Adicionar códigos de transação a um grupo de impostos
Use a guia Código de transação na página Grupo de impostos para vincular os códigos de transação aos códigos de grupo de imposto. Também é possível usar a página para especificar os critérios com base nos quais o imposto é calculado para cada código de transação.
- Antes de adicionar códigos de transação a um grupo de impostos, é preciso adicionar o grupo de impostos.
 - É possível adicionar um código de transação somente uma vez em grupos de impostos.
 - Para remover um código de transação que é adicionado ao grupo de impostos, selecione o código da transação e clique em Remover registro.
 
Para adicionar códigos de transação ao grupo de impostos:
- Selecione Administração > Propriedade > Impostos > Grupos de impostos.
 - Na guia Exibição de lista clique duas vezes em um grupo de impostos para o qual você deseja adicionar códigos de transação.
 - Clique na guia Códigos de transação.
 - Clique em Adicionar registro.
 -  
		  Na seção Detalhes do código da transação, especifique estas informações:  
		  
- Código de transação
 - Especifique o código de transação. A descrição do código é preenchida pelo sistema.
 - Base do imposto
 -  Especifique a base para cálculo de imposto. Selecione uma destas opções: 
					 
-  Adulto: O imposto é calculado com base no número de hóspedes classificados como adultos que estão usando a propriedade. Se você especificar essa opção, o campo Valor do imposto será ativado. 
						  
Esta opção pode ser usada somente quando você especifica o Tipo de lançamento como Adicional.
 - Valor: O imposto é calculado com base no valor cobrado da conta de hóspede.
 -  Crianças: O imposto é calculado com base no número de crianças que estão usando a propriedade. 
						  
Esta opção pode ser usada somente quando você especifica o Tipo de lançamento como Adicional.
 - Categoria de criança (1-6): O imposto é calculado com base na categoria de criança selecionada. Se Taxa e vendas > Preços > Categorias filhas estiver definido como inativo, esta opção não será exibida.
 -  Composto: O imposto é calculado com base em outros impostos que são cobrados na conta de hóspede e é conhecido como Imposto composto (imposto sobre imposto). É possível especificar até dois impostos nos campos Opção 1 e Opção 2 para fins de composição. 
						  
Esta opção pode ser usada somente quando você especifica o Tipo de lançamento como Adicional. É possível especificar o Tipo de lançamento como Inclusivo somente se marcar a caixa de seleção Ativar geração de inclusivo na guia Exibição de registro do grupo de impostos.
 - Composto: É necessário especificar um valor no campo Opção 1.
 -  Maior: O imposto é calculado com base em uma taxa especificada no campo Base de imposto alternativo ou no valor cobrado no quarto, o que for maior. 
						  
Esta opção pode ser usada somente quando você especifica o Tipo de lançamento como Adicional. É necessário especificar o percentual de imposto.
 -  Hóspedes: O imposto é calculado com base no número de hóspedes que estão usando a propriedade. Se você especificar essa opção, o campo Valor do imposto será ativado. 
						  
Esta opção pode ser usada somente quando você especifica o Tipo de lançamento como Adicional.
 -  Líquido anterior: O imposto é calculado com base na receita líquida anterior cobrada da conta do hóspede. É necessário especificar o percentual de imposto. 
						  
Esta opção só pode ser usada ao especificar o Tipo de lançamento como Inclusivo e definir Base inclusiva como Líquido.
 -  Quarto: O imposto é calculado com base na conta principal do quarto, independentemente do número de hóspedes ou comandas separadas no quarto. 
						  
Esta opção pode ser usada somente quando você especifica o Tipo de lançamento como Adicional.
 -  Subtotal: O imposto é calculado com base no valor cobrado na conta do hóspede até o momento, com impostos anteriores incluídos. É necessário especificar o percentual de imposto. 
						  
Esta opção pode ser usada somente quando você especifica o Tipo de lançamento como Adicional.
 
 -  Adulto: O imposto é calculado com base no número de hóspedes classificados como adultos que estão usando a propriedade. Se você especificar essa opção, o campo Valor do imposto será ativado. 
						  
