Configuração das relações de estrutura

A configuração das relações de estrutura é opcional para relações que não foram geradas pelo sistema. Use-as para criar relações entre elementos da estrutura financeira do grupo corporativo financeiro e para definir regras de validação para cada relação.

Essas relações são criadas automaticamente pelo sistema, dependendo da estrutura financeira do seu grupo corporativo financeiro:

  • Se sua estrutura financeira usar unidades contábeis, uma relação de entidade contábil para unidade contábil será criada. Os pares válidos são criados automaticamente à medida que você cria a estrutura de unidade contábil para uma entidade contábil. Um par válido é adicionado para cada unidade contábil de lançamento adicionada à estrutura de hierarquia. Não é permitido alterar esses pares nos formulários Relação de estrutura. Ao criar linhas de transação, apenas unidades contábeis válidas para a entidade contábil são permitidas.
  • Quando você cria uma base de relatório, uma relação de razão para entidade contábil é criada. Os pares válidos são automaticamente criados conforme você adiciona razões e entidades contábeis à base de relatório. Um par válido é criado para cada razão e entidade contábil na base de relatório. Não é permitido alterar esses pares no formulário Relação de estrutura. Você pode especificar transações apenas para razões e entidades contábeis conectados através de uma base de relatório.

É possível criar as seguintes relações, dependendo da sua estrutura financeira:

  • De razão para conta
  • De razão para unidade contábil, se selecionada
  • De conta para projeto, se selecionado
  • De razão para qualquer dimensão de usuário selecionada

Você pode criar relações definidas pelo usuário de qualquer dimensão para outra se ela seguir a ordem da sua estrutura financeira. Por exemplo, se a sua estrutura financeira colocar Conta depois de Dimensão financeira 1, então, você não poderá criar relações de Conta para Dimensão financeira 1. Você só poderá criar relações de Dimensão financeira 1 para Conta se Dimensão financeira 1 preceder Conta na sua configuração de estrutura financeira.

Após criar as relações, será preciso especificar todos os pares de valores válidos para as relações criadas. Ao configurar regras de estrutura financeira para dimensões que não são obrigatórias, uma regra em branco deve ser definida. As relações entre duas regras em branco não são geradas pelo construtor de regras e devem ser adicionadas manualmente por meio da guia Detalhe. As transações são validadas em relação aos pares de valores válidos especificados para a relação.

Por exemplo, você cria uma relação de estrutura entre a entidade contábil e a dimensão Local. Você não especifica uma relação válida entre a entidade contábil 1000 e o Local EUA. Qualquer transação para a entidade 1000 e o local EUA será rejeitada.

Existem várias formas de criar pares de valores válidos:

  • Você pode criar pares de detalhes individuais.
  • Você pode criar regras que geram pares de valores válidos com base em valores de resumo na hierarquia.
  • Você pode criar regras que geram pares de valores válidos com base em valores de grupo criados pelo usuário.