Criar uma entidade contábil
Todas as transações devem ser associadas a uma entidade contábil.
Nota
Sua organização pode usar um termo diferente para a entidade contábil.
- Selecione Financeiro > Razão global > Configuração > Grupo corporativo financeiro > Manutenção.
- Abra o grupo corporativo financeiro e clique na guia Entidade contábil.
- Clique em Criar.
-
Especifique estas informações:
- Entidade contábil
- Especifique um código de entidade contábil exclusivo. Esse código pode ter até 12 caracteres alfanuméricos. Não é possível alterar o código após salvar a entidade contábil.
- Nome
- Especifique o nome da entidade contábil. Você pode alterar o nome após salvar a entidade contábil.
- Data efetiva
- Você pode especificar a data em que a entidade contábil entra em vigor. Se este campo estiver em branco, a data atual será usada.
- Alterações futuras
- Este é um campo somente leitura. Esta caixa de seleção é marcada quando existem alterações futuras para a entidade contábil.
- Moeda funcional
- Selecione a moeda em que a entidade contábil opera.
- Moeda alternativa
- É possível especificar uma moeda alternativa que é específica da entidade contábil. Ela pode ser uma moeda diferente das moedas de relatório para o grupo corporativo financeiro. Por exemplo, é possível usar duas versões da mesma moeda para satisfazer os requisitos de relatório local, cada uma com suas próprias taxas de câmbio monetário.
- Moeda alternativa 2, 3
- É possível especificar uma segunda e uma terceira moeda alternativa.
- Limite de saldo automático
- Para cada moeda, especifique um limite para limitar o valor que pode ser balanceado automaticamente ao liberar manualmente um lançamento.
- Status
- Selecione o status da entidade contábil.
- Categoria de lançamento
- É possível selecionar uma categoria de lançamento para a entidade contábil. A categoria de lançamento é um atributo associado a uma ou mais entidades contábeis para fins de lançamento para que possam ser processadas juntas.
- Saldo diário médio
- Marque esta caixa de seleção para ativar o saldo diário médio para a entidade contábil. Consulte Saldo diário médio.
- Configuração de fechamento
- Selecione a configuração de fechamento que a entidade contábil usa. A configuração de fechamento deve ter datas de fechamento de período definidas para o ano atual, o ano anterior e o próximo ano da entidade contábil.
- Período atual
- Especifique o período atual para a entidade contábil.
Se a migração de dados for usada, existem dois métodos possíveis para especificar este campo.
- Especifique o ano atual da entidade contábil. Se você estiver migrando o histórico, você deverá abrir os anos anteriores para lançamentos retroativos. Consulte o Guia do usuário de Global Ledger para abrir um período para lançamentos retroativos.
- Especifique o primeiro ano dos dados que você está migrando como o ano atual na entidade contábil. Você não precisa abrir anos ou períodos anteriores para lançamentos retroativos se você usar este método. As etapas a seguir são necessárias se você usar este método:
- Crie pelo menos uma base de relatório. Você deve atribuir razões e entidades contábeis à base de relatório.
- Para a configuração de fechamento especificada na base de relatório, os períodos de fechamento devem ser criados anteriormente na configuração de fechamento. Eles devem ser criados para cada ano que você está migrando.
- Execute a ação Recriação do período da entidade no menu Utilitários para cada uma das configurações de fechamento. Execute a ação para um intervalo de anos abrangendo todos os anos na configuração de fechamento.
- Execute a migração estabelecendo interface para as transações.
- Execute a ação Fechamento de período para fechar períodos. Quando você fecha o último período de um ano, o ano atual na entidade contábil é atualizado. Feche os anos na base de relatório para atualizar os saldos iniciais para o ano seguinte.
NotaO programa de entrada de diário do razão global edita os dados quando diários são adicionados para períodos de entidade contábil que não existem. O
GLTransactionInterface
não edita os dados. Se um período do razão da entidade com a data de lançamento não for encontrado, os diários serão processados e colocados no período atual da entidade contábil.
- Estabelecimento de saldo de zona da unidade contábil
- Marque esta caixa de seleção para usar o estabelecimento de saldo de zona para suas unidades contábeis. Você pode usar o estabelecimento de saldo de zona para qualquer nível da estrutura de unidade contábil.
- Saldo por moeda de transação
- Selecione uma destas opções para saldo por moeda de transação quando são criadas entradas de diário:
- Nenhum saldo disponível: Nenhum saldo disponível por moeda de transação.
- Valor da transação: Se os valores da transação tiverem divergência de valores para uma determinada moeda, um desses comportamentos será executado:
- Para um diário com interface, o sistema gera uma transação Suspenso com erro na moeda de transação para qualquer moeda de transação que tenha valores de transação com divergência de valores.
- Para um diário liberado manualmente, as transações devem ser balanceadas manualmente por moeda de transação para que possam ser liberadas.
- Se você tiver a opção Saldo automático definida na entidade contábil, uma transação de saldo automático será gerada na moeda funcional para balancear os valores de moeda para o diário.
- Todos os valores de moeda: Cria uma transação de saldo automático para cada moeda de transação em que qualquer um dos valores de moeda para uma determinada moeda de transação está com divergência de valores.
- Saldo automático
- Para balancear automaticamente valores de moeda de saldo, marque esta caixa de seleção. Se esta caixa de seleção estiver desmarcada, os valores deverão ser ajustados manualmente.
- Não liberar diário manual
- Marque esta caixa de seleção para não permitir a liberação de lançamentos manuais para a entidade contábil.
- Sistemas válidos
- Especifique os códigos de sistema que podem ser lançados para uma entidade contábil.
- Aprovação do diário
- Marque esta caixa de seleção para exigir que os diários sejam aprovados antes de serem liberados. Um valor de aprovação do diário deve ser definido se a aprovação do diário for exigida.
- Valor de aprovação do diário
- Especifique o valor do diário aprovado.
- Ignorar código de aprovação
- Selecione um código de aprovação a ser ignorado ao liberar diários. Isso evita que o código exija aprovação. O código de aprovação a ser ignorado é usado se uma área de negócios específica não usar o processo de aprovação de diário.
- Código de endereço
- Especifique o endereço associado à entidade contábil.
- Clique em Salvar.