Visão geral

O EDI Exchange permite a comunicação padrão EDI com clientes e parceiros comerciais para aplicações Infor que estão ligadas a ION. Isso facilita a transformação de mensagens EDI em mensagens de BOD e o inverso. O EDI Exchange pode ser usado em processos de negócio discretos, baseados em pedidos que não sejam da indústria automóvel.

O EDI Exchange recebe mensagens EDI de clientes e parceiros comerciais. O EDI Exchange transforma uma mensagem EDI de um cliente numa mensagem de BOD e encaminha-a para ION. Um sistema ERP que esteja ligado a ION recebe a mensagem de BOD e processa-a. Por outro lado, o EDI Exchange transforma as mensagens de BOD das aplicações ERP que estão ligadas a ION em mensagens EDI padrão que são enviadas aos clientes.

EDI Exchange inclui as seguintes áreas funcionais:

  • Transformação
  • Expedição
  • Impressão
  • ION Connector
  • Global
  • Dados principais
  • Comunicações
  • Alertas

Transformação

Transformação é o motor universal de transformação de mensagens da aplicação.

Transformação permite gerir e monitorizar a comunicação automática EDI com os seus clientes e parceiros comerciais, de acordo com os requisitos dos seus processos de negócio. Se necessário, as mensagens podem ser importadas, alteradas e ajustadas manualmente.

Transformação transforma mensagens que contêm dados estruturados, de um formato para outro formato. Os dados estruturados são mensagens BOD, mensagens EDI ou ficheiros de formato especial como um XML e outros formatos de dados estruturados.

Pode definir regras para a transformação de dados e mensagens para parceiros comerciais e processos negociais específicos. A transformação principal é baseada em e controlada por folhas de estilo XSLT. É definida uma folha de estilo XSLT para um tipo de mensagem, padrão de mensagem e um parceiro comercial.

Expedição

Expedição é a solução para expedições e comércio no estrangeiro. Esta área funcional cobre os requisitos abrangentes na exportação, expedição e no negócio das transportadoras.

A Expedição importa informações do expedidor, da expedição, assim como informações comerciais e de faturas pró-forma, do sistema ERP ligado. As informações importadas são mostradas na área de Expedição e processadas de acordo com o fluxo de trabalho configurado. Sendo um dos passos do fluxo de trabalho, as informações são utilizadas para imprimir documentos e etiquetas, por exemplo, etiquetas de código de barras, documentos de transporte e notas de expedição. Se necessário, pode editar expedições, contentores de armazém, instruções de embalagem e embalagem de expedições. As informações em falta podem ser adicionadas manualmente.

A Expedição exporta os dados processados para a Transformação. Aí, eles são transformados para o formato EDI preferencial do parceiro comercial e transferidos para o sistema OEM ligado.

Impressão

O Serviço de Impressão é responsável pelo tratamento dos pedidos de impressão de todos os serviços da aplicação. O Serviço de Impressão utiliza ION API para comunicar com um agente de impressão local fornecido pelo Infor que passa os pedidos de impressão para InterFormNG no local do cliente.

Em Impressão, pode gerir os pedidos de impressão dos serviços de aplicação. Pode visualizar a configuração do cliente de impressão e gerir modelos de impressão personalizados, expedidores personalizados, traduções personalizadas, e ficheiros zip de recursos personalizados.

ION Connector

O serviço ION Connector controla uma única ligação a ION. O Serviço ION Conector utiliza o Serviço de Mensagens ION (IMS) para enviar e receber mensagens BOD para e de outras aplicações que estão ligadas a ION.

Em ION Connector, pode ver a comunicação BOD com outras aplicações. Pode testar e reprocessar os BOD de entrada e de saída.

Global

Em Global, é possível aceder a dados de configuração não específicos de um locatário, em toda a aplicação. Estes dados ao nível da aplicação, que não estão ligados a nenhum locatário em particular, são armazenados numa base de dados separada e não podem ser modificados pelos utilizadores do locatário. Os dados são controlados pelo Serviço de Dados Global.

