Preparando a impressão de documentos relativos a exportações
Para poder imprimir certificados de movimento, você precisa editar as linhas de expedição para que as configurações de acordo comercial preferencial estejam corretas.
- Selecione Shipping > Consignações.
- Na página Consignações, clique em Fazer busca detalhada para selecionar uma consignação.
- Clique em Editar.
-
Clique na guia Certificados de movimento.
Nota
Essa guia só aparece se a tarefa Imprimir certificados de movimento, na lista de tarefas, estiver disponível e se a funcionalidade
MovementCertificates
estiver configurada. - Expanda Certificados de movimento.
-
Revise ou especifique estas informações conforme necessário:
- Status da exportação
- O status da exportação indica se o certificado de movimento está preparado para impressão. Para imprimir um certificado de movimento, o status de exportação deve ser Completo. Estes status são possíveis:
- Completo: Uma opção Acordo comercial preferencial ou Sem preferência é selecionada para cada linha de expedição.
- Incompleto: Nem todas as linhas de expedição tem uma opção Acordo comercial preferencial ou Preferência sem acordo conhecido selecionada.
- Não definido: Nenhum Acordo comercial preferencial foi selecionado.
- Número de referência de movimento
-
O MRN (Número de Referência do Movimento) é um número exclusivo atribuído pelo NCTS (Novo Sistema de Trânsito Informatizado) e é processado em todas as declarações de trânsito na Europa. Ele é processado em todas as declarações de trânsito na Europa. O MRN é usado para identificar a consignação dentro da UE e, especificamente, na Estância Aduaneira de Saída. MRNs são usados para declarações de exportação direta e indireta.
As autoridades alfandegárias usam esse número para registrar e rastrear bens. O MRN, uma cadeia de dígitos e letras, é impresso no documento de acompanhamento. Este documento é fornecido pela estância aduaneira.
- Números de série do certificado de movimento
- Especifique os números de série a serem impressos na guia de transporte, separados por espaços. Esses números são usados como referência cruzada se a consignação contiver muitas linhas de expedição a serem impressas no certificado de movimento. Nota
É preciso definir a tarefa Guia de transporte como Importação via área de transferência para suporte a esse número. Consulte Processando tarefas.
- Acordo comercial preferencial
- Como opção, selecione um Acordo comercial preferencial da lista.
Nota
Só é necessária uma seleção para copiar o Acordo comercial preferencial selecionado para todas as linhas de expedição.
- Como opção, clique em Copiar para definir o campo Acordo comercial preferencial com a mesma configuração de todas as linhas de expedição.
- Clique na guia Certificados de movimento.
-
Revise ou especifique estas informações:
- Certificado de movimento
- Um certificado de movimento é exigido pela União Europeia quando um país importador adquire mercadorias de um membro da UE. O país importador deve estar coberto por um acordo de comércio da UE.
O documento é usado para reivindicar taxas preferenciais, redução ou isenção de impostos no país de importação. O sistema de preferência só se aplica a países em que haja acordos comerciais com a UE. Os certificados de movimento disponíveis são listados no código
MovementCertificates
. - Idioma
- Esse campo mostra o idioma do certificado de movimento.
- Acordo comercial preferencial
- Especifica o acordo comercial preferencial. Um acordo comercial entre países reduz as tarifas sobre determinados produtos que foram enviados para outros países que assinaram o acordo. Os acordos comerciais preferenciais disponíveis são listados no código
PreferentialTradeAgreements
. - O acordo comercial preferencial determina os certificados de movimento que são usados na impressão.
É possível pré-configurar o acordo comercial preferencial nos dados principais do item.
- Acumulação aplicada
- O conceito de acumulação descreve um sistema que permite que produtos originários de um país sejam processados. Também permite que produtos originários de um país sejam adicionados a produtos originários de outro país. O efeito deverá ser o mesmo como se tivessem sido originados no segundo país.
As informações do destinatário são usadas pelo Certificado de movimento EUR-MED ou EUR-MED para exportações para países da zona Pan-Euro-Med. Aqui, a caixa de seleção Acumulação aplicada indica com que países, geralmente países de entrega, foi aplicada uma acumulação Pan-Euro-Med.
-
Como opção, clique em Selecionar em uma linha para editar o movimento.
Os campos mostrados na janela Detalhes do certificado de movimento dependem do certificado de movimento.
-
Como opção, clique em Atualizar para atualizar o status de exportação. Este processo verifica as linhas de expedição para PTA válidos. Ele determina os certificados de circulação a serem utilizados e determina o idioma e os textos padrão.
Se acordos comerciais preferenciais forem definidos ou alterados, o campo Status da exportação será atualizado quando as alterações forem salvas.