AES
Ver sistema automatizado de exportação.
agente da transportadora
Parte autorizada a agir em nome de uma transportadora.
alfândega
Um escritório onde são realizadas as formalidades aduaneiras. As estâncias aduaneiras podem ser estâncias aduaneiras principais ou estações aduaneiras em zonas fronteiriças.
aos cuidados de
Nome do destinatário do documento fornecido.
ASN
Consulte o aviso antecipado de expedição.
aviso antecipado de expedição
Aviso eletrônico em formato EDI de entregas pendentes, uma lista de embalagem electrónica. O propósito do ASN é informar o destinatário que a expedição está em trânsito. Quando a expedição deixar a companhia, ela pode enviar essa mensagem eletronicamente para o cliente, para um consignatário, ou ambos.
BOD
Consultar documento de objeto de negócios (BOD).
Carnet de passagem nas alfândegas (CPD)
Um documento que facilita o trânsito e a importação temporária de meios de transporte. Serve como autorização e declaração aduaneira. Serve adicionalmente como garantia em países que sejam uma parte contratante com a Convenção de Istambul.
certificado de origem
O documento usado no comércio internacional. Um certificado de origem é um formulário impresso atestando que os bens de uma expedição de exportação específica foram totalmente produzidos em determinado país. É preenchido pelo exportador e certificado por um órgão emissor.
código de barras
Informações de produtos com leitura ótica codificada, por exemplo, em barras.
código de produto
Um código de identificação utilizado para fins alfandegários e fiscais.
código de produto
Uma classificação que especifica mais uma divisão de um código da mercadoria.
conhecimento de embarque
Consulte a guia de transporte.
consignação
Um conjunto identificável separadamente de uma ou mais expedições a serem transportadas de um consignante a um consignatário via um modo de transporte.
consignatário
A parte para quem as mercadorias são consignadas.
NotaUma expedição pode passar por vários consignatários entre o consignante original e o consignatário final.
consolidação
O agrupamento e inclusão de várias consignações em uma expedição combinada para transporte como uma unidade de maior dimensão. Um ponto de consolidação é o local em que a consolidação ocorre.
contêiner
Uma caixa, caixa de papelão, cuba, palete ou algo similar que contenha peças a expedir. Um container também pode incluir outros containers.
contêiner de frete
Recipiente de transporte normalizado e sustentável que pode ser descarregado e fixado com segurança.
CUM
Consultar quantidade cumulativa.
descrição do arquivo de formato (FFD)
Descreve a estrutura do arquivo de entrada ou do arquivo de saída estruturado. Um FFD de origem é utilizado para converter um arquivo de mensagem estruturado como ANSI ASC X12
ou UN/EDIFACT
para XML
. Um FFD de destino é utilizado para converter um arquivo de saída XML
para um arquivo de mensagem estruturado como ANSI ASC X12
ou UN/EDIFACT
.
doca
Local de recebimento ou expedição em um armazém ou nas instalações de uma fábrica.
documento de objeto de negócios (BOD)
A mensagem que é enviada de uma aplicação para uma ou mais aplicações. Uma mensagem BOD informa uma aplicação acerca de uma mudança para um objeto de negócios que ocorreu em uma outra aplicação. Alternativamente, ele solicita uma aplicação para atualizar um objeto de negócios. Uma mensagem BOD contém duas partes: um substantivo e um verbo. O substantivo é um objeto de negócios comum. O verbo é uma ação que é executada relativamente ao substantivo.
EDI
Consulte o intercâmbio eletrônico de dados.
embalagem
Um container no qual bens estão contidos. Uma embalagem é o resultado de uma operação de embalagem que consiste na embalagem e no respectivo conteúdo, com vista a facilitar o manuseamento manual ou mecânico. Pode haver várias operações de embalagem consecutivas.
embalagem
Embalagem completa ou parcial de bens para delimitar o volume dos bens ou salvaguardá-los. A embalagem deve proteger a mercadoria em si, e outros bens, além das pessoas que manipulam a mercadoria contra lesões.
