Criar clientes da empresa
- Selecione Financeiro > A receber > Gerir clientes > Clientes de empresa.
- Clique em Criar.
-
Especifique as seguintes informações:
- Empresa
- Selecione o número de empresa.
- Cliente
- Selecione um número de cliente.
- Data de início
- Selecione a data de início para o cliente. Se este campo estiver em branco, será utilizada a data do sistema.
- Estado
- Selecione o estado do cliente. Se o cliente estiver Inativo, não poderá especificar faturas no Lote da faturas nem na Interface de transação. Se o estado for Eliminar, não poderá especificar pagamentos, notas ou faturas.
- Código predefinido
- Selecione o código predefinido de cliente que foi atribuído ao cliente.
- Representante de vendas
- Selecione o representante de vendas principal que foi atribuído ao cliente. Se este campo estiver em branco, será utilizado o representante de vendas atribuído nos Códigos predefinidos.
- Analista de crédito
- Selecione o analista de crédito que foi atribuído ao cliente. Se este campo estiver em branco, será utilizado o analista de crédito atribuído nos Códigos predefinidos.
-
No separador Principal, especifique as seguintes informações:
- Código de retenção de recebimento
- Selecione um código de retenção para impedir que o cliente crie encomendas. Se este campo estiver em branco, será utilizado o código de retenção atribuído em Clientes.
- Sinalizador de transportadora
- Selecione esta caixa de seleção para o sinalizador de transportadora.
- Afiliado
- Selecione esta caixa de seleção se o cliente for um afiliado.
- Proprietário afiliado
- Se a caixa de seleção Afiliado tiver sido selecionada, selecione o tipo de proprietário afiliado: Empresas-mãe, Empresas subsidiárias ou Empresas parceiras.
- Código de risco
- Especifique um código de risco para este cliente. Se este campo estiver em branco, será utilizado o código de risco que tiver sido especificado para a empresa.
- Limite de crédito
- Especifique o valor total de crédito na divisa base da empresa que foi ampliado para o cliente. Se este campo estiver em branco, será utilizado o limite de crédito que tiver sido especificado para o cliente.
- Limite de ordem
- Especifique na divisa base da empresa o valor total da ordem criada para este cliente. Se este campo estiver em branco, será utilizado o limite de ordem que tiver sido definido para o cliente.
- Data-limite de crédito
- Especifique a data da última revisão de limite de crédito do cliente. Os Dias de revisão de crédito são adicionados à Data-limite de crédito para determinar a próxima revisão de limite de crédito. Se este campo estiver em branco, será utilizada a Data de início.
- Dias de revisão de crédito
- Especifique o número de dias a adicionar à Data-limite de crédito para determinar a data da próxima revisão de crédito do cliente.
- Local
- Especifique as informações do local.
- Divisa
- Especifique o código de divisa a utilizar nas transações do cliente durante a entrada. Se este campo estiver em branco, será utilizada a divisa base da empresa que tiver sido definida no Razão global.
- Reavaliação monetária
- Selecione esta caixa de seleção para reavaliar as divisas de transação relativamente à divisa base da empresa para contabilizar as flutuações de taxa de câmbio.
- Classe principal
- Selecione o código de classe principal para o cliente. Se este campo estiver em branco, será utilizada a classe principal atribuída ao código predefinido do cliente em Clientes.
- Classe secundária
- Selecione o código de classe secundária para o cliente. Se este campo estiver em branco, será utilizada a classe principal atribuída ao código predefinido do cliente em Clientes.
- Conta nacional
- Se o cliente desta empresa for um cliente Secundário, serão exibidos os valores do cliente da empresa-mãe da conta nacional. O valor será exibido automaticamente e não poderá ser sobreposto quando o Tipo de conta nacional for Principal ou Secundário.
-
Nota
O cliente Principal ou Secundário será exibido no Tipo de conta nacional se o cliente da empresa fizer parte da conta nacional. Será exibido Não se o cliente desta empresa não fizer parte de uma conta nacional.
-
Na secção Informações de contacto, especifique as seguintes informações:
- Contacto
- Especifique o nome do contacto principal para este cliente. Se este campo estiver em branco, será utilizado o contacto definido em Clientes.
- Especifique o endereço de e-mail do contacto principal.
- Link
- Especifique um link para o contacto do cliente.
- Código de telefone do país/Número do telefone/Extensão
- Selecione o código de telefone do país e especifique o número de telefone/extensão do contacto. Estes campo são de formato livre e podem ser preenchido com números de diversos formatos.
- Código de fax do país/Número do telefone/Extensão
- Selecione o código de fax do país e especifique o número de fax/extensão do contacto. Estes campo são de formato livre e podem ser preenchido com números de diversos formatos.
- Telex
- Especifique o número de telex para o cliente. Este campo é de formato livre e pode ser preenchido com números de diversos formatos.
- EDI
- Especifique o número de intercâmbio de dados eletrónicos (EDI) que foi atribuído ao cliente.
- EDI alternativo
- Especifique o número ou endereço de EDI alternativo.
- Tipo de EDI alternativo
- Especifique o tipo de número de EDI alternativo.
- No separador Endereço, pode visualizar os campos País, Tipo, Latitude, Longitude e Altitude.
-
Clique em Guardar.
Os separadores Comentários do cliente, Comentários de transação, Conta nacional secundária, Inclusão do nível de processo, Contactos, Contas bancárias, Anexos e Tipos de faturas estão agora disponíveis.