 - Valor do imposto
 - Especifique o valor base que deve ser cobrado como imposto. É possível especificar o valor do imposto se selecionar uma dessas opções no campo Base do imposto: 
					 
- Adulto
 - Crianças
 - Categoria de criança (1-6)
 - Quarto
 - Hóspede
 
 - Percentual de imposto
 -  
					 
Especifique o valor percentual que deve ser cobrado como imposto.
 - Tipo de lançamento
 - Especifique como a transação de imposto deve ser lançada na conta de hóspede. Selecione uma destas opções: 
					 
- Adicional: O valor do imposto é lançado além do lançamento original. A conta de hóspede exibe o lançamento original e todos os lançamentos de imposto adicionais.
 - Inclusivo: O valor do imposto é lançado internamente pelo sistema. A conta de hóspede exibe o valor total cobrado na conta e inclui os impostos lançados internamente pelo sistema. Se você marcar essa opção, os campos Base inclusiva e Compensações de imposto inclusivo serão ativados.
 
Nota:-  
							 
Se selecionar Ativar geração de inclusivo na guia Exibição de registro do grupo de impostos, é preciso selecionar o Tipo de lançamento como Inclusivo e especificar uma Compensações de imposto inclusivo.
 - Uma linha com Tipo de lançamento como Inclusivo deve ser configurada antes da linha com Tipo de lançamento como Adicional.
 
 - Base inclusiva
 - Especifique o valor com base no qual o imposto é calculado. Estas são as opções disponíveis: 
					 
- Bruto: O imposto é calculado com base no valor da taxa e nos outros encargos.
 - Líquido: O imposto é calculado com base somente no valor da taxa.
 
Se selecionar o campo Ativar geração de inclusivo na guia Exibição de registro do grupo de impostos, esse campo será desabilitado.
 - Mínimo
 -  
					 
Especifique o valor mínimo que deve ser cobrado como imposto. Se o valor mínimo que você especificar for maior do que o valor calculado com base no número percentual especificado, o valor mínimo será usado para o cálculo do imposto.
Nota:- Se especificar o valor, o campo Base da condição na seção Detalhes da base da condição será desabilitado.
 - Se especificar um valor no campo Base da condição na seção Detalhes da base da condição, esse campo será desabilitado.
 -  
							 
Se selecionar o campo Ativar geração de inclusivo na guia Exibição de registro do grupo de impostos, esse campo será desabilitado.
 
 - Base de imposto alternativo
 - Especifique o plano de taxas. O imposto é calculado com base no plano de taxas ou no valor cobrado no quarto, o que for maior. 
					 
Esse campo é ativado quando você seleciona a opção Maior no campo Base de imposto.
 - Adicional calculado como inclusivo
 - Se essa caixa de seleção estiver marcada, será possível especificar a taxa tributária estatutária para calcular o valor que inclui os impostos. Para usar essa caixa de seleção, é necessário atender às seguintes condições:
- Adicional calculado como inclusivo não é permitido para impostos adicionais.
 - Adicional calculado como inclusivo só é permitido para impostos inclusivos baseados em percentual.
 - Adicional calculado como inclusivo deve vir depois dos registros sem essa opção marcada.
 
 - Lançar como adicional
 - Se essa caixa de seleção estiver marcada, será possível lançar somente impostos adicionais. A opção Lançar como adicional é usada para fazer com que o imposto seja calculado como inclusivo e lançado na comanda como um imposto adicional. No caso de uma taxa que normalmente é adicional, mas precisa ser incluir a taxa cotada, como em Adicional calculado como inclusivo, o imposto é lançado como um imposto adicional na comanda. Para usar essa caixa de seleção, é necessário atender às seguintes condições:
									
- Lançar como adicional é necessário para impostos adicionais.
 - Lançar como adicional permitido para inclusivo
 - Lançar como adicional não é permitido para um imposto composto.
 - A caixa de seleção Lançar como adicional deve ser marcada em Opção 1 ou Opção 2 de um imposto composto.
 