Consulte também: container, embalagem interna, embalagem auxiliar, tipo de embalagem, pacote, container de frete, unidade de processamento de transporte
embalagem
Uma embalagem é, por exemplo, um saco, uma caixa ou uma cuba que contém peças que deverão ser expedidas. A embalagem é armazenada dentro de um container. O container não é utilizado como palete.
embalagem auxiliar
Embalagens auxiliares, por exemplo, tampas.
embalagem externa
Embalagem exterior significa o revestimento exterior da embalagem, que não está em contato com os itens. Uma embalagem exterior contém embalagens interiores.
embalagem interna
Container, por exemplo, uma caixa, que entra diretamente em contato com um item. Para uma embalagem interior é requerida uma embalagem exterior para o transporte.
entidade contábil
Uma corporação, ou subconjunto de corporação, independente em relação a uma ou mais funções operacionais ou contábeis. Uma entidade contábil é uma entidade que cria uma demonstração de resultados e folha de balanço com base em um conjunto de transações completo e com saldo. É muitas das vezes uma entidade jurídica. Entidades contábeis são definidas em locatários e podem conter locais.
especificação de integração do grupo de aplicações em aberto
Define um modelo comum, mensagens comuns e processos de negócios baseados em documentos de objeto de negócios XML, para permitir a comunicação entre aplicações de negócios.
estância aduaneira de exportação
Esta é a estância aduaneira que é designada pelas autoridades aduaneiras, de acordo com os regulamentos aduaneiros. Esses regulamentos aduaneiros incluem as formalidades que devem ser concluídas em relação às mercadorias que se destinam à saída do território aduaneiro da UE. O destino destes bens tem de estar localizado no exterior da UE.
estância aduaneira de saída
A estância aduaneira onde as mercadorias devem ser apresentadas antes de saírem do território aduaneiro da UE. Nesta estância aduaneira, eles são sujeitos a controles e formalidades de saída. Esta é a estância aduaneira designada pelas autoridades aduaneiras, de acordo com os regulamentos aduaneiros. Se não forem identificadas discrepâncias, a estância aduaneira de saída aprova a saída das mercadorias e informa a estância aduaneira de exportação. Se a estância aduaneira de saída receber uma declaração sumária de entrada, ela realiza todos os controles regulares. Eles são necessários para as mercadorias que saem do território aduaneiro da UE.
estrutura de contêiner
A junção de vários tipos de container para atender aos requisitos específicos de parceiros comerciais e para permitir um processo de embalagem simplificado.
Por exemplo: Embalagens pequenas contendo determinada quantidade de pregos são encaixotadas e essas caixas vão para um palete.
estrutura de embalagem
Consulte a estrutura de container
Exchange Services
O Exchange Services inclui componentes de comunicação para compartilhar dados fisicamente entre parceiros comerciais externos conectados ao ION. O Exchange Services suporta o envio, recebimento e polling de dados.
expedição
Um conjunto de mercadorias (itens, componentes e containers) que serão enviadas para um destinatário em uma determinada data. Uma expedição é enviada de um fornecedor para um cliente. Esta informação é distribuída em vários documentos internos e é eventualmente montada em um ASN.
expedidor
Consulte o local expedidor.
fabricante de equipamento original
Uma empresa que compra um produto e o incorpora em um novo produto em seu próprio nome.
fatura de cobrança automática
Uma mensagem enviada por um cliente a uma organização, a qual inclui detalhes de mercadorias ou serviços vendidos, preços e condições de pagamento em casos em que o fornecedor que recebe o abastecimento emite a fatura em vez do fornecedor.
fatura pró-forma
Um documento que é fornecido antes da expedição ou juntamente com a expedição de mercadorias (para exportação). Descreve os itens e os termos de venda, mas não têm a mesma função de uma fatura verdadeira.
