Livros de registo
Os livros de registo são globais e podem ser utilizados entre as empresas. Deve ser criado pelo menos um livro de registo durante a configuração. Pode criar os livros de registo que forem necessários para fins de elaboração de relatórios e requisitos de conformidade.
Depois de definir os livros de registo, pode atribuí-los a qualquer ativo depreciável. Os livros individuais são configurados e atribuídos ao mesmo ativo para permitir relatórios sobre o ativo e os métodos de depreciação para o ativo.
Existem dois tipos de livros de registo:
- Os registos de ativos são utilizados para os ativos que são depreciados individualmente.
- Os registos de classe de ativos são utilizados para os ativos que são depreciados como um grupo. São conhecidos como classe de ativos.
Um livro de registo é um razão de ativos que define parâmetros para calcular a depreciação. Por exemplo:
- As convenções de depreciação predefinidas que determinam como a depreciação é calculada no primeiro e no último ano de vida útil do ativo
- A alteração de método que determina se o método de depreciação deve ser alterado para um método mais vantajoso durante a vida útil de um ativo
- A divisa de depreciação que é a divisa em que a depreciação é calculada
Pode definir as variações que forem necessárias para acomodar os requisitos únicos de depreciação e avaliação de ativos:
- Registo de lançamento do razão global. Registo de ativos
- Livro de relatório fiscal. Registo de ativos
- Livro da comissão de utilidade pública. Registo de classe de ativos