Relatório IVA pago - visão geral

Veja a seguir o resumo de pontos importantes:

  • O sistema não associa Pagamentos e Encargos diretamente. É necessário usar o faturamento de imposto padrão para associar impostos e pagamentos por meio da fatura de imposto.
  • Nos casos em que a fatura de imposto for gerada, mas o pagamento está programado para ser recebido por meio da Fatura de CR. As faturas de CR podem ser pagas ou não pagas por um período específico. O sistema relata os impostos como pagos quando a fatura de CR é paga. Se uma fatura de CR não for paga, um crédito de imposto será informado.
  • Se a caixa de seleção Lançar total do pacote for selecionada para os outros encargos lançados antecipadamente, o imposto é informado na Data do lançamento em vez da Data do pagamento.

É necessário ativar os seguintes parâmetros de propriedade relacionados a fatura de imposto.

  • TAXINV: Marque a caixa de seleção Valor para ativar a funcionalidade de faturamento de imposto.
  • ARTAXINVUSAGE: Se você marcar a caixa de seleção do parâmetro de propriedade ARTAXINVUSAGE, o sistema criará automaticamente uma fatura de CR quando a fatura for criada para uma comanda com uma liquidação de cobrança direta. Esse parâmetro garante que a existe uma correspondência um-para-um entre a Fatura de imposto e a Fatura de CR. A fatura de imposto também é vinculada ao encargo de CR relacionado. A fatura de imposto vinculada substitui a fatura de CR em todo o sistema.
  • TAXINZEROBALANCEONLY: É necessário selecionar esse parâmetro da propriedade para exigir que o saldo da fatura de imposto seja zero. Isso garante que uma fatura de imposto final represente impostos totalmente pagos. Se esse parâmetro não for selecionado, os encargos faturados serão considerados pagos, mesmo se o saldo da fatura de imposto não for zero.
    Nota: É recomendado usar TAXINZEROBALANCEONLY. Se você não usar, a fatura de imposto final com saldo ainda será considerada paga.
  • PAIDTAXSTARTDATE: Data para iniciar a emissão de relatório de impostos pagos. O sistema configura esse parâmetro na Data do hotel da propriedade que permite esse recurso. Isso garante que as datas anteriores ao upgrade da propriedade não sejam informadas novamente em outra data. Todas as transações lançadas antes da data de upgrade são informadas na data de lançamento.
    Cuidado: 
    A definição incorreta da data PAIDTAXSTARTDATE podem fazer com que os impostos sejam informados incorretamente. Se o cliente desejar informar de forma retroativa os impostos pagos, será possível definir o parâmetro PAIDTAXSTARTDATE no passado. Entre em contato com suporte ou os serviços de instalação antes de definir a data no passado. Se fizer isso sem ajuda, todas as faturas finais, mesmo as CR, serão consideradas pagas. Se o cliente desejar passar a informar os impostos pagos em um limite futuro, essa data poderá ser definida no futuro. Até lá, todos os impostos lançados antes dessa data são informados como pagos na data do lançamento.

Para o grupo de usuários desejado, é necessário adicionar a página Faturamento de imposto na guia Permissões de tela e assinalar estas caixas de seleção:

  • Consultar
  • Atualizar
  • Guia disponível
  • Guia sempre em exibição

Ao lançar uma liquidação de cobrança direta em uma Comanda de CR, é criado um registro na guia Contas de CR da propriedade > Encargos. Se você gerar uma Fatura de imposto final para o registro de liquidação Cobrança direta, o sistema criará o registro de fatura na guia Contas de CR da propriedade > Fatura. O sistema copia o número da fatura de imposto e passa para o número da fatura de CR.