Códigos de retenção do sistema
É possível definir códigos de retenção personalizados para a sua empresa, no entanto, já existem seis códigos de retenção predefinidos. Quatro códigos de retenção são temporários e dois são permanentes.
Os códigos de retenção temporários permanecem em vigor para um ciclo de pagamento e são removidos automaticamente quando fecha o ciclo de pagamento. Estes códigos são atribuídos quando executa os Requisitos de caixa, e são removidos após o fechamento do ciclo de pagamento com Fechamento de pagamento.
- ROI (retorno sobre o investimento): este código é utilizado para reter uma fatura sempre que seja mais vantajoso ignorar um desconto em favor dos juros obtidos. Este código só é aplicável se tiver especificado uma taxa de retorno sobre o investimento no Código de caixa para os códigos bancários que estão a ser processados nos Requisitos de caixa.
- CRÉD. (retenção de saldo credor): este código é aplicado a faturas e notas de crédito em aberto quando o fornecedor tem um saldo de crédito. Ou seja, o fornecedor deve-lhe dinheiro. Isto evita que se crie um pagamento negativo.
- MÁX. (retenção de pagamento máxima): este código é aplicado às faturas que, quando pagas, excedem a despesa de caixa máxima da empresa. O sistema atribui esta retenção às faturas apropriadas quando a opção Despesa de caixa máxima é selecionada nos Requisitos de caixa.
- MÍN. (Código de retenção de pagamento mínimo): Este código é aplicado às faturas de um fornecedor que, quando selecionadas para pagamento, não excedem um valor mínimo definido pelo utilizador. As faturas são colocadas em retenção temporária até que o valor seja excedido.
Os códigos de retenção permanentes continuam em vigor até que os decida remover.
- MPAY (retenção de pagamento manual): pode atribuir este código de retenção às faturas que serão pagas manualmente. Deste modo, evita-se a geração de um cheque para a fatura. Esta retenção não será removida até que a fatura seja aplicada ao número de pagamento manual ou até remover a retenção. Se especificar na fatura o número de pagamento manual, não será necessário aplicar este código.
- PGTO ANT (retenção de pagamento antecipado): este código é utilizado para pagamentos antecipados. É aplicado às notas de crédito geradas pelo sistema até à aplicação da nota de crédito à fatura de pagamento antecipado. O código de retenção de pagamento antecipado é atribuído sempre que executa o Fecho de pagamento.