Carregar dados das tabelas de integração ou de um arquivo

Os contadores da entidade só podem carregar dados para entidades pelas quais são responsáveis. Os contadores do grupo podem carregar dados para todo o grupo.

É possível carregar dados de um arquivo ou das tabelas de integração. Há suporte para estes formatos de arquivo:

  • .xls
  • .xlsx
  • .csv: Apenas com delimitador de vírgula
  • .txt: Apenas com delimitador de vírgula

É possível carregar dados destas tabelas de integração:

  • Moeda local de fatos: os valores realizados e outros dados financeiros são carregados na moeda local por meio da tabela de importação de integração do BudgetingMain. Para cada entidade, os dados podem ser periódicos ou acumulado no ano. No Financial Consolidation, os dados financeiros são armazenados como o acumulado no ano. Para calcular o acumulado no ano com base em dados periódicos, são necessários dados do sistema de origem para todos os períodos de um exercício fiscal.
  • Moeda da transação de fatos: os dados financeiros intercompanhia são carregados na moeda da transação por meio da tabela de importação de integração FactsTransactionCurrency. Para cada entidade, os dados podem ser periódicos ou acumulado no ano. No Financial Consolidation, os dados financeiros são armazenados como o acumulado no ano. Para calcular o acumulado no ano com base em dados periódicos, são necessários dados do sistema de origem para todos os períodos de um exercício fiscal.
  • Taxas de câmbio: os tipos de taxa de origem são a taxa de fechamento (F) e taxa média periódica (PA). No Financial Consolidation, a taxa de PA é recalculada para a taxa média (A). A taxa PA requer 12 períodos anteriores. Do contrário, não será possível levar como a origem da importação de taxa para Financial Consolidation.

Antes de carregar dados para Financial Consolidation, você deve concluir estas tarefas:

  • Fornecer dados financeiros nas tabelas de integração para entidades e períodos para os quais os dados serão carregados.
    Nota

    O fornecimento de dados nas tabelas de integração FactsTransactionCurrency e ExchangeRate é opcional, mas é recomendável.

  • No Business Modeling, execute estas tarefas:
    1. Ative o módulo Consolidação.
    2. Ative as dimensões na página Configuração de objetos de negócios.
    3. Configure estruturas e propriedades de grupos, entidades, contas e contas de grupo. Se necessário, configure estruturas para o objeto de negócios Programações.
      Nota

      No Financial Consolidation, os dados do objeto de negócios Contas não são usados. Porém, contas locais no objeto de negócios Contas podem ser mapeadas para o objeto de negócios Contas de grupo. Portanto, a propriedade Mapeamento de conta de grupo deve ser especificada para todos os registros no objeto de negócios Contas.

    4. Defina o calendário.
    5. Verifique se pelo menos uma moeda é configurada no objeto de negócios Moedas e moedas das tabelas de integração de BudgetingMain e FactsTransactionCurrency estão configuradas como moedas de entidade.
    6. Configure a conta principal de lucros e perdas.
    7. Se o balanço for usado, configure as contas de balanço tais como Total de ativos, Total de passivos e Lucros/perdas do balanço.
    8. Se necessário, configure segmentos e programações no módulo Núcleo.
    9. Conclua a configuração dos objetos de negócios necessários e quaisquer objetos de negócios que seu negócio exija.
    10. Publique o modelo.
  • No Financial Consolidation, defina estes parâmetros de entidade:
    • Moeda local
    • Método de conversão
    • Fator de escala
    • Segmentos, se aplicável
  • Examinar regras de validação para cargas de dados no Financial Consolidation.
  • No Financial Consolidation, para habilitar o carregamento de dados de tabelas de integração, certifique-se de que estas etapas tenham um status Em aberto na guia Monitor de status na página de destino:
    • Entrada do balancete de avaliação e importar dados de entidade na guia Status da entidade
    • Correspondência IC na guia Status da entidade
    • Taxas de câmbio padrão na guia Status do grupo
Cuidado
Se você carregar novos dados para um contexto específico, perderá os dados importados anteriormente e os resultados calculados desse contexto. Um contexto é a combinação de conjunto de configurações, versão, período, entidade e nível configurados para importação de dados. O nível será configurado para importação de dados se o atributo Importar para o elemento Nível for definido como Verdadeiro. Os dados que não correspondem ao contexto selecionado, incluindo o nível que está configurado para importação de dados, não são perdidos.

Se você fizer alterações no Business Modeling, os dados carregados anteriormente poderão ser afetados. Recomendamos que você recarregue os dados financeiros depois de publicar alterações no banco de dados OLAP.

