Transportadoras
Uma transportadora é uma entidade à qual estabelece ligação para troca de transações. Ou seja, uma transportadora transmite eletronicamente os seus ficheiros para um parceiro comercial. Quando um parceiro comercial suporta as suas próprias comunicações diretas, o parceiro comercial e a transportadora podem ser iguais. Noutros casos, a transportadora pode ser uma rede de valor acrescentado como GXS e pode ser utilizada para vários parceiros comerciais.
Parceiros comerciais como transportadoras
Se a sua organização estiver diretamente ligada a um parceiro comercial com o qual vai trocar documentos, a transportadora fica com o mesmo nome da empresa do parceiro comercial. Por exemplo, se trocar documentos com a General Medical, a transportadora é a GENMED. Neste caso, existe uma relação de um para um entre o parceiro comercial e a transportadora.
VAN como transportadoras
Se estiver a estabelecer ligação a uma rede de valor acrescentado (value-added network, VAN), por exemplo, a Sterling, pode utilizar o mesmo registo de transportadora para todos os parceiros comerciais aos quais estabelece ligação com a Sterling. Neste caso, pode haver um registo de transportadora para vários parceiros comerciais.