Configurar o processo de eliminação de investimentos em subsidiárias
- No Business Modeling, selecione Módulos > Consolidação > Processos e clique na guia Capital.
- Na lista de processos, clique no processo C1 e, em seguida, clique no ícone Editar.
- Na janela Editar processo, os campos Id e Nome são preenchidos com os valores C1 e Eliminar investimentos de subsidiárias, respectivamente. Clique nos ícones de consulta para selecionar valores para estes itens:
- Conta de diferenças de débito
Recebe diferenças de débito. Recomendamos que você selecione a conta Propriedade do investimento ou a conta Ágio.
- Detalhes da conta de diferenças de débito
- Conta de diferenças de crédito
Recebe diferenças de crédito. Recomendamos que você selecione a conta de Reserva de consolidação ou qualquer uma das contas de deságio.
- Detalhe da conta de diferenças de crédito
- Contas de investimento
Contas de investimento afetadas de uma entidade contábil. Você pode selecionar várias contas. Recomendamos que você selecione a conta Investimentos em entidades relacionadas.
- Contas de patrimônio líquido das subsidiárias
Contas de patrimônio líquido afetadas de uma entidade de propriedade (contas de contrapartida). Você pode selecionar várias contas. Recomendamos que você selecione as contas Capital social, Adicional pago em capital e Lucros retidos pré-aquisição.
- Conta de diferenças de débito
- Clique em Salvar.
O processo é marcado como configurado quando todas as contas de grupo e detalhes da programação obrigatórias são especificadas.
- Para habilitar o processo de eliminação de investimentos em subsidiárias, na coluna Habilitado da lista de processos, marque a caixa de seleção do processo C1.
- No campo Base de consolidação, selecione um elemento de nível do grupo a partir do qual lerá os dados. Recomendamos que você selecione Dados ajustados da entidade, incluindo transferência.
- Clique em Salvar.
- Para habilitar a configuração do processo de consolidação a entrar em vigor, publique o modelo.