Autorizações do cartão de pagamento

Use a guia Autorização de pagamento para exibir as autorizações existentes ou adicionar autorizações manualmente. As solicitações de autorização de cartão de pagamento são feitas quando ocorre o check-in de uma estadia de hóspede com um tipo de liquidação de cartão de crédito ou quando um pagamento com cartão de crédito é feito sem autorização prévia. Você pode inserir manualmente os detalhes do cartão de crédito (o usuário liga para o banco ou processador e obtém o número de autorização) ou usar um leitor de cartões para processar eletronicamente as informações do cartão de crédito para um processador. As informações do cartão são validadas junto ao banco. Se os detalhes do cartão e o valor especificado no campo Valor forem aprovados pelo banco, um Código de aprovação será exibido pelo sistema.

Nota: Quando não há uma interface de cartão de crédito incluída, o HMS inclui a opção de desativar as telas de autorização de pagamento com um parâmetro de instalação.

O aplicativo calculará o valor de autorização determinando o valor do pagamento antecipado no check-out do hóspede. Para fazer esse cálculo, o aplicativo verifica as regras definidas pela propriedade na seção Autorização do cartão de crédito da tela Configuração da propriedade e, em seguida, verifica o registro de estadia de hóspede quanto a instruções de transferência ou de isenção de impostos. O valor de autorização será calculado para no máximo sete dias, a menos que o parâmetro de instalação PRAUTHD do hotel tenha um número de dias especificado. A única exceção é quando o hóspede faz parte de um pacote. Nesse caso, o valor total do pacote será autorizado. O processo Autorização do cartão de crédito incremental pode ser executado manualmente ou adicionado como um processo de fim do dia adicional para comparar os saldos das comandas com o valor total autorizado (menos transferências e isenções de impostos) e busca autorização adicional para os hóspedes se necessário.

O ciclo de vida de uma transação de cartão começa quando a solicitação de autorização inicial do cartão é enviada. Para um determinado cartão, o valor autorizado inicialmente está no status Em aberto no período em que a aprovação Original é obtida e antes da liquidação final. O saldo de uma conta pode ser comparado ao total de autorizações em aberto dela para determinar se a conta tem crédito suficiente para os encargos atuais. Depois que uma liquidação de cartão de crédito é lançada em uma conta, todas as autorizações Em aberto, tanto originais como incrementais, são definidas como Usado. Isso ocorre mesmo quando o valor do pagamento é menor que a quantia autorizada. Por exemplo, se um hóspede tem autorização suficiente e um pagamento com cartão de crédito é feito para a comanda, o ciclo de vida da transação é encerrado. Se o hóspede ainda tiver um saldo na conta ou não for deixar o hotel no mesmo dia, um novo ciclo de vida de transação deverá ser iniciado.

A duração de uma autorização é válida, já que é determinada pela operadora do cartão ou pelo banco comercial, e não pelo tipo de cartão ou processador. Uma autorização só pode ser revertida ou estornada (liberação de fundos) se um pagamento for feito contra o cartão autorizado ou depois do fim do período da transação.

Tipos de transação de cartão:

  • Somente autorização: Quando a solicitação de somente autorização é enviada pela propriedade, os bancos emissores de cartão geram e retornam um número de rastreamento válido para a solicitação. Esse número de rastreamento é usado até o check-out do hóspede, e um pagamento é feito com o cartão autorizado.
  • Autorização incremental: A autorização incremental é solicitada quando o valor do pagamento final durante o check-out ou o pagamento final antecipado pela estadia em curso for superior ao valor total original autorizado. As informações de controle geradas inicialmente durante a solicitação original de somente autorização devem ser apresentadas ao centro de processamento do cartão quando a solicitação de autorização incremental for executada.
  • Venda pré-autorizada: a venda pré-autorizada registra uma transação finalizada. Essa transação encerra o ciclo de vida das transações do cartão. A transação de venda pré-autorizada é executada durante os procedimentos de fim do dia ou quando o hóspede faz um pagamento. A execução dessa transação indica que há um valor final conhecido e que a liquidação pode ser realizada. Após a conclusão da venda pré-autorizada, os detalhes da venda são impressos no extrato do titular do cartão. Quando a transação de venda pré-autorizada é executada, todas as informações de rastreamento, os dados do setor, valores de autorização e o valor final devem ser enviados ao centro de processamento do cartão.
  • Transações de devolução: A transação de cartão do tipo Devolução é usada para gerar um reembolso na conta do cartão de crédito de um hóspede. Depois que a transação de devolução é liquidada, a transação é impressa no extrato do titular do cartão como um crédito. O tipo de transação de devolução não requer uma aprovação do processador.
  • Transação de venda: A transação de venda, em um passo, autoriza e registra a transação para a liquidação. Uma transação de venda é usada quando o valor final é conhecido e uma autorização é necessária, como nos cenários a seguir:
    • Pré-pagamento ou depósitos antecipados antes da chegada do hóspede.
    • Encargos atrasados após a partida do hóspede.
    • Encargos de reservas não utilizadas. Quando o hóspede não faz o check-in no dia da reserva, o hotel pode cobrar um encargo de reserva não utilizada.
    • Quando o hóspede faz o check-out e não há uma autorização prévia, mas há transações na comanda e um cartão de crédito foi usado no check-out.