FFD
Consulte a descrição do arquivo de formato.
folha de coleta
Lista usada no setor automotivo para controlar processos específicos: A mensagem da lista de coleta (PUS) é uma mensagem de um cliente enviada aos seus fornecedores e transportadoras. Fornece informações sobre um levantamento de material na localidade do fornecedor. Além disso, ela informa acerca do envio de material para o local de recebimento, de acordo com as condições estabelecidas no pedido de encomenda. O fluxo do material é direcionado especificamente através de um documento especial, a lista de coleta, que é entregue aos fornecedores e transportadoras. Pode conter itens diferentes. Pode conter dados adicionais, que estão relacionados com o transporte e/ou levantamento das mercadorias. Espera-se do cliente que ele envie exatamente o que foi solicitado: Não são permitidas alterações de data/hora e quantidades.
Exemplo: Folha de coleta GM MAIS.
folha de estilo
Define as regras para a transformação de um arquivo de XML
de entrada em um arquivo de XML
de saída.
função do contêiner
A função do container determina o tipo de etiqueta a imprimir. Funções de container são atribuídas a containers com base no parceiro comercial e no tipo de embalagem dos containers.
Por exemplo, há pelo menos uma função de container disponível para containers com estes tipos de embalagem:
- Externo: Principal, Mista, Mista, Principal
- Interno: Única, Única mista, Virtual
- Auxiliar: Auxiliar
Consulte também: tipo de embalagem, estrutura de container
guia de transporte
Uma guia de transporte que evidencia um contrato entre uma transportadora e um fretador para o transporte de mercadorias. Os tipos de guias de transporte são, por exemplo, guia de transporte aéreo, guia de transporte CMR ou nota de consignação ferroviária.
guia de transporte aéreo
Guia de transporte que trata do transporte aéreo. Contém os termos e as condições de transporte. Estes são os tipos disponíveis:
- Guia de transporte aéreo principal: Um documento de transporte emitido pela transportadora da carga aérea.
- Guia de transporte aéreo doméstico: Um documento de transporte emitido pela transportadora do frete.
hierarquia de parceiro
Representa uma lista de parceiros comerciais ou parceiros de sistema, organizados e agrupados em uma estrutura de árvore hierárquica. A estrutura em árvore da hierarquia de parceiro consiste em um ou vários ID de parceiro.
ID de parceiro
Representa um elemento da hierarquia de parceiro. Cada ID de parceiro pode ser composto de nós secundários. Por exemplo, a GM é um ID de parceiro da hierarquia de "parceiros". Opel, Vauxhall e Bertone são, nesta perspectiva, nós secundários da GM.
intercâmbio eletrônico de dados
A comunicação eletrônica de transações de negócios entre organizações, tais como encomendas, confirmações e faturas. Terceiros fornecem serviços EDI e tradutores, que permitem que as organizações se conectem com equipamentos diferentes. Geralmente, é usada a abreviatura EDI.
local
Um local geográfico individual de uma organização associado a dados ou transações. Um local pode ser um armazém, uma fábrica ou um escritório. Itens são expedidos para e de um local específico. Exemplo de localidades são armazém, destinatário ou expedidor.
local de carregamento
Local onde as mercadorias são carregadas, por exemplo, em um caminhão ou container.
local expedidor
Local em uma companhia do qual é enviada uma expedição, por exemplo, um armazém.
local receptor
O local onde o cliente recebe uma expedição.
locatário
O container das entidades contábeis e localidades. Entre dois locatários, não são compartilhados dados. Os locatários são úteis em ambientes onde vários clientes compartilham uma implantação de software empresarial. Consultar também entidade contábil, localidade.