 - Consolidar na fatura
 - Se essa caixa de seleção estiver marcada, o imposto adicional da comanda será adicionado novamente ao encargo base na fatura de imposto, revertendo efetivamente o impacto de Lançar como adicional. Para usar essa caixa de seleção, é necessário atender às seguintes condições:
- Consolidar na fatura é permitido em uma base de imposto Adicional.
 - Consolidar na fatura é permitido para a opção Lançar como adicional.
 - Consolidar na fatura não é permitido para um lançamento inclusivo que não foi como a opção Lançar como adicional.
 - Consolidar na fatura não é permitido em uma base de imposto Composto.
 
 - Adicionar ao valor composto
 - Se essa caixa de seleção estiver marcada e o imposto inclusivo composto ainda não estiver incluído na taxa estatutária, será possível especificar a taxa estatutária, não a taxa que inclui o valor do imposto inclusivo. Para usar essa caixa de seleção, é necessário atender às seguintes condições:
- Adicionar ao valor composto é permitido somente em uma base de imposto composto.
 
 - Opção 1
 - Especifique o imposto usado para fins de composição (imposto sobre imposto). O imposto é calculado com base em outros impostos cobrados da conta de hóspede. 
					 
Este campo é ativado ao selecionar a opção Composto no campo Base do imposto.
 - Opção 2
 - Especifique o imposto usado para fins de composição (imposto sobre imposto). O imposto é calculado com base em outros impostos cobrados da conta de hóspede. 
					 
Este campo é ativado ao selecionar a opção Composto no campo Base do imposto.
 - Valor de ajuste por porcentagem
 - Marque a caixa de seleção para dividir o valor para taxas tributárias diferentes. Se essa caixa de seleção estiver marcada, o campo Percentual de ajuste será ativado.
 - Percentual de ajuste
 - Especifique o percentual com base na qual o valor deve ser dividido para fins de taxas tributárias diferentes. 
					 
Esse campo é ativado ao selecionar as opções Valor, Composto, Composto, Líquido anterior ou Subtotal no campo Base de imposto.
 - Valor de ajuste por avaliação
 - Marque a caixa de seleção para ajustar o valor por avaliação. Se essa caixa de seleção estiver marcada, o código de transação deve ter um código especificado no campo Código de ajuste de avaliação. 
					 
Esse campo é ativado ao selecionar as opções Valor, Composto, Composto, Líquido anterior ou Subtotal no campo Base de imposto ou ao selecionar a opção Limite de avaliação no campo Base da condição.
 - Usar contagem de quartos
 - Marque a caixa de seleção para usar a contagem de quarto no tipo de quarto para calcular o imposto.
 - Reportar como IVA
 - Marque a caixa de seleção para indicar se os impostos nessa base de condição devem ser informados como IVA. Consulte O que é configuração de imposto por intervalo de datas. Esta caixa de seleção estará ativada somente se o parâmetro de propriedade TAXINV estiver definido como Sim.
 - Compensações de imposto inclusivo
 - Especifique o código de transação de compensação de imposto inclusivo A descrição do código é preenchida pelo sistema. Este código não pode ser igual ao código da transação. 
					 
Esse campo é ativado ao selecionar o campo Ativar geração de inclusivo na guia Exibição de registro do grupo de imposto ou ao selecionar a opção Composto no campo Base de imposto.
 - Código de transação de compensação
 - Especifique o código de transação da compensação.Nota: O aplicativo não compensará o imposto se o código de transação de imposto de arrendamento for especificado.
 - Código de transação de imposto de arrendamento
 - Especifique o código usado para resumir o imposto do arrendamento com um código de transação diferente.Nota:
- O Código de transação de imposto de arrendamento deve ter o mesmo Tipo de receita que Código de transação.
 - Este código não pode ser igual ao Código da transação.
 
 - Compensação de imposto de reconhecim. de arrend.
 - Especifique o código usado para compensar o imposto reconhecido. Este código é usado quando o imposto de arrendamento é resumido.
- Este código é aplicável somente a Impostos inclusivos.
 - Esse campo será ativado somente se o Código de transação de imposto de arrendamento estiver especificado.
 
