Processar um cartão de pagamento com chip e PIN

Modos de processamento: É possível processar o pagamento com cartão com a funcionalidade chip e PIN de três modos:

  • Com cartão presente: Nesse caso, o hóspede está presente fisicamente no local onde o pagamento deve ser feito e poderá usar o dispositivo de leitor de cartão, se necessário. Não é necessário usar o leitor do cartão de pagamento.
  • Sem cartão presente: Nesse caso, o hóspede não está presente fisicamente e não será possível usar o leitor de cartão para pagamento.
  • Manual: Nesse caso, a interface está inativa e será necessário entrar em contato com a companhia de cartão de crédito para obter uma autorização de algum valor específico ou a aprovação do pagamento.

Fluxos básicos: veja a seguir os dois fluxos básicos em que é possível usar o cartão de pagamento com a funcionalidade chip e PIN. Em qualquer um dos fluxos básicos, o leitor de cartão é usado somente durante o processo e determinadas redes de autorização não podem alterar os modos de processamento. Por exemplo, uma autorização de pagamento realizada com cartão em que não se está presente no local não pode ser alterada para uma em que se está presente usando o dispositivo leitor de cartão.

  • Autorizar e liquidar: nesse fluxo, é necessário autorizar o cartão. É possível autorizar somente cartão de crédito ou débito que é processado como crédito. Também é possível executar as autorizações incrementais subsequentes para aumentar o valor da autorização. O ciclo de autorização foi encerrado ou concluído por uma revogação integral ou uma liquidação. O leitor do cartão é necessário somente para a autorização inicial.
    Nota: Uma transação efetiva com o cartão de débito não precisa de autorização.
  • Venda: nesse fluxo, é necessário selecionar o tipo de transação de débito para realizar a venda. É necessário usar o leitor do cartão e o cartão será cobrado imediatamente.

Processos: a lista abaixo explicar os processos básicos e suas limitações.

  • Autorização: use o botão Ativar leitor na tela Autorização de pagamento para realizar a autorização inicial. Somente as informações nos campos Dispositivo, Comanda e Valor são usadas. O campo Comanda é opcional. Entretanto, ele é importante no caso em que nenhuma comanda é selecionada, pois o valor é autorizado no nível da conta de hóspede e pode ser aplicado a todas as comandas que não tenha tipo de liquidação de comanda especificado. Para autorização incremental, é possível selecionar os detalhes do cartão de pagamento usando o ícone Pesquisa de cartão. O dispositivo leitor do cartão de pagamento é necessário somente na autorização inicial.
  • Ativar leitor, os detalhes do cartão são removidos e a transação é tratada como uma venda. Se já existir uma autorização no cartão de pagamento, essa autorização permanece. Pagamento da comanda: se desejar realizar uma liquidação em um cartão autorizado previamente, será necessário selecionar os detalhes do cartão no ícone Pesquisa de cartão.
  • Estadia de hóspede: Você pode usar a guia Comanda ou a Autorização de pagamento para acessar o botão Ativar leitor.
    Nota: Se você assinalar as caixas de seleção Selecionar liquidação de hóspede ou Selecionar liquidação de comanda, os detalhes do cartão de crédito especificado serão definidos como padrão na seção Liquidação das guias Exibição de registro ou Comanda. Os campos padrão são:
    • Tipo de liquidação
    • Tipo de cartão
    • Número do cartão
    • Número de validade
    • Nome no cartão
  • Check-in/Hóspede sem reserva: o processo de check-in leva em consideração que o cartão de pagamento deve ser autorizado. Quando o hóspede chega e precisa fazer o check-in, clique no botão Ativar leitor. Quando o cartão de crédito estiver presente, a resposta eletrônica do processador de cartões determinará o Tipo de liquidação e preencherá na tela os outros detalhes do cartão. Se usar um cartão de débito, uma solicitação de venda será enviada e aprovada. Se usar um cartão de crédito, a solicitação de autorização será enviada ao processador do cartão de pagamento. Veja a seguir os cenários possíveis quando um cartão de pagamento for usado:
    • Alteração do cartão de pagamento: se o hóspede desejar alterar o cartão de pagamento depois da aprovação da autorização com o dispositivo de leitor de cartão, será necessário obter uma nova autorização cartão-presente. Os detalhes do cartão de pagamento existentes são substituídos pelos detalhes do novo cartão. A autorização existente permanece no cartão atual e deve ser revogada manualmente. Caso contrário, as autorizações não consumidas serão revertidas pelo processo de check-out.
    • Liquidação da comanda: é preciso ativar o parâmetro de propriedade PAYAUTHINTERFACE para chamar o popup Autorização de pagamento, que permite usar o botão Ativar leitor. Além disso, também é possível navegar manualmente nas guias Autorização de pagamento ou Comanda para usar o botão Ativar leitor.
    • Pagamento da comanda: Se usar o botão Ativar leitor e iniciar o processo de autorização usando o dispositivo de leitor de cartão de pagamento, a autorização de pagamento estará definida no nível da conta. Os detalhes do cartão de pagamento são preenchidos na tela na seção Detalhes da liquidação. Não é possível usar esse processo para autorizar a configuração de comanda com cartão de crédito como liquidação. Além disso, não é possível usar um cartão de débito para liquidação da comanda.
  • Check-out: selecione a autorização existente. Ao clicar no botão Fazer check-out, o sistema enviará uma solicitação de liquidação em relação à autorização existente.
    • Alteração do cartão: o processador do cartão de pagamento não permite que a autorização seja alterada de Cartão-Presente para Cartão-Ausente. No check-out, se o hóspede desejar liquidar a conta com um cartão diferente, clique no botão Ativar leitor para realizar uma nova transação de vendas usando o dispositivo de leitura de cartão de pagamento. O sistema faz a transação de venda e substitui na tela os detalhes do cartão de liquidação. A autorização anterior permanece na conta, e deve ser revertida de forma manual ou sistema a fará automaticamente no check-out. Durante o check-in, se for usado um cartão de débito, será necessário fazer uma nova solicitação de venda para liquidar qualquer saldo pendente.
    • Liquidação da comanda: se o cartão na liquidação da comanda for autorizado, o sistema enviará a solicitação de liquidação. Se o cartão não for autorizado na liquidação da comanda, o processo de check-out não poderá concluir uma venda sem o cartão presente. É preciso ativar o parâmetro de propriedade PAYAUTHINTERFACE para chamar o popup Autorização de pagamento, que permite usar o botão Ativar leitor.