Cálculo local do fluxo de caixa e diferença de moeda
No relatório Ajustes de fluxo de caixa de entidade, você pode verificar se a diferença de caixa e equivalentes de caixa no balanço entre o período atual e anterior é a mesma que o resultado do fluxo de caixa. O período anterior é normalmente o período 12 do ano anterior.
Selecione
.Definir quais contas financeiras são usadas para determinar se o aumento ou a diminuição líquidos de caixa e equivalentes de caixa (ou seja, se é, a declaração de fluxo de caixa), que é explicada pelas contas de balanço patrimonial por meio de parâmetro com base no tipo de conta de caixa. A definição de tais contas financeiras dependem de conjunto de configurações, versão e período. Isso permite uma estrutura de conta financeira alterada se mais ou menos contas são consideradas.
Se o fluxo de caixa for explicado em detalhe pela comparação da conta do balanço do ano anterior para o ano atual, a diferença em moeda local será 0. Só assim a diferença de moeda do grupo resultante poderá ser explicada pela conversão monetária.
Se o fluxo de caixa não for explicado em detalhe pela comparação da conta do balanço do ano anterior para o ano atual, a diferença em moeda local não será 0. Nesse caso, você deve fazer ajustes manuais, principalmente quando algumas contas de fluxo de caixa ainda contêm o tipo Manual.
Para excluir um valor especificado do banco de dados, pressione Ctrl + Del ou especifique #delete em uma célula de grade apropriada.
Esta tabela mostra a fórmula para o cálculo da diferença de moeda do fluxo de caixa na configuração padrão para as diferenças de moeda do fluxo de caixa do sistema:
Informações do processo | Etapas de fórmula |
---|---|
1. Pré-condição do processo. | A configuração e a parametrização das contas de fluxo de caixa são um pré-requisito para o cálculo da diferença monetária. Todas as contas de fluxo de caixa são convertidas pelo tipo de taxa atribuído (F, A, WA).
Estas configurações devem ser feitas:
|
2. Cálculo da soma de verificação no relatório Ajustes do fluxo de caixa de entidade. | O cálculo da soma de verificação é um cálculo de relatório na moeda local. O cálculo indica se a configuração Aumento/diminuição líquido(a) de caixa e equivalentes de caixa no demonstrativo de fluxo de caixa é explicado no total por meio das contas do balanço. As contas do balanço são definidas para apresentar o caixa no moedas locais.
Essa fórmula mostra como funciona o cálculo da soma de verificação: [Caixa do balanço patrimonial acumulado no ano do período atual em moeda local] - [Caixa do balanço patrimonial acumulado no ano do último período do ano anterior em moeda local] - [Aumento/diminuição líquida em caixa e equivalentes de caixa]
Se a soma de verificação resultar no 0, então o demonstrativo de fluxo de caixa é explicado no total. Se o resultado da soma de verificação for diferente de 0, então o fluxo de caixa não é explicado por meio das contas de grupo do balanço. O resultado da soma de verificação é exibido somente se você selecione a moeda local no contexto. |
3. Cálculo da diferença monetária |
Nota
Após a reconciliação do fluxo de caixa local de entidades externas, a diferença de moeda é calculada pelo processo de Diferenças de moeda fluxo de caixa. Selecione .
As diferenças monetárias só podem ocorrer em uma moeda do grupo. Se o fluxo de caixa local ainda não estiver reconciliado, será exibida uma mensagem de erro. O cálculo da diferença monetária é o mesmo que o cálculo da soma de verificação, mas usa a moeda do grupo no vez da moeda local. As diferenças monetárias calculadas são exibidas somente se você selecione a moeda do grupo no contexto do relatório. |
Para obter os resultados corretos, certifique-se de executar as funções Programações de transferência e Diários de substituição da entidade dos anos anteriores antes de executar o processo de fluxo de caixa da entidade. Por exemplo, se o período atual for janeiro de 2025, certifique-se de executar as funções Programações de transferência e Diários de substituição de entidade de dezembro de 2024 como a origem para o janeiro de 2025 de destino. Em seguida, execute o processo de fluxo de caixa da entidade para 2025.