LSP
Consultar prestador de serviços logísticos.
matriz de frete
Tabela na qual os preços de frete de cada transportadora são listados. Os preços de frete são calculados em função de, por exemplo, peso, volume, distância, tipo de frete ou destino do país. A matriz de frete fornece a base de cálculo.
modelo de impressão
Um modelo que define as regras e o design de layout relativo à forma de processamento de um trabalho de impressão. O processamento inclui a impressão física ou a criação de um arquivo de PDF através do dispositivo de impressão externo. Consulte também: Solicitação de impressão
NCTS
New Computerized System (novo sistema informatizado): Sistema de intercâmbio de dados eletrônicos que foi introduzido como declaração de trânsito e que vai substituir a burocracia tradicional na União Europeia e nos países da EFTA (Islândia, Noruega, Suíça)
nomenclatura combinada
Norma da UE elaborada para se criar uma nomenclatura que identifica as mercadorias que cumprem tanto os requisitos da Pauta Aduaneira Comum como as estatísticas do comércio externo da União Europeia.
número da alfândega
Um número exclusivo que é fornecido pela alfândega para identificar pessoas ou partes que apresentam declarações aduaneiras. Exemplos: Remetente e destinatário. Na União Europeia o número da alfândega faz parte do número EORI.
Número DUNS
Número de identificação exclusivo de nove dígitos para cada local físico de um negócio. É amplamente usado por entidades federais e comerciais.
Número EORI
Após o registro junto às autoridades aduaneiras em um estado membro, um operador econômico (EO) pode obter um número EORI. Esse número é válido em toda a União Europeia. O EO pode usar esse número em todas as comunicações com autoridades aduaneiras da UE.
nº de código
Código uniformizado que identifica mercadorias em procedimentos aduaneiros.
OAGIS
Consultar especificação de integração do grupo de aplicações em aberto.
OEM
Consultar fabricante de equipamento original.
padrão de mensagem
Define o formato ou estrutura da mensagem. Exemplos são ANSI ASC X12
, UN/EDIFACT
, ODETTE
, VDA
, XML
, BOD
ou BEMIS
.
país de origem
País no qual os bens foram produzidos ou fabricados, de acordo com os critérios previstos para os fins de aplicação da tarifa alfandegária, de restrições de quantidades, ou de qualquer outra medida relativa ao comércio.
parceiro
Classifica os parceiros comerciais ou parceiros de sistema que trocam mensagens padrão com você:
- Um parceiro comercial é uma classificação para todos os clientes ou vendedores combinados. Um parceiro comercial não pode ser um único número de cliente ou fornecedor. Um parceiro comercial é por exemplo a BMW ou a GM. Alguns parceiros comerciais deverão ser divididos em várias divisões como de peças sobressalentes, peças de assistência ou MGO e AMK para Opel.
- Um parceiro de sistema é um sistema externo como Contabilidade ou CAD.
pedido pendente
Pedido de cliente que não pode ser atendido quando apresentado, pois não há estoque disponível.
plano combinado
Consiste em linhas de pedido de aprovação que representam os requisitos combinados dos diferentes tipos de mensagens. Um plano combinado resume os requisitos efetivos das agendas de expedição e de planejamento. Todas as revisões do plano combinado são salvas. As referências aos planos únicos específicos de tipos de mensagem são armazenadas.
plano não processado
Os planos com um status de exceção ou que tenham de ser aprovados manualmente.
plano único
Consiste em linhas de pedidos de aprovação com requisitos de tipos de mensagem, agendas de expedição ou agendas de planejamento específicos, ordenados por data de requisito. É criado um novo plano único para validar e processar novos requisitos de pedidos de aprovação de entrada. Isso é feito antes de o plano ser publicado e armazenado na base de dados. O status de processamento de um plano único marca a etapa em uma cadeia de processos, que deve ser efetuada para integrar os novos requisitos. Todas as revisões de um plano único são salvas. As quantidades cumulativas recebidas e o número da última guia de remessa são armazenados no plano único.
prestador de serviços logísticos
Entidade que fornece serviços logísticos, tais como armazenamento, re-embalagem de produtos, distribuição ou montagem.
PUS
Consulte a folha de coleta.
quantidade cumulativa
Quantidade total de um item que é expedida de acordo com uma agenda para um item e cliente em um determinado período. Pode ser redefinido em um certo ponto no tempo. Normalmente é usada a abreviatura CUM.
receptor
Consulte o local receptor.
