Preparar a impressão de documentos relacionados com exportação

Antes de imprimir os certificados de circulaçãos, deve editar as linhas de expedição e certificar-se de que as definições do acordo comercial preferencial estão corretas.

  1. Selecione Expedição > Consignações.
  2. Na página de Consignações, clique em Vista detalhada, para selecionar uma consignação.
  3. Clique em Editar.
  4. Clique no separador Certificados de circulação.
    Nota

    Este separador é apresentado apenas se a tarefa Imprimir certificados de circulação, na lista de tarefas estiver disponível e a funcionalidade MovementCertificates configurada.

  5. Expanda Certificados de circulação.
  6. Reveja ou especifique estas informações, conforme adequado:
    Estado de exportação
    O estado de exportação indica se o certificado de circulação estiver preparado para impressão. Para imprimir um certificado de circulação, o estado de exportação deve ser Concluído. Estão disponíveis os seguintes estados:
    • Completo: É selecionada a opção Acordo comercial preferencial ou Sem preferência para cada linha de envio.
    • Não Concluído: Não disponível para todas as linhas de expedição, é selecionada a opção Acordo comercial preferencial ou Preferência sem acordo conhecido.
    • Não definido: Não é selecionado um Acordo comercial preferencial.
    Número de referência do movimento

    O MRN (Número de Referência do Movimento) é um número único atribuído pelo NCTS (Novo Sistema de Trânsito Informatizado) e é processado em todas as declarações de trânsito na Europa. Ele é processado em todas as declarações de trânsito na Europa. O MRN é utilizado para identificar a consignação a nível da UE e, concretamente, no Office of Exit. Os MRN são emitidos para declarações de exportação directa e indirecta.

    As autoridades aduaneiras utilizam este número para registar e rastrear as mercadorias. O MRN, uma cadeia de dígitos e letras, é impresso no documento de acompanhamento. Este documento é fornecido pela estância aduaneira.

    Números de série do certificado de circulação
    Especifique os números de série que deverão ser impressos no documento de transporte, separados por um espaço em branco. Esses números são usados como referência cruzada se a consignação contiver muitas linhas de expedição a serem impressas no certificado de circulação.
    Nota

    É preciso definir a tarefa do Documento de transporte como Importação via área de transferência para suporte a esse número. Consulte Processar tarefas.

    Acordo comercial preferencial
    Como opção, selecione um acordo comercial preferencial da lista.
    Nota

    Uma seleção é apenas obrigatória para copiar o contrato comercial preferencial para todas as linhas de envio.

  7. Como opção, clique em Copiar para definir o campo Acordo comercial preferencial para a mesma definição em todas as linhas de expedição.
  8. Clique no separador Certificados de circulação.
  9. Reveja ou especifique estas informações:
    Certificado de movimento
    Um certificado de movimento é exigido pela União Europeia quando um país importador adquire mercadorias de um membro da UE. O país importador deve estar coberto por um acordo de comércio da UE.

    O documento é utilizado para reclamar taxas de direito preferenciais, reduzidas ou gratuitas, no país da importação. O sistema de preferência aplica-se apenas aos países onde haja acordos comerciais com a UE. Os certificados de circulação disponíveis estão indicados no código MovementCertificates.

    Idioma
    Este campo mostra o idioma do certificado de circulação.
    Acordo comercial preferencial
    Especifica o acordo comercial preferencial Um acordo comercial entre países reduz as tarifas sobre determinados produtos que foram enviados para outros países que assinaram o acordo. Os acordos comerciais preferenciais disponíveis estão indicados no código PreferentialTradeAgreements.
    O acordo comercial preferencial determina que certificados de circulação são utilizados para impressão.

    É possível pré-configurar o acordo comercial preferencial nos dados principais do item.

    Cumulação aplicada
    O conceito de acumulação descreve um sistema que permite que os produtos originários de um país sejam processados. Também permite que produtos originários de um país sejam adicionados a produtos originários de outro país. O efeito deverá ser o mesmo como se tivessem sido originados no segundo país.

    As informações do destinatário são utilizadas pelo certificado de circulação EUR-MED para as exportações para um país da zona pan-euromediterrânea. Neste caso, a caixa de verificação Cumulação aplicada indica com que país, normalmente os países de entrega, foi aplicada uma cumulação paneuro-mediterrânea.

  10. Opcionalmente, clique em Selecionar numa linha, para editar o certificado de circulação.
    Os campos apresentados na janela Detalhes do certificado de circulação dependem do certificado de circulação.
  11. Como opção, clique em Atualizar, para atualizar o estado da exportação. Este processo verifica as linhas de expedição para PTA válidos. Ele determina os certificados de circulação a serem utilizados e determina o idioma e os textos padrão.
    Se acordos comerciais preferenciais forem definidos ou alterados, o campo Estado de exportação será atualizado quando as alterações forem salvas.