Código de contas a receber
- Especifique o código do razão global de A receber e a descrição. O código contém uma conta do razão global de A receber e predefinições quando os níveis de processo são adicionados em Nível de processo.
- Código de recebido, não aplicado
- Especifique o recebimento predefinido não aplicado ao código do razão global e a descrição que contém uma conta de contra-ativo que é atualizada quando os pagamentos são especificados e quando os pagamentos são aplicados.
- Código de encargo financeiro
- Se especificar um código de encargo financeiro e uma descrição em Código da taxa, selecione um código do razão global financeiro predefinido e uma descrição para a empresa.
- Código de pagamento antecipado
- Especifique um código de pagamento antecipado predefinido e uma descrição para a empresa.
- Código da taxa administrativa do encargo financeiro
- Especificar
- Detalhar pagamentos
- Selecione se pretende que um registo de interface do razão global para cada pagamento seja criado pelo sistema.
- Detalhar encargos financeiros
- Selecione se pretende que um registo de interface do razão global de accrual para cada encargo financeiro seja criado pelo sistema.
-
No separador Encargo financeiro, especifique as seguintes informações:
- Tipo de encargo
- Selecione o tipo de encargos financeiros avaliados para os clientes desta empresa.
- Código da taxa
- Selecione o tipo de encargos financeiros avaliados para os clientes desta empresa.
- Dias de carência
- Selecione o tipo de encargos financeiros avaliados para os clientes desta empresa.
- Contestações financiadas
- Selecione a caixa de seleção se pretende aceder aos encargos financeiros sobre valores da fatura contestada.
- Imprimir aviso
- Selecione a caixa de seleção se pretende que os documentos de encargo financeiro sejam impressos.
- Encargo fin. mínimo do cliente
- Selecione a caixa de seleção se for avaliado um encargo financeiro mínimo.
- Código de ciclo
- Especificar
- Encargos de juros por data
- Selecionar
- Arredondamento por encargo tardio
- Selecione esta caixa de seleção se pretende que as faturas de encargo de juros resultantes sejam arredondadas para a unidade de divisa mais próxima.
- Taxa administrativa
- Selecionar
- Método de cálculo
- Selecionar
- Mínimo de cliente
- Se tiver selecionado a caixa de seleção em Encargo fin. mínimo do cliente, especifique o valor mínimo do encargo financeiro a ser avaliado. Se o encargo financeiro calculado para o cliente for inferior ao valor especificado, será avaliado o encargo mínimo.
- Último número
- Especifique o número do último aviso de encargo financeiro criado. Se este campo estiver em branco, o sistema inicia a numeração dos avisos de encargo financeiro com um.
- Prefixo
- Especificar
-
No separador Transferência eletrónica de fundos, especifique as seguintes informações:
- Ativar transferência eletrónica de fundos
- Selecione a caixa de seleção se pretende que as transações EFT sejam processadas por esta empresa.
- Calendário do sistema
- Selecione a EFT utilizada para esta empresa. O calendário está configurado na especificação de calendário do ambiente.
- Dias de vencimento
- Especifique o número de dias utilizado para calcular o intervalo de datas de vencimento final no processamento de EFT.
- Tipo
- Selecione o tipo de dias utilizado para calcular o intervalo de datas de vencimento final.
- Dias do razão global
- Especifique o número de dias utilizado para calcular o intervalo de datas do RG final.
- Tipo
- Selecione o tipo de dias utilizado para calcular o intervalo de datas do RG final.
- Dias de depósito
- Especifique o número de dias utilizado para calcular o intervalo de datas de dias do depósito final.
- Tipo
- Selecione o tipo de dias utilizado para calcular o intervalo de datas de dias de depósito final.
- Código de caixa do depósito
- Selecione o código de caixa do depósito válido em Gestão de caixa.
- Código de caixa para transferências por crédito
- Selecione o código de caixa para transferências por crédito válido em Gestão de caixa.
- Código de pagamento do depósito
- Selecione o código de pagamento de depósito válido em Gestão de caixa.
- Código de pagamento do crédito
- Selecione o código de pagamento de crédito válido em Gestão de caixa.
- ID de empresa de EFT
- Especifique o número de ID da empresa de EFT utilizado para o processamento ACH para identificar a entidade que recebe e envia fundos.
- Último número de nota de débito EFT
- Especifique o último número de nota de débito de EFT utilizado para fins de aplicação de dinheiro para processamento de saldo de crédito.
- Pedir códigos de caixa de pagamento
- Selecionar
-
No separador Letra de câmbio, especifique as seguintes informações:
- Opção contabilística de aceitação
- Selecione a caixa de seleção se pretende que as letras de câmbio sejam lançadas para Recebimentos de BOE na aceitação.
- Número BOE
- Selecione se pretende uma numeração automática ou manual utilizada para BOE criadas internamente.
- Número de remessa
- Especifique o último número de remessa de letras de câmbio atribuído. Se este campo estiver em branco, o sistema inicia a numeração de remessas com um.
- Número da última letra de câmbio
- Se Numera automática estiver selecionado no campo Número BOE especifique o último número de letras de câmbio atribuído.
- Verificar risco do banco
- Selecione a caixa de seleção se pretende que a empresa realize o processamento de risco do banco ao depositar uma remessa descontada.
- Código de pagamento de remessa descontado
- Selecione o código de pagamento predefinido utilizado para atualizar o sistema de Gestão de caixa quando uma remessa depositada for descontada.
- Controlo de remessas
- Selecione a caixa de seleção para utilizar o controlo de remessas e processar letras de câmbio com uma única data maturidade.
- Código de aceitação
- Se tiver selecionado a caixa de seleção na Opção contabilística de aceitação, especifique um código de aceitação e uma descrição de uma letra de câmbio.
- Código de receitas financeiras
- Especifique um código de receitas financeiras e uma descrição que representem uma conta do razão global utilizada para contabilidade de receitas financeiras de BOE.
- Código de despesas financeiras
- Especifique um código de despesa financeira e uma descrição que representem uma conta do razão global utilizada para contabilidade de despesas financeiras de BOE.
- Código não honrado
- Especifique um código não honrado e uma descrição que representem uma conta do razão global utilizada para contabilidade de BOE não honrada.
- Clique em Guardar.