 - Compensação de imposto não reconhecido de arrendamento
 - Especifique o código usado para compensar o imposto que não foi reconhecido. Este código é usado quando o imposto de arrendamento é resumido.
- Este código é aplicável somente a Impostos inclusivos.
 - Esse campo será ativado somente se o Código de transação de imposto de arrendamento estiver especificado.
 - A Compensação de imposto não reconhecido de arrendamento deve ter o mesmo tipo de receita que código de transação.
 
 
 -  
		  Opcionalmente, na seção Detalhes da base da condição, especifique estas informações:  
		  
- Base da condição
 - Especifique a base de condição para cálculo de imposto. Use este campo para especificar critérios adicionais com base nos quais o imposto é calculado. Estas são as opções disponíveis: 
					 
- Adulto: O imposto é calculado com base no número de hóspedes classificados como adultos que estão usando a propriedade.
 -  Crianças: O imposto é calculado com base no número de crianças que estão usando a propriedade. Se você especificar essa opção, o campo Valor do imposto será ativado. 
						  
Esta opção pode ser usada somente quando você especifica o Tipo de lançamento como Adicional.
 - Categoria de criança (1-6): O imposto é calculado com base na categoria de criança selecionada.
 - Valor: O imposto é calculado com base no valor cobrado da conta de hóspede.
 - Limite de valor: O imposto é calculado sobre o valor cobrado da conta do hóspede, se o valor for menor que o limite de valor máximo especificado. Nenhum imposto é cobrado após ter atingido o limite máximo de valor. O Operador da condição está definido como Maior.
 - Dias: O imposto é calculado com base no número de dias em que um hóspede usa a propriedade. O imposto não é cobrado após o número máximo especificado de dias ter sido atingido.
 - Hóspedes: O imposto é calculado com base no número de hóspedes que estão usando a propriedade.
 - Limite de avaliação: Se o encargo do quarto for inferior ao valor de avaliação, a avaliação será limitada pelo valor da tarifa do quarto. O sistema não lança o encargo integral isento de impostos, mas aplica um valor mínimo para o cálculo do imposto. Esse valor mínimo é definido no campo Valor da tarifa do quarto no quarto ou no nível do tipo de quarto. Essa opção não deve ser usada se a avaliação restante for ser usada para Contratação, Serviço e Manutenção (os campos da ordem de avaliação são definidos na página Configuração de arrendamento).
 
 - Operador da condição
 - Especifique o operador da condição com base no qual o imposto é calculado. Selecione um destes valores: 
					 
- >: Indica que o valor a selecionar no campo Base da condição é menor que o número especificado no campo Condição.
 - <=: Indica que o valor a selecionar no campo Base da condição é menor ou igual ao número especificado no campo Condição.
 - >: Indica que o valor a selecionar no campo Base da condição é maior que o número especificado no campo Condição.
 - >=: Indica que o valor a selecionar no campo Base da condição é maior ou igual ao número especificado no campo Condição.
 
 - Condição
 - O número de adultos, crianças, hóspedes que estão usando a propriedade ou o valor da moeda ou o número de dias em que um hóspede usa a propriedade.
 - Valor do imposto da condição
 - Especifique o valor do imposto que deve ser cobrado da conta de hóspede.
 - Valor mínimo do imposto da condição
 - Especifique o valor mínimo do imposto que deve ser cobrado da conta de hóspede. Se o valor no campo Valor do imposto da condição for menor que o valor especificado nesse campo, o valor mínimo do imposto será cobrado na conta de hóspede. 
					 
Se marcar a caixa de seleção Ativar geração de inclusivo na guia Exibição de registro do grupo de impostos, esse campo estará desabilitado.
 - Motivo de isenção de imposto
 - Especifique o motivo da isenção de imposto.
 - Ajuste
 - Marque a caixa de seleção para indicar que o código de transação é usado para ajustar ou reverter os encargos que foram lançados anteriormente em uma conta. O campo será ativado somente se você especificar um valor no campo Base de condição. 
					 
O campo Código de ajuste será ativado somente se você marcar a caixa de seleção.
 - Código de ajuste
 - Especifique o código de ajuste. 
					 
O campo será ativado somente se marcar a caixa de seleção Ajuste.
 
 - Clique em Salvar.