Configuração de liquidação entre entidades
A liquidação de contas a pagar e a receber entre entidades é um processo para ajudar a reconciliação mensal. O processo pode ser executado conforme necessário e gerará as entradas de diário apropriadas por entidade.
Estes são recursos de liquidação entre entidades:
- Os diários entre entidades são um ajuste entre as entidades contábeis em um grupo corporativo financeiro onde cada entidade contábil compartilha receita e despesas.
- Liquidação entre entidades é a compensação de contas a receber e contas a pagar entre duas entidades contábeis pertencentes ao mesmo grupo corporativo financeiro. Ele reduz o crédito e o risco de liquidação.
- As entradas de diário são geradas automaticamente para o parâmetro de entidade contábil selecionado no momento em que o processo de liquidação entre entidades é iniciado.
Você pode selecionar subcontas ou dimensões para diários de liquidação entre entidades. Selecione a subconta ou dimensão no campo Dimensão entre entidades na guia Opções do grupo corporativo financeiro.
Contas de sistema devem ser criadas para Payables entre entidades e Receivables entre entidades para usar a liquidação entre entidades. Consulte Contas de sistema.
Se você selecionar a opção Dimensão da entidade como Dimensão 1-10, o valor já deverá existir antes de criar a relação.
Estes campos e contas são afetados pelo processo de liquidação entre entidades:
- A caixa de seleção Aprovação do diário de liquidação está disponível na guia Opções do grupo corporativo financeiro. Se a caixa de seleção estiver marcada, o Código de aprovação se tornará um campo obrigatório ao executar a ação de . Se a caixa de seleção estiver desmarcada, a caixa de seleção Aprovação obrigatória será exibida ao executar a ação . Se a caixa de seleção Aprovação obrigatória estiver marcada, o Código de aprovação será exibido.
- Os diários de liquidação entre entidades devem usar o valor funcional.
- Se a conta de Payables entre entidades for maior do que a conta de Receivables entre entidades, o diário usará o valor da conta de Receivables entre entidades. As transações serão um crédito para Receivables entre entidades e um débito para Payables entre entidades.
- Se Receivables entre entidades for maior do que Payables entre entidades, o diário usará o valor da conta de Payables entre entidades. As transações serão um crédito para Receivables entre entidades e um débito para Payables entre entidades.
- Se as contas forem iguais, o diário usará o valor da conta de Payables entre entidades. As transações serão um crédito para Receivables entre entidades e um débito para Payables entre entidades.
- Um diário separado é criado para cada entidade contábil e inclui todas as transações para cada relação entre entidades.
- A Data da transação é definida como a data de execução do trabalho em lotes de liquidação entre entidades.
- O Total é baseado no razão base e nos razões definidos pelo usuário.
- As dimensões obrigatórias têm os valores de dimensão padrão.
- O Código do sistema é RG e o Código do evento é LC.
- A data de lançamento do diário de remuneração é a data de término do período.