Configuração de Razão do projeto
A configuração do Razão global inclui as seguintes tarefas:
- Grupo corporativo
- Grupo corporativo financeiro
- Calendários
- Entidades contabilísticas
- Contas
- Plano de contabilidade
- Razões
- Divisa
- Organização e funcionários de RH
As organizações e os funcionários de RH são mantidos em Recursos humanos globais. Consulte o Manual de administração de Recursos humanos globais para obter instruções de configuração.
Consulte Configuração do livro razão global para criar a seguinte configuração:
- Hierarquia de gráfico do projeto: um plano de contabilidade simplificado para relatório e orçamento.
- Razão do projeto: para transações específicas do projeto.
- Base de relatório de projeto para relatório e orçamento.
Recomendamos que crie uma ou mais bases de relatório de projeto para relatório. É necessário uma base de relatório de projeto para orçamentos de projeto e configurações de relatórios de projeto. A base de relatório define as estruturas incluídas no orçamento. As estruturas incluem unidades contabilísticas, contas, projetos e categorias de conta. As estruturas serão utilizadas mesmo que não inclua a unidade contabilística ou a conta nas suas dimensões de orçamento ou edição de orçamento. As estruturas são utilizadas para definir os parâmetros para os quais são utilizadas unidades contabilísticas. As unidades contabilísticas e as contas são utilizadas para definir compromissos, ónus e valores efetivos ao calcular obrigações totais. Por exemplo, é possível criar uma hierarquia de gráfico de projeto que não inclua uma conta de ganhos retidos não distribuídos. Em seguida, o gráfico do projeto é atribuído à base de relatório, o que limita as contas devolvidas nos relatórios do projeto.
Recomendamos que crie um plano de contabilidade do projeto contendo contas do projeto. Um plano de contabilidade pode incluir despesa, receita, accrual faturado/não realizado, accrual realizado/não faturado e ativo de trabalho em curso. A estrutura é semelhante à estrutura da categoria de conta.
Configuração de A receber
Antes de utilizar Receitas e faturação do projeto ou Conceder contabilidade, é preciso concluir a configuração de A receber.
Os fundos do projeto por clientes externos ou concessões exigem que um cliente seja configurado para a empresa A receber. Estes campos são obrigatórios para criar contratos no Razão do projeto:
- Empresa de recebimento, incluindo as informações do separador Projetos
- Cliente de recebimento
- Nível de processo de recebimentos
- Código de contas a receber
Fundos do projeto
Os fundos do projeto são configurados utilizando a configuração da Dimensão financeira 2 ou da dimensão do utilizador. Para Receitas e faturação do projeto ou Conceder contabilidade, selecione Faturação do projeto no separador Opções do grupo corporativo financeiro. É necessário utilizar a Dimensão financeira 2 para configurar a estrutura de fundos do projeto. A Dimensão financeira 2, fundos do projeto, é utilizada em conjunto com Razão do projeto para manter as origens de fundos do projeto. As origens de fundos do projeto são clientes e concessores.
Os utilizadores não veem nenhum link ou item de menu para fundos do projeto na configuração do projeto até que seja criada uma estrutura de dimensão. As estruturas de dimensão são criadas no grupo corporativo financeiro.
O método de faturação do contrato do projeto é definido no nível do contrato do projeto. O método de faturação pode ser substituído no nível do projeto de lançamento e no nível de dimensão da conta ou do utilizador. Pode especificar o Nível de sobreposição de faturação no separador Opções do grupo corporativo financeiro.
