Criar ativos utilizando o modelo de ativo
- Selecione Gestão de ativos.
-
No separador Ativos, clique em Criar ativo a partir de modelo no Menu Todas as ações.
Também é possível clicar no botão Criar ativo a partir de modelo nos separadores Não libertado, Libertado, Em curso e Alienado.
-
Especifique as seguintes informações:
- Modelo de ativo
- Selecione o nome de um modelo de ativo. O modelo é utilizado para vários itens de dados associados a um novo ativo.
- Empresa
- Selecione o nome da empresa à qual o ativo está atribuído. Se este campo estiver em branco, a empresa de locação será utilizada como a empresa do ativo.
- Empresa de locação
- Selecione a empresa de locação do ativo locado. Se estiver a aceder a este formulário através do botão Ativos em Adição e ajustamentos de locação, o número da empresa e de locação são apresentados.
- Locação
- Selecione a locação para um ativo. Se estiver a aceder a este formulário através do botão Ativos em Adição e ajustamentos de locação, o número da empresa e da locação serão apresentados.
- Descrição de ativo
- Forneça a descrição do ativo. Se este campo estiver em branco, a descrição do modelo será utilizada como a descrição do ativo.
- Número de etiqueta
- Especifique o número da etiqueta do ativo. Esta etiqueta é um identificador atribuído a um ativo.
- Categoria do ativo
- Selecione uma categoria do ativo.
- Divisa
- Após selecionar Criar ativo a partir de modelo usando o botão Ativos em Adição e ajustamentos de locação, a divisa da locação será a predefinida. A divisa da locação e do ativo deve ser a mesma.
- Local do ativo
- Selecione uma localização nova ou diferente para o ativo. Este campo é obrigatório se seguir o ativo no inventário físico.
- Tipo de ativo
- É possível substituir o tipo e o subtipo do ativo predefinido a partir do modelo. Utilize a aplicação Tipo para especificar um tipo de ativo e subtipo de ativo.
- Grupo de ativos
- Selecione o nome de um grupo de ativos.
- Grupo de contas do ativo
- Substituir o grupo de contas do ativo. Se este campo estiver em branco, o grupo de contas do modelo é a predefinição. Se não houver grupo de contas para o modelo, este campo é obrigatório.
- Grupo de dimensão do ativo
- Selecione um grupo de dimensões para o ativo.
- Divisão de ativos
- Selecione uma divisão nova ou diferente para o ativo.
- Dimensões da transação predefinida
- Especifique as informações da conta nas dimensões da transação.
- Projetos
- Selecione um projeto novo ou diferente para seguir a despesa de depreciação. Especifique um projeto neste campo para substituir a despesa de depreciação no tipo de ativo.
- Proprietário do ativo
- Selecione o nome da pessoa responsável pela manutenção do seguimento do ativo no inventário físico.
- Simulado
- Selecione esta caixa de seleção se o ativo for simulado. Este campo indica se o ativo é um registo simulado ou uma representação.
- Trabalho em curso
- Selecione esta caixa de seleção se o ativo for considerado trabalho em curso. Se este campo estiver em branco, o estado de trabalho em curso a partir do modelo é a predefinição.
- Isenção fiscal
- Selecione esta caixa de seleção se o ativo for isento de impostos. Se este campo estiver em branco, o estado de isenção fiscal a partir do modelo é a predefinição.
- Usado
- Selecione esta caixa de seleção se o ativo for utilizado. Se este campo estiver em branco, o estado Utilizado do modelo é a predefinição.
- Incluir em inventário físico
- Selecione esta caixa de seleção se o ativo estiver incluído como parte do inventário físico. Este valor é utilizado a partir do tipo de ativo e pode ser substituído depois do ativo ser criado.
- Opção de cálculo
- Se selecionar a caixa de seleção, a depreciação do ano atual, incluindo qualquer depreciação do período anterior, é calculada a partir da data de entrada em serviço. É também cobrada ao período atual.
-
Na secção Informações do item, especifique as seguintes informações:
- Descrição/número do item
- Especifique pelo menos um número de item e uma descrição para o ativo.
- Origem interna/externa
- Especifique as informações da conta para a origem interna e externa.
- Data de compra
- Selecione a data em que o ativo é comprado. Esta data de compra pode ser diferente das datas de entrada em serviço para os livros de depreciação que são utilizados.
- Quantidade adquirida
- Especifique o número de unidades que contém o item do ativo.
- Número de modelo
- Especifique o número do modelo do item.
- Número de série
- Especifique o número de série do item.
- Custo do item
- Especifique o custo unitário do item. Se o ativo for depreciável, este campo será obrigatório. Se o ativo for não depreciável, é possível especificar um custo para usar para fins de seguimento.
- Imposto do item
- Especifique o imposto pago no item.
- Código de barras
- Se o item for uma parte do inventário físico, especifique o código de barras do item.
- Detalhe da localização
- Selecione o detalhe da localização do item. Pode especificar a localização com um máximo de três níveis de detalhe utilizando Detalhe da localização.
- Clique em OK.