Contas de sistema

As contas de sistema são contas de lançamento utilizadas para entradas geradas pelo sistema. As contas de sistema do grupo corporativo financeiro partilhadas por todas as entidades contabilísticas desse grupo são definidas por si.

Esta tabela apresenta as contas de sistema que pode criar:
Contas de sistema Descrição
Ganhos retidos A conta de ganhos retidos é utilizada para reter os rendimentos líquidos ou as perdas líquidas da entidade contabilística desde a sua abertura. Este tipo de conta é obrigatório para o fechamento do fim do ano fiscal.
Ganhos retidos não distribuídos A conta de ganhos retidos não distribuídos regista os rendimentos líquidos ou perdas líquidas por período. Esta conta é atualizada sempre que lançar entradas de diário no razão geral. Ao executar o fechamento de fim de ano, o valor dessa conta será eliminado e lançado na conta de ganhos retidos. Este tipo de conta é necessário para o fechamento do ano fiscal e para o lançamento em diário.
Nota

A conta de ganhos retidos não distribuídos é incluída no balanço para refletir os rendimentos líquidos ou perdas líquidas no período. Esta conta mantém o balanço em equilíbrio

Erro provisório A conta provisória de erro mantém uma entidade contabilística em equilíbrio através do balanço das entradas de diário fora de balanço.
Saldo automático Se uma entidade contabilística no seu grupo corporativo financeiro utilizar a opção de saldo automático, deve definir uma conta de saldo automático. As contas de saldo automático são utilizadas para registar as transações de divisa de relatório que não estão em equilíbrio e as entradas de ajustamento de saldo automático.
Ganho realizado

Perda realizada

ou

Ganho e perda realizados

As contas de ganho e perda realizados são utilizados para lançar ganhos ou perdas realizados que resultem da reavaliação monetária de transações fechadas. As transações fechadas são lançadas em contas definidas como sujeitas à reavaliação. Não é obrigatório definir estas contas se não utilizar a reavaliação monetária. Pode utilizar a mesma conta para os ganhos e perdas realizados.
Pagamentos da zona

Recebimentos da zona

ou

Pagamentos e recebimentos da zona

É necessário definir as contas de pagamentos da zona e recebimentos da zona se:
  • O seu grupo corporativo financeiro utilizar o balanço de zona para unidades contabilísticas, ou
  • O seu grupo corporativo financeiro utilizar o balanço de zona para a primeira dimensão na estrutura financeira
Estas contas de pagamentos e recebimentos da zona são utilizadas para registar os lançamentos de saldo em loja necessários para manter as zonas em equilíbrio. Pode utilizar a mesma conta para os pagamentos e recebimentos da zona.
Pagamentos entre entidades

Recebimentos entre entidades

ou

Pagamentos e recebimentos entre entidades

Se optar por criar relações entre as suas entidades contabilísticas, deverá definir as contas de pagamentos e recebimentos entre entidades. Estas contas são utilizadas para registar os lançamentos de saldo em loja necessários para manter as entidades contabilísticas em equilíbrio. Pode utilizar a mesma conta para os pagamentos e recebimentos entre entidades.
Ganho na conversão

Perda na conversão

ou

Ganho e perda na conversão

As contas de ganho na conversão e perda na conversão são utilizadas para lançar os ganhos ou perdas resultantes da conversão monetária. Não é obrigatório definir estas contas se não utilizar a conversão monetária. Pode utilizar a mesma conta para os ganhos na conversão e as perdas na conversão.
Ganho não realizado

Perda não realizada

ou

Ganho e perda não realizados

As contas de ganhos e perdas não realizados são utilizadas para lançar os ganhos ou perdas não realizados resultantes da reavaliação monetária das transações em aberto. Estas transações são lançadas em contas definidas como estando sujeitas à reavaliação. Não é obrigatório definir estas contas se não utilizar a reavaliação monetária e a conversão para o grupo corporativo financeiro. Pode utilizar a mesma conta para os ganhos e perdas realizados.