Adicionar um relatório ad-hoc

Você pode adicionar um novo Relatório ad-hoc usando uma conexão de dados disponível.

  1. Selecione Caixa de ferramentas > Relatório ad-hoc.
  2. Selecione uma conexão de dados na lista.
    Nota

    Estão disponíveis conexões de dados incluídas no aplicativo por meio do qual se está acessando o widget do Relatório ad-hoc.

  3. Selecione um cubo na lista.
  4. Selecione as hierarquias para colunas e linhas da grade de dados. Clique no ícone Adicionar e selecione as hierarquias obrigatórias.
    Nota

    O botão Adicionar relatório é desativado até você selecionar hierarquias de colunas e linhas.

  5. Quando você seleciona uma hierarquia como colunas e linhas, toda a hierarquia é exibida.
    O painel de elementos para colunas e linhas mostra uma seção Seleções. Esta seção lista todos os elementos e funções usados para selecionar elementos na hierarquia. Na seção Seleções, é possível executar estas ações:
    • Exclua qualquer uma de suas seleções. Clique no ícone de Lixeira.
    • Ordene os elementos da grade de dados. Clique no ícone Quebrar hierarquia e arraste os elementos para seus novos cargos.

      Se você não clicar em Quebrar hierarquia, será usada a ordem dos elementos de uma hierarquia.

    • Ativar um modo de relatório financeiro. Selecione o Modo financeiro na lista.
    • Ativar uma visualização de relatório padrão. Selecione o Padrão na lista.
    • Indentar elementos. O recuo de elementos está habilitado por padrão. Para desativar o recuo, clique no ícone Recuar.
    • Redimensione a seção Seleções. Arraste a linha superior da seção. Para maximizar a seção, clique duas vezes no ícone de quatro pontos na linha superior da seção ou clique no ícone de seta dupla para cima. Para restaurar o tamanho normal da seção maximizada, clique duas vezes no ícone de quatro pontos na linha superior da seção. Para minimizar a seção, clique no ícone de seta dupla para baixo.
    • Pesquise uma seleção específica. Clique no ícone Pesquisar e especifique a seleção obrigatória.
    • Clique em um ícone de três pontos na barra de menus do painel de elementos para selecionar funções globais para uma hierarquia específica. Por exemplo, elementos superiores e níveis. Essa seleção dinâmica está disponível apenas para colunas e linhas.
    • Clique no ícone de três pontos na linha com um elemento específico para selecionar as funções usadas para esse elemento. Por exemplo, um pai, irmãos ou filhos de um elemento. Essa seleção dinâmica está disponível apenas para colunas e linhas e permite selecionar subconjuntos dinâmicos de uma hierarquia.
  6. Também é possível selecionar as hierarquias para filtros. Clique no ícone Adicionar e marque as caixas de seleção das hierarquias necessárias.
    Como alternativa, você pode clicar no ícone Preenchimento automático para adicionar as hierarquias padrão das dimensões não usadas. As dimensões não utilizadas são aquelas em que você não selecionou manualmente nenhuma hierarquia de dimensão para colunas e linhas. Recomendamos que você selecione hierarquias para colunas e linhas antes de usar essa função. Caso contrário, todas as hierarquias padrão serão selecionadas para filtros.
  7. Quando você seleciona uma hierarquia como filtro, seu elemento padrão é usado. Para selecionar um ou mais outros elementos, clique no ícone Expandir na hierarquia selecionada e execute qualquer uma dessas ações:
    • Expanda os elementos no painel de elementos e marque as caixas de seleção dos elementos obrigatórios.
    • Clique no ícone Pesquisar no painel de elementos para procurar elementos específicos a serem selecionados.
  8. Clique em Adicionar relatório.
    Você pode atualizar um relatório gerado selecionando outra origem de dados, adicionando ou removendo colunas, linhas e filtros ou alterando elementos de colunas, linhas e filtros. Clique em Dados na barra de ferramentas.