Expedições principais
Fabricantes de equipamento original (OEMs), como FIAT Chrysler Automobiles ou Ford, usam um processo de logística. Esse processo exige coordenação de expedições entre fornecedores e clientes por meio de um centro de consolidação em uma rede de distribuição: Os bens não são enviados diretamente ao site do OEM respectivo pelo fornecedor, mas primeiro passam por um centro de escoamento e são distribuídos aos sites do OEM.
Várias consignações do mesmo cliente serão combinadas em uma expedição principal se elas usarem o mesmo parceiro comercial e ponto coletivo. Isso é baseado nas informações sobre a consignação fornecidas pelo sistema ERP. A combinação pode ser obtida automaticamente, com base nos parâmetros de criação da expedição principal, ou manualmente, com base nos dados das consignações existentes.
Em seguida, as consignações são entregues a um ponto de consolidação chamado de ponto coletivo. De lá, elas são transferidas ao seu destino final.
Esse procedimento exige a guia de transporte principal, que é um documento adendo às guias de transporte individuais. Este documento contém informações sobre todas as consignações que são resumidas na expedição principal.