Convenções de depreciação

Convenções de depreciação são usadas para determinar a depreciação do primeiro e último ano. A Contabilidade de ativos fornece nove convenções de depreciação. Uma convenção de depreciação é atribuída a um livro como a convenção padrão para todos os ativos que usam o livro. É possível alterar a convenção da convenção padrão para ativos individuais.

As convenções de depreciação são:

  • Dias reais

    O ativo recebe a depreciação para cada dia em serviço durante o ano fiscal, iniciando com a data em serviço. Essa convenção é usada para ativos que usam calendários com datas de término de período que não são datas de fim de mês.

  • Meio do mês

    O ativo recebe a metade da depreciação de um mês para o mês em que é colocado em serviço. A outra metade da depreciação é para o mês em que o ativo é alienado.

  • Quinzena modificada

    Se o ativo for colocado em serviço durante a primeira metade do mês, ele receberá a depreciação de um mês inteiro. Ele não recebe nenhuma depreciação para o mês em que foi alienado.

    Se o ativo for colocado em serviço durante a segunda metade do mês, os cálculos de depreciação começarão no mês seguinte. O ativo recebe a depreciação de um mês inteiro durante o mês de alienação.

  • Mês inteiro

    O ativo recebe um mês completo de depreciação durante o mês em que é colocado em serviço. O ativo não recebe qualquer depreciação para o mês em que é alienado.

  • Próximo mês

    O ativo começa a depreciar no mês após ser colocado em serviço. Ele recebe um mês completo de depreciação para o mês em que é alienado.

  • Meio do trimestre

    O ativo recebe metade da depreciação de um trimestre para o trimestre em que é colocado em serviço. Ele recebe metade da depreciação de um trimestre para o trimestre em que é alienado.

  • Semestre

    O ativo recebe metade da depreciação de um ano para o primeiro e o último ano em que está em serviço.

  • Semestre modificado

    Se o ativo estiver em serviço antes do ponto médio do ano, ele receberá a depreciação de um ano inteiro durante seu primeiro ano. Ele não recebe nenhuma depreciação durante o último ano de serviço. Se o ativo for colocado em serviço após o ponto médio do ano, os cálculos de depreciação começam no ano seguinte. O ativo recebe a depreciação de um ano inteiro para o ano de alienação.

  • Ano inteiro

    Quando o ativo é colocado em serviço, ele recebe um ano completo de depreciação. Ele não recebe nenhuma depreciação para o ano de alienação.

    Nota

    As convenções mensais consideram um calendário de feriados para determinar o cálculo de depreciação de um ativo de primeiro ano. Para garantir o cálculo de depreciação preciso para uma programação de lançamento de depreciação que não usa datas de lançamento de fim de mês, por exemplo, calendário 4-4-5, use o código de convenção de Dias reais.

  • Dias reais no primeiro mês

    Esta convenção usa a convenção Dias reais para o restante do primeiro mês em serviço e aplica uma convenção linear à duração restante.