Criar hierarquias de unidade contabilística
Tem de criar uma hierarquia para cada estrutura de unidade contabilística. A sua hierarquia de unidade contabilística pode conter um número ilimitado de níveis. Pode utilizar o balanço de zona em qualquer nível.
- Selecione Financeiro > Razão global > Configuração > Grupo corporativo financeiro > Manutenção.
-
Abra o grupo corporativo financeiro e clique no separador Entidade contabilística. O nome efetivo deste separador é a etiqueta atribuída à Entidade contabilística no grupo corporativo financeiro.
- Abra uma entidade contabilística.
- Clique no separador Estruturas da unidade contabilística.
- Abra uma estrutura de unidade contabilística e clique no separador Hierarquia.
- Clique em Criar.
-
Especifique as seguintes informações:
- Tipo
- Selecione o tipo de unidade contabilística. Se selecionar Lançamento, não será possível criar uma unidade contabilística secundária para esta unidade contabilística.
- Unidade contabilística
- Especifique o nome da unidade contabilística e a descrição. Não é possível alterar o nome após guardar a unidade contabilística, mas é possível alterar a descrição. Nota
Quando cria uma unidade contabilística de resumo, o sistema adiciona automaticamente o número da estrutura e um caráter de sublinhado no início do nome da unidade contabilística de resumo para permitir que seja utilizada em várias estruturas. Por exemplo, se nomear a unidade contabilística de resumo de "INSTALAÇÕES", o sistema irá guardá-la como "1_INSTALAÇÕES" na primeira estrutura criada.
Isto reduz o número permitido de caracteres para o nome de resumo. Se introduzir um nome de resumo que utiliza todos os caracteres permitidos no campo, o sistema elimina os caracteres no final do valor de resumo ao adicionar o número da estrutura antes do nome.
- Unidade contabilística do sistema
- Selecione esta caixa de seleção se esta for a unidade contabilística do sistema para transações geradas pelo sistema. Por exemplo, fecho do fim de exercício ou processamento e balanço de divisas. Uma entidade contabilística só pode ter uma unidade contabilística de sistema e deve ser uma unidade contabilística de lançamento. Esta pode ser a mesma unidade contabilística que a unidade de contabilidade da zona da entidade contabilística.
- Unidade contabilística entre entidades contabilísticas
- Selecione esta caixa de seleção se as transações entre entidades utilizarem unidades contabilísticas específicas.
- Incluir em editar orçamento
- Se utilizar a edição de orçamento, selecione esta caixa de seleção nas unidades contabilísticas de lançamento para definir a unidade contabilística a ser utilizada nos modelos de edição de orçamento.
- Identificador de orçamento
- Se utilizar a edição de orçamento, os identificadores de orçamento podem ser atribuídos a unidades contabilísticas de resumo. Os identificadores são utilizados nos modelos de edição de orçamento.
- Código de endereço
- Especifique o endereço associado à unidade contabilística da entidade contabilística.
-
Se a entidade contabilística utilizar o balanço de zona, especifique as seguintes informações:
- É uma zona
- Este campo estará disponível se a entidade contabilística utilizar o balanço de zona. Selecione esta caixa de seleção se a unidade contabilística for uma zona. Para cada sucursal da unidade contabilística, deverá definir o nível superior ao qual pretende atribuir o balanço da zona.
- Unidade contabilística da zona
- Este campo estará disponível se a entidade contabilística utilizar o balanço de zona. Se selecionar É uma zona, selecione a unidade contabilística da zona com a qual pretende efetuar o balanço. Deve ser uma unidade contabilística de lançamento.
- Unidade contabilística da zona da entidade
- Este campo estará disponível se a entidade contabilística utilizar o balanço de zona. Selecione esta caixa de seleção se esta for a unidade de contabilidade da zona da entidade contabilística. A unidade de contabilidade da zona da entidade contabilística deve ser uma unidade contabilística independente. Não pode ser uma unidade contabilística secundária e não pode ser uma unidade contabilística primária. Além disso, não pode ser uma zona. Esta pode ser a mesma unidade contabilística que a unidade contabilística do sistema. Esta unidade contabilística é utilizada para fazer lançamentos de saldo para transações entre as unidades contabilísticas com zona e sem zona.
- Unidade contabilística de zona predefinida
- Este campo estará disponível se a entidade contabilística utilizar o balanço de zona. Selecione esta caixa de seleção se esta for a unidade contabilística da zona predefinida. Uma entidade contabilística pode ter apenas uma unidade contabilística da zona predefinida. A zona predefinida é utilizada para manter todas as transações em saldo quando as transações se cruzam com as zonas. A zona predefinida é o valor predefinido nas transações, mas pode ser substituída.
- Clique em Guardar.