Criar grupos de contas de ativos
- Selecione Financeiro > Contabilidade do ativo > Definição de sistema do ativo > Grupos de contas.
- Clique em Criar.
-
Especifique as seguintes informações:
- Empresa
- Selecione o número de empresa.
- Grupo de contas do ativo
- Especifique o número alfanumérico do grupo de contas e a descrição para atribuir a um grupo de contas.
-
Na secção Contas, especifique as seguintes informações:
- Compensação
- Especifique a conta de compensação para o ativo. Se pretende colocar as transações em A pagar e Razão do projeto em interface, especifique uma conta de compensação para o grupo de contas. A conta de compensação especificada deve ser a mesma que é utilizada em A pagar e Razão do projeto quando os ativos são colocadas em interface.
Se utilizar o grupo de contas para um ativo locado, a conta da dívida de locação será substituída pela conta de compensação. Pode utilizar o mesmo grupo de contas para um ativo comprado ou para um ativo locado sem alterar a conta de compensação. A subconta de compensação deve ter saldo zero no fim de cada período contabilístico. Para definir grupos de contas para os ativos das classe de ativos, as contas devem corresponder à conta de depreciação acumulada para o tipo associado à classe de ativos.
- Proventos
- Especifique a conta de proventos. A conta de lançamento de proventos é uma conta de caixa ou de compensação. Utilize-a para registar dinheiro ou outros itens de valor que são recebidos quando um ativo é vendido ou comercializado.
Se as transações de venda de ativos forem processadas através A receber ou Gestão de caixa, especifique uma conta de compensação que corresponda à conta de compensação para A receber ou Contabilidade do ativo.
- Despesa
- Especifique a conta de despesa. A conta de despesa é a conta utilizada pela Contabilidade do ativo para lançar os custos de venda, tais como as despesas com a publicidade do ativo alienado.
- Ganho
- Especifique a conta de ganho. As contas de ganho são utilizadas para registar os ganhos gerados pelo sistema quando os ativos são retirados.
- Perda
- Especifique a conta de perdas. As contas de perdas são utilizadas para registar as perdas geradas pelo sistema quando os ativos são retirados.
- Ganho diferido
- Especifique a conta de ganhos diferidos. Utilize a conta de ganhos diferidos sempre que a alienação de ativos faz parte de uma troca de mesma espécie. Esta conta regista o ganho preliminar calculado pela Contabilidade do ativo como um passivo em vez de outras receitas.
- Perda diferida
- Especifique a conta de perdas diferidas. Pode utilizar a conta de perdas diferidas sempre que a alienação de ativos faz parte de uma troca de mesma espécie. Esta conta regista a perda preliminar calculada pela Contabilidade do ativo como um ativo em vez de uma despesa.
- Excedente de reavaliação
- Selecione a conta para lançar qualquer ganho resultante do processo de reavaliação de ativo.
- Perda por reavaliação
- Selecione a conta para lançar qualquer perda resultante do processo de reavaliação de ativo.
- Reavaliação reservada
- Selecione a conta para lançar qualquer reserva resultante do processo de reavaliação do ativo.
- Amortização por reavaliação
- Selecione a conta para lançar qualquer ganho resultante do processo de reavaliação do ativo.
- Perda por imparidade
- Selecione a conta para lançar qualquer perda resultante do processo de imparidade do ativo.
- Perda por imparidade acumulada
- Selecione a conta para lançar perdas acumuladas resultantes do processo de imparidade de ativo.
- Amortização por imparidade
- Selecione a conta para lançar qualquer amortização resultante do processo de imparidade do ativo.
- Clique em Guardar.