Habilitar subgrupos

A consolidação de subgrupo exige que você configure uma entidade fictícia para cada subgrupo. As entidades fictícias recebem os resultados do subgrupo.

Nota

Suas estruturas de grupos gerenciadores podem conter as mesmas entidades pai que suas estruturas legais de grupos. Portanto, é necessário criar entidades fictícias de subgrupo separadas para estruturas legais e gerenciadoras para garantir a consolidação correta do subgrupo. Recomendamos que você prefixe os nomes das entidades fictícias de subgrupo com, por exemplo, LG_ para estruturas legais e MGT_ para estruturas de gerenciamento. Isso serve para diferenciar as entidades fictícias do subgrupo em um piscar de olhos.

A configuração correta de relações de propriedade é o segredo para habilitar subgrupos. As entidades pai não detêm ou não controlam outras entidades pais, como no caso de consolidação paralela, mas detêm ou controlam as entidades fictícias que representam subgrupos. Os resultados do subgrupo são transferidos para entidades fictícias. Os percentuais de propriedade e controle de uma entidade fictícia própria permanecem iguais, como se a entidade fictícia fosse uma entidade pai em consolidação paralela.

  1. Configure uma entidade fictícia para cada subgrupo que faça parte de um grupo de nível superior.
    Recomendamos nomear entidades fictícias da mesma forma que os grupos correspondentes. Por exemplo, GR0004_ SG_DummyEntity para o grupo GR0004.
  2. Selecione Parametrização > Parametrização de grupo > Parâmetro de grupo e selecione o contexto.
  3. Para cada grupo cujos resultados devem ser transferidos para um grupo de nível superior na estrutura de propriedade, marque a caixa de seleção na coluna Usar consolidação de subgrupo.
    Nota

    Embora o grupo superior na estrutura não exija uma entidade fictícia de subgrupo, sempre marque a caixa de seleção na coluna Usar consolidação de subgrupo para o grupo superior. Isso é para garantir que os processos de consolidação sejam executados corretamente.

  4. Na coluna Entidade do subgrupo, selecione a entidade fictícia relevante para cada grupo.
    Nota

    Não deve ser atribuída ao grupo superior nenhuma entidade fictícia de subgrupo porque seus resultados financeiros consolidados não são transferidos para nenhum grupo de nível superior.

  5. Para grupos legais, selecione Parametrização > Parametrização de grupo > Propriedade legal > Propriedade legal do grupo. Para grupos de gerenciamento, selecione Parametrização > Parametrização de grupo > Propriedade do gerenciamento > Propriedade do grupo de gerenciamento.
  6. Selecione o contexto e, na guia Tabela, clique em Calcular propriedade.
    Calcule a propriedade de cada grupo separadamente.
  7. Selecione Processos de consolidação > Executar consolidação e execute os processos de consolidação relevantes, incluindo Copiar subgrupo e Copiar dados de transação do subgrupo. Cópia do subgrupo e Dados da transação de cópia do subgrupo transferem os resultados de um grupo para a entidade fictícia atribuída no grupo de nível superior.
    Cuidado
    Execute a consolidação para cada grupo separadamente. A ordem dos grupos em que a consolidação é executada é importante. Você deve começar do grupo de nível mais baixo para o grupo superior e subir de acordo com a estrutura.