Nota

As taxas de câmbio padrão não estão relacionadas a entidades específicas. Portanto, não é possível importar taxas de câmbio padrão de um arquivo. É necessário especificar manualmente em um relatório ou importá-los da tabela de integração.

  1. Na página de destino, clique na guia Entidade e especifique o contexto.
  2. Clique no ícone de três pontos no cartão de balancete e selecione Importação de dados.
  3. Se necessário, altere o contexto da definição de carregamento exibida na janela Carregar dados.
    É possível selecionar qualquer versão ou versões, período ou períodos abertos para as versões selecionadas e uma entidade ou entidades para os quais os períodos selecionados estejam abertos.
  4. Selecione a opção de carga necessária.
  5. Opcionalmente, ative a opção Incluir saldo de abertura estatístico.
    Se ativado, o saldo de abertura estatístico é incluído na carga de dados e armazenado no cubo relevante.
    Nota

    Essa opção não será exibida se o uso da programação não tiver sido habilitado na configuração do núcleo de consolidação no Business Modeling.

  6. Clique em Avançar e revise quais objetos de negócios estão atribuídos a segmentos. Objetos de negócios são atribuídos a segmentos com base na configuração do módulo Núcleo do Financial Consolidation.
  7. Independentemente de sua carga a partir das tabelas de integração ou de um arquivo, execute estas etapas:
    1. Clique em Avançar.
    2. Se você carregar a partir de um arquivo, selecione ou arraste e solte o arquivo a ser carregado. Ignore esta etapa se estiver carregando a partir das tabelas de integração.
    3. Clique em Validar dados.
    4. Quando os resultados forem exibidos, selecione uma destas opções:
      • Carregar: Os dados validados com êxito e, se aplicável, os dados com avisos são carregados. Se você carregar dados com avisos, poderão ocorrer inconsistências de dados no Financial Consolidation.
      • Ignorar: Essa opção ignora dados com avisos do carregamento. Somente os dados validados com êxito são carregados.

      Você pode clicar em Baixar log para verificar os detalhes de erros e avisos que possam ter ocorrido.

    5. Clique em Carregar dados.
    Nota

    O arquivo do qual você carrega os dados deve estar em conformidade com o esquema da tabela de integração BudgetingMain. Recomendamos que você baixe o modelo e especifique seus dados nele.

    Os dados de escalonamento (taxas de câmbio e dados de fatos) das tabelas de integração e os dados financeiros de um arquivo são validados em relação ao modelo. Os dados validados são carregados nos cubos do Financial Consolidation, calculados e todos os elementos obrigatórios gerados. Os resultados com erros não são carregados. Clique em Baixar log para baixar um log de erros.

    Cuidado
    Após cada carregamento de dados com êxito, recomendamos que você baixe um log. Você pode encontrar avisos que descrevam discrepâncias na validação durante o carregamento. Essas declarações não bloqueiam um carregamento de dados, mas as declarações não resolvidas podem causar inconsistências de dados no Financial Consolidation.

    Para corrigir erros nos dados de origem e analisá-los, use relational modeling. Selecione Painéis > Integrações de dados > Modelagem relacional. Depois de fazer correções, carregue os dados novamente.

  8. Clique em Concluir.
    Nota

    Se tiver acesso, você poderá visualizar e fazer download dos logs de erros também no EPM Administration. Selecione Painéis > Logs > Exibir logs de aplicativos e especifique os filtros aplicáveis. No campo Eventos, selecione Modelagem > Business Modeling > Carregar fatos (Carregar fatos da tabela de integração). Após a aplicação dos filtros, é exibida uma lista de entradas de log. Clique duas vezes em uma entrada de log para visualizar informações detalhadas no painel Mensagem. Você pode copiar a mensagem para a área de transferência, se necessário. Há duas entradas de log para cada carregamento de dados. Uma é para validação de dados e a outra para o processo de importação de dados.

    Nota

    Para dados importados, uma nova programação de saldo de abertura é criada automaticamente no Business Modeling fora da hierarquia principal de programações. Ou seja, essa programação é excluída do cálculo do Saldo de fechamento e é preenchida apenas pelo processo de Importação de dados. Os saldos de abertura preenchidos pelo processo de transferência ainda fazem parte do cálculo do saldo de fechamento.

    Cada programação é validada com base na existência de saldos de abertura importados. Se existirem, a validação avaliará se os valores importados correspondem aos valores do processo de transferência. A importação de saldos de abertura é opcional, mas é útil para verificar a integridade dos dados.

    Semelhante ao processo de transferência, a importação de dados inclui uma execução automática do processo Alinhar dados da programação com dados financeiros e de segmentos. A importação de dados não verifica o status das programações de transferência que são exibidas na guia Monitor de status na página de destino.