Criar níveis de processo de correspondência
Um nível de processo é parte integrante de uma empresa, como uma divisão, departamento ou centro de custo. Tem de definir pelo menos um nível de processo para cada empresa de A pagar. Pode definir mais do que um nível de processo com base nos seus requisitos de estrutura organizacional e processamento.
- Selecione Financeiro > A pagar > Configuração de pagamento > Corresponder configuração > Empresas de correspondência.
- Selecione uma empresa de correspondência para abrir e clique no separador Níveis de processo.
- Especifique um nome para o Nível de processo, uma Descrição, e selecione a caixa de seleção Nível de processo predefinido para tornar esse nível de processo no nível de processo predefinido.
- Abra o registo do nível de processo.
-
No separador Principal, especifique as seguintes informações:
- Grupo de pagamento
- Selecione um grupo de pagamento para atribuir ao nível de processo. É utilizado um grupo de pagamento para processar pagamentos de contas a pagar. Se este campo estiver em branco, será utilizado o grupo de pagamentos atribuído à empresa.
- Endereço
- Especifique o País e o Tipo de endereço para o nível de processo.
-
No separador Códigos, especifique as seguintes informações:
Pode definir e manter códigos de processamento de pagamentos opcionais para a empresa e atribuir um código de caixa predefinido. O nível de processo utiliza os códigos de processamento de pagamentos atribuídos à empresa, a menos que os pretenda sobrepor neste separador. Pode atribuir códigos diferentes a um nível de processo, e depois definir códigos de pagamentos adicionais. Consulte o Manual do utilizador de A pagar.
- Código de caixa
- O código de caixa atribuído ao nível de processo representa uma conta bancária. Se este campo estiver em branco, o código de caixa atribuído à empresa ou ao grupo de pagamento será o código predefinido.
- Código de accrual de fatura
- Especifique um código para utilizar como valor predefinido numa fatura durante a entrada. Se este campo estiver em branco, será utilizado o código atribuído à empresa.
- Código de desconto
- Este código é atribuído ao nível de processo. É utilizado como valor predefinido para uma fatura durante a entrada. Se este campo estiver em branco, será utilizado o código de desconto atribuído à empresa.
- Código de retenção de receita
- Este campo é utilizado como valor predefinido numa conta de accrual de retenção de receita para uma fatura durante a entrada. É utilizado para seguir a retenção declarável de um fornecedor. Se este campo estiver em branco, será utilizado o código de retenção de receita atribuído à empresa.
- Códigos de retenção secundária
- Códigos de retenção adicionais
- Código de accrual da retenção
- Este é o código de accrual predefinido das faturas, pagamentos e distribuições para os contratos de fornecedor com retenção. Se estiver especificado ao nível de processo, este código sobrepõe-se ao código de accrual de retenção ao nível da empresa.
- Categoria de encaminhamento de fatura
- Especifique a categoria de encaminhamento de fatura para o nível de processo.
- Código de distribuição
- Este código cria distribuições de despesa ou cápsulas de distribuição de despesa para faturas ou para dividir uma distribuição de fatura em várias distribuições.
-
No separador Contas, especifique as seguintes informações:
- Accrual de recebimento da ordem de compra
- Este campo é utilizado como uma conta de retenção temporária. É utilizada para seguir a quantidade de itens de inventário, itens fora de stock e itens especiais que foram recebidos mas ainda não faturados.
- Variação de custo do item provisória
- Esta é uma conta de retenção temporária. É utilizada para compensar uma diferença de custo entre o custo unitário da fatura e o custo unitário de recebimento para um item do inventário. Essa transação é transferida para o Controlo de inventário para lançamento. Utilizada com correspondência de detalhe. Utilizada apenas para itens de inventário.
- Tolerância da fatura
- A conta de lançamento para as diferenças entre a fatura e o recebimento ao nível da correspondência de fatura e a correspondência de detalhe para situações específicas.
- Abate de recebimento
- Esta conta é utilizada para abater recebimentos antigos relativos aos itens sem inventário que não podem ser correspondidos.
- Abate de correspondência
- Esta conta é utilizada para abater os valores pagos pelas mercadorias que não está à espera de receber. É também utilizada para as mercadorias que foram abatidas durante o ajustamento de recebimentos.
- Correspondência não recebida
- Esta conta de retenção temporária é utilizada para lançar valores pagos por mercadorias ainda não recebidas. Utilizada apenas para itens de inventário.
- Arquivo de recebimento de inventário
- Esta é a conta de lançamento utilizada para lançar valores para os itens que cumprem os seguintes critérios:
- itens pagos que não está à espera de receber
- itens recebidos que não está à espera de pagar
- Diferenças do encargo adicional
- Esta conta é utilizada para lançar as diferenças do encargo adicional quando o encargo adicional da fatura é superior ao encargo adicional da ordem de compra/recebimento. Esta conta é utilizada para encargos adicionais diversos e não finais quando realiza a correspondência ao nível de detalhe.
Este campo é válido apenas se estiver a utilizar o encargo adicional de correspondência.
- Diferenças de pagamento antecipado de correspondência
- Esta é a conta utilizada para lançar as diferenças do pagamento antecipado de correspondência para as transações de correspondência ao nível da fatura. As discrepâncias entre as transações de correspondência ao nível do detalhe de pagamento antecipado são lançadas na conta de depósitos provisória para a variação de custo de item ou na conta de despesas do item.
Esta conta de diferenças também inclui transações fechadas após a execução da Fatura pré-paga não recebida.
- Abate de subfaturação
- Esta conta é utilizada em duas circunstâncias. Durante uma correspondência ao nível da fatura, esta conta é utilizada quando o valor da fatura é inferior ao valor de recebimento. O arquivo de recebimento em aberto faz lançamentos nesta conta caso não exista uma fatura para um recebimento ou o valor da fatura seja inferior ao valor do recebimento.
Esta conta substitui a conta de arquivo de recebimento de inventário.
- Conta detalhada do item
- Especifique uma conta detalhada do item.
- Despesa de nova cobrança
- Especifique uma despesa de nova cobrança.
- Clique em Guardar.