O Serviço de dados Global faz interface com o Infor CloudSuite Portal (CSP), quando os novos locatários são provisionados, conduzindo o processo de inicialização para novos locatários.

O menu Global inclui dados de configuração que são geridos pelo Infor:

  • Dados de configuração do locatário
  • Folhas de estilo padrão do Infor para a transformação de mensagens
  • Modelos de impressão e expedidores padrão do Infor
  • Propriedades da aplicação global
  • Listas de códigos globais e códigos mantidos por Infor

Os utilizadores do locatário com funções atribuídas têm acesso apenas para leitura às folhas de estilo padrão, modelos de impressão e despachantes e podem visualizar e exportar os dados. O conteúdo padrão pode ser usado para criar versões personalizadas.

As listas de códigos, códigos, folhas de estilo, modelos de impressão e expedidores específicos do locatário são armazenados na base de dados do locatário. Os dados podem ser acedidos em Dados Principais e podem ser modificados pelos utilizadores do locatário.

Dados principais

O EDI Exchange fornece funções administrativas para gerir dados adicionais e dados principais que são usados pelas áreas funcionais Transformação e Expedição.

Dados adicionais são armazenados em listas de códigos. As listas de códigos e os códigos são usados exclusivamente por EDI Exchange Estas informações não estão contidas nas mensagens de BOD processadas por EDI Exchange e não são fornecidas pelo sistema ERP.

Geralmente, os dados principais são automaticamente importados de um sistema ERP. Por vezes, os dados principais especiais não podem ser fornecidos pelo sistema ERP. Estas informações podem ser armazenadas e geridas em Dados Principais. É possível adicionar, por exemplo, o acordo comercial preferencial, o critério de preferência, o código das mercadorias e o procedimento alfandegário aos dados principais do item. Estas informações são usadas pela área de Expedição, para se processar e imprimir documentos relacionados com a exportação.

Também pode usar a gestão de dados principais como solução autónoma. Por exemplo: Para os materiais de embalagem que não podem ser importados do sistema ERP, pode criar e gerir os seus próprios dados principais de item.

Comunicações

A comunicação da aplicação é controlada por um serviço separado. O Serviço de Comunicação trata da identificação e encaminhamento de mensagens de e para outros serviços de aplicação. O serviço recebe mensagens de entrada dos parceiros comerciais e envia mensagens de saída aos parceiros comerciais através de um serviço de fornecedor de comunicação.

O Serviço de Comunicação suporta dois tipos de fornecedor de comunicação:

  • Um fornecedor de comunicações baseado na nuvem que é gerido pelo Infor
  • Um fornecedor de comunicação local gerido pelo cliente: Com este fornecedor de comunicação, um agente de comunicação local faz interface com o Serviço de Comunicação em nuvem. A comunicação efetiva com os parceiros comerciais é gerida pelo cliente.

A aplicação utiliza ION API para comunicar com os clientes de comunicação que residem na infraestrutura local.

Em Comunicações, pode visualizar dados de configuração para um Communication Service Provider e dados de configuração necessários para utilizar um On-Premises Communication Agent.

Alertas

O alerta na aplicação é controlado por um serviço separado. O Serviço de Alerta utiliza ION API para enviar alertas para o ION Pulse Engine. O utilizador recebe a mensagem de alerta em Infor Ming.le.

O Serviço de Alerta permite a configuração de um destino de alerta. O destino padrão de um alerta pode ser modificado, se necessário. O destino de um alerta é definido como um Grupo de Distribuição Infor Ming.le. Em consequência, o alerta pode ser enviado aos utilizadores que são membros do Grupo de Distribuição Infor Ming.le. A mensagem de alerta pode ser mostrada nas línguas suportadas. A mensagem de alerta apropriada é selecionada com base na língua do utilizador.

Em Alertas, é possível visualizar e verificar os alertas que foram acionados pela aplicação. É possível gerir configurações de alerta.