Trabalhar com comandas
A guia Comanda é usada para exibir, lançar e gerenciar transações comanda. A comanda também pode ser impressa e apresentada ao hóspede ou enviada por email. É possível selecionar vários encargos de uma determinada subcomanda para liquidar como cobrança direta e gerar faturas automaticamente. Permite liquidar encargos selecionados enquanto outros encargos permanecem não liquidados.
A tela Comanda inclui três seções. A primeira seção inclui informações básicas da comanda, como o saldo da comanda, o saldo da comanda na moeda do hóspede, se a comanda está marcada como Sem lançamento e saldos das comandas de hóspede, adicionais e Conta a receber. Ela também inclui estes botões de ação:
- : as opções incluem os tipos de documentos que podem ser impressos.
- : as opções incluem os tipos de documentos que podem ser enviados ao hóspede.
- Aplicar lançamento antecipado e Reverter lançamento antecipado. : as opções
- Liquidação de comanda, que abre o popup Liquidação de comanda e Assistente de comanda, que abre o popup Assistente de comanda. : As opções incluem
A terceira seção inclui detalhes sobre uma linha realçada da segunda seção. É possível destacar uma linha e usar o botão
para acessar estes links de opção:- Ajustar/descontar: Consulte Corrigir e ajustar transações da comanda.
- Lançar item: Consulte Lançamento de itens diretamente na comanda.
- Registro de transferência: Consulte Transferência de transações da comanda.
- Transferência de cobrança direta
- Desfazer lançamento antecipado
- Registro nulo
- Exibir detalhes de OSs
- Trabalhar com o diário de caixa : veja o passo 7 em
- Moeda câmbio consulte Comissões para transações de câmbio
- Lançar pagamento consulte Lançamento de pagamentos
Nota:
Uma janela Aprovar pagamento alto em dinheiro será exibida sempre que você precisar especificar a e a do gerente (ou da pessoa aprovada). Essa janela é exibida quando o valor do lançamento excede o limite de pagamento alto em dinheiro. Você pode definir o limite de pagamento alto em dinheiro no parâmetro de propriedade ANTIMONEYLAUNDERING. É possível lançar o pagamento na comanda por meio da opção .
- Mostrar consumo de pacote
- Nota: Essa opção é exibida somente quando o parâmetro de propriedade ITALYSTAMPDUTY está configurado.
: use esta opção para lançar imposto de selo para o valor faturado com base no código de transação e no limite.
- Mostrar detalhes da cortesia: exibe os detalhes do encargo de cortesia em uma transação de comanda. Isso inclui os encargos de ponto de venda e de pacote, os ajustes de impostos e o valor restante, se houver, que o hóspede deve pagar.Nota:
Essa opção será desativada se várias linhas de cortesia estiverem selecionadas.
- Exibir comanda de cortesia: use a tela para exibir os encargos com cortesia de uma estadia de hóspede. É possível ver as informações de encargo, o autorizador e o departamento que o aprovou e se ele foi cobrado ou não de um banco do jogador.
- Ajustar/descontar ponto de venda: use esta opção para ajustar ou descontar um resumo de ponto de venda. Consulte Ajustar o encargo de ponto de venda.
- você pode selecionar esta opção para anular uma transação e revogar totalmente os impostos lançados. O encargo de pacotes e de resumo de ponto de venda, a tarifa do resort e os impostos relacionados também são revogados.
- Se a reserva estiver no status Lista de espera, todos os campos serão desativados. Não é possível lançar um encargo para um hóspede no status Lista de espera.
- Se o parâmetro de propriedade TAXINV estiver definido como Não, você poderá usar qualquer tipo de liquidação para liquidar qualquer uma das subcomandas padrão. Além disso, é possível usar a cobrança direta para liquidar a Comanda de hóspede.
- Se o parâmetro de propriedade TAXINV estiver definido como Não, as transações de pagamento de cobrança direta somente poderão ser aplicadas à comanda de CR. A conta de CR na comanda de CR deve ser usada para pagamentos de cobrança direta. Qualquer forma de pagamento é permitida na comanda de CR. É possível anular a liquidação de cobrança direta se o registro não for parte de uma fatura de imposto final ou corrigida. Também é possível usar a opção para anular a transação de transferência de cobrança direta se o registro não for parte de uma fatura de imposto final ou corrigida. Quando a transação de transferência de cobrança direta é anulada:
- O sistema lança uma nova transação de transferência de cobrança direta para compensar a que está sendo anulada. O valor da nova transação de transferência de cobrança direta tem uma sinalização oposta ao valor original que está sendo anulado.
- A transação de transferência original é marcada como anulada pelo sistema.
- Se o parâmetro de propriedade ARCCTRANDETAIL estiver selecionado e um depósito de tipo de pagamento Cartão de crédito for lançado, o aplicativo lançará:
- Uma transação de compensação para a conta de cartão de crédito com o valor. O código de Compensação de contabilidade de depósito de arrendamento vinculado à conta é usado para lançar a transação.
- Uma liquidação de cobrança direta para a conta de cartão de crédito para transferir o valor para a Conta de CR.
Comandas que têm valor especificado no campo TAXINVATPAYMENT estiver marcada.
sempre são liquidadas de modo independente. Não é possível adicionar ou limpar o tipo de liquidação se a caixa de seleção do parâmetro de propriedadeQuando uma conta é configurada como isenta de imposto, mas o código de transação usado para o lançamento está configurado com um Grupo de impostos, os impostos são calculados, mas as linhas de imposto não são lançadas na comanda da conta. As informações de lançamento de imposto são armazenadas em uma tabela de Isenção de imposto para fins de relatório e referência posterior. Todas as contas, exceto as abaixo, podem ser classificadas como isenção de imposto:
- Cartão-presente
- Cartão de crédito
- Depósito antecipado
- Conta de diversos