As regras de faturação do contrato, incluindo o método de faturação, percentagem de margem de lucro, estado do imposto e conta de receita ou categoria de conta de receita são definidas no contrato do projeto. Se não existirem substituições, estas regras de faturação serão utilizadas por todos os projetos e despesas de lançamento faturáveis conforme o contrato:
- Método de faturação do contrato do projeto
- Percentagem de margem de lucro
- Taxa de faturação
- Estado de imposto
- Conta de receita ou categoria de conta de receita
Pode substituir regras de faturação e contas de receita ou categoria de conta de receita no nível do projeto de lançamento. Os campos incluem o método de faturação, percentagem de margem de lucro, conta de receita ou categoria de conta de receita, estrutura financeira de receita, estado do imposto e código de imposto. Utiliza-se a substituição para calcular valores faturáveis, valores de impostos e lançamentos de diário para os projetos de lançamento. Todos os outros projetos e despesas de lançamento utilizam os parâmetros atribuídos ao contrato do projeto ou à origem de fundos do projeto, se as seguintes condições forem cumpridas:
- São designados como faturáveis e elegíveis para a origem de fundos do projeto.
- Não têm substituições definidas.
Pode substituir regras de faturação e contas de receita ou categoria de conta de receita num nível de conta de custo do projeto. Os campos de substituição incluem o método de faturação, percentagem de margem de lucro, conta de receita ou categoria de conta de receita, estrutura financeira de receita, estado do imposto e código de imposto. Utiliza-se a substituição para calcular valores faturáveis, valores de impostos e lançamentos de diário para essa combinação de dimensão e projeto de lançamento. O principal campo de substituição de faturação depende da dimensão de substituição de faturação definida no grupo corporativo financeiro.
Consulte Criar hierarquias de fundos do projeto.
Hierarquia de projeto
Um projeto representa um empreendimento temporário realizado para criar um produto ou serviço único. Por exemplo, um projeto de capital, faturável, de concessão ou interno.
- Por natureza, os projetos são temporários com uma data de início e de fim.
- Os projetos têm uma estrutura de divisão operacional ou de trabalho. Por exemplo, projeto, fase e tarefa.
- Os projetos têm funcionários incluindo atribuições de funcionários e pessoa responsável.
Os projetos são definidos numa hierarquia primária-secundária dentro de uma estrutura de projeto. Pode configurar várias estruturas de projeto. Deve ser designada uma estrutura de projeto como uma estrutura da empresa. A estrutura da empresa define as datas do projeto, a pessoa responsável, o ID do orçamento e as informações de faturação. A estrutura da empresa é a estrutura predefinida do projeto nas bases de relatório.
no grupo corporativo financeiro, pode mudar o nome da etiqueta predefinida, Projeto, para uma etiqueta que reflita a estrutura que utiliza, por exemplo, Atividade. Para o propósito deste manual, utilizamos a etiqueta predefinida Projeto. Se alterar o nome no grupo corporativo financeiro, o nome será alterado em todos os formulários relacionados.
Cada hierarquia de projeto está contida numa estrutura de projeto. O seu projeto pode incluir um número indefinido de níveis de projetos numa estrutura primária-secundária. Pode definir um contrato de projeto em qualquer nível de resumo da estrutura da empresa se a Faturação do projeto for selecionada no grupo corporativo financeiro.
Um nível representa uma camada na hierarquia de um projeto. Por exemplo, uma hierarquia de projeto pode incluir três níveis: projeto, fase e tarefa. O projeto é um pai da fase, que é um pai da tarefa. Cada nível faz parte ou se reporta ao nível acima. Cada projeto deve ter um nome único, que pode ter até 25 caracteres alfanuméricos. Não pode alterar o nome de um projeto depois de defini-lo.
Utiliza os projetos para definir melhor sua hierarquia de projeto. Ao definir projetos em diferentes níveis, constrói uma estrutura que se assemelha à subdivisão da sua estrutura de trabalho de projeto ou da visão operacional dos projetos. São definidos dois tipos de projetos:
- Os projetos de lançamento são utilizados para lançar entradas de diário. Os projetos de lançamento são os projetos filhos mais baixos em qualquer setor da estrutura de projeto. Não pode definir projetos filhos adicionais abaixo de um projeto de lançamento. Os projetos de lançamento utilizam o código de projeto especificado na estrutura financeira ao criar entradas de diário.
- Os projetos de resumo são utilizados para resumir a atividade de projetos filhos para consolidação e relatórios.