Configurações de fecho

As configurações de fecho são utilizadas para especificar as datas de fecho de período para o grupo corporativo financeiro. É necessário associar uma entidade contabilística a uma configuração de fecho e a um ano válido para a configuração de fecho.

Para cada configuração de fecho, é necessário especificar os anos durante os quais a configuração de fecho é válida. Para cada ano, é necessário especificar as datas de fecho de período válidas durante o ano.

Embora as configurações de fecho utilizem períodos definidos nos calendários do grupo corporativo financeiro, não estão vinculadas a um calendário específico.

Tem total flexibilidade para criar configurações de fecho:

  • Pode criar várias configurações de fecho para cumprir os vários requisitos de relatório da sua organização. Recomendamos que utilize a mesma configuração de fecho para todas as entidades contabilísticas.
  • Pode selecionar como datas de fim de período qualquer uma das datas de calendário para qualquer um dos calendários do grupo corporativo financeiro.

    Se a opção Períodos de fim do mês tiver sido selecionada, apenas os períodos de fim de mês estarão disponíveis.

  • Também pode criar datas de fecho de período excecionais para cumprir requisitos de relatório excecionais.

Ao criar uma configuração de fecho do razão global ou alterar períodos de fecho do razão geral, o sistema irá apresentar uma mensagem de alerta. Execute a ação Criar estado do período depois de criar períodos. É necessário executar a ação Criar estado do período para cada configuração de fecho criada ou alterada. Esta ação cria os registos de período do razão da entidade para qualquer entidade contabilística que faça referência à configuração de fecho criada ou modificada. O alerta permanece visível até que esta ação seja executada.