SBI
Consultar fatura de cobrança automática.
Shipping
cobre várias funções relativas a expedições e exportações, por exemplo, etiquetas de código de barras, documentos de transporte aéreo e avisos de expedição adiantada. Ela é compatível com os processos automotivos, mas não se limita ao uso automotivo. Use a área funcional de com o seu sistema ERP. oferece recursos que vão além dos recursos do sistema ERP e facilita a comunicação com parceiros comerciais.
sistema automatizado de exportação
Uma norma europeia que trata de processos aduaneiros através de EDI, por exemplo, as declarações de exportação. São utilizados processos semelhantes em outros países, por exemplo, o AES X12.
sistema de registro
A aplicação que é proprietária dos dados e envia uma mensagem de sincronização que contém as alterações verificadas em um objeto de negócios. Uma mensagem de sincronização é enviada pelo proprietário dos dados e pode ser enviada a qualquer outra aplicação, para a qual esta informação seja relevante.
solicitação de impressão
Um pedido que contém os dados a serem processados pelo dispositivo de impressão externo. Um pedido de impressão é um documento XML que contém dados transacionais, processado pelo dispositivo de impressão com base em modelos de impressão predefinidos. Consultar também modelo de impressão.
SOR
Consultar sistema de registro.
termos de entrega
Os termos de entrega são os termos da entrega reconhecidos internacionalmente. Estas regras garantem que as cláusulas de contrato comum nas operações de exportação e importação são interpretadas de um modo uniforme. Os termos de entrega foram desenvolvidos e emitidos pela Câmara Internacional do Comércio (CIC) em Paris.
THU
Consultar unidade de processamento de transporte.
tipo de contêiner
Uma descrição dos materiais dos quais o container é composto. O tipo de container é normalmente recebido sob a forma de um código de 5 caracteres. Os três primeiros caracteres são alfabéticos e os dois últimos são numéricos.
tipo de embalagem
Tipo ou nível na estrutura de embalagem: interna, externa ou auxiliar.
Consulte também: embalagens, container, embalagem
tipo de mensagem
Define o conteúdo da mensagem e o processo comercial. Exemplos são Agenda de planejamento, Fatura ou Expedição.
transportadora
Entidade envolvida no negócio de transporte de bens. A expedição por uma transportadora específica pode fazer parte de um regulamento de expedição.
UA-FI
O produto UA-FI (User Agent File Interface) da MaXware
foi concebido para fornecer possibilidades de e-mail a aplicações que usam a rede X.400. A aplicação gera um conjunto de arquivos que descrevem que operação deve ser efetuada. O UA-FI efetua as operações necessárias e envia a informação para a aplicação que está contida em outro conjunto de arquivos.
UdM
Consultar unidade de medida.
unidade de medida
Uma quantidade padrão usada para contar, dividir ou descrever um objeto ou objetos.
unidade de processamento de transporte
Uma unidade física identificável de forma exclusiva que consiste de uma ou mais embalagens, não necessariamente contendo os mesmos artigos, para permitir a manipulação física durante o processo de transporte.
NotaA unidade de processamento de transporte refere-se à embalagem externa. Use o container ou embalagem de modo mais genérico. Use sempre a unidade de gestão de transporte de termos completos ou THU para evitar confusões com a unidade de gestão de termos rejeitados, que normalmente têm um sentido diferente.
VDA
Associação alemã da indústria automotiva ("Verband der Automobilindustrie") que define as diretivas de EDI utilizadas no mercado automotivo alemão.
X.400
X.400, também conhecido como P7, é um sistema de e-mail. Na Alemanha, o X.400 é frequentemente referido como Telebox400, o antigo nome da marca do Deutsche Bundespost. X.400 é muito utilizado na Europa para o envio de mensagens EDI.
zona de entrega
O local de entrega em uma linha de fabricação onde é utilizada uma peça.