Introdução ao EDI
O EDI (Intercâmbio eletrónico de dados) é a troca de documentos não impressos entre parceiros comerciais. As empresas que utilizam capacidades de EDI podem comunicar com os seus fornecedores potenciais utilizando um processo sem papel. Os dados são transmitidos de forma eletrónica de uma empresa para outra. O objetivo do EDI é simplificar os procedimentos operacionais de negócios e reduzir custos.
Do ponto de vista técnico, o EDI é uma tecnologia para a troca de documentos de negócios em formatos eletrónicos uniformizados. Os padrões suportados para EDI são ASC X12.
Uma mensagem de EDI contém uma cadeia de elementos de dados, em que cada um representa um facto único, como um preço e um número de modelo de produto, separados por delimitadores. A cadeia inteira tem o nome de segmento de dados. Um ou mais segmentos de dados enquadrados por um cabeçalho e um rodapé formam um conjunto de transação, que é a unidade de transmissão do EDI (equivalente a uma mensagem). Um conjunto de transação consiste frequentemente no que costuma estar contido num documento ou formulário de negócios comum. As partes que trocam transmissões de EDI são apelidadas de parceiros comerciais.