Cálculo da soma de verificação no relatório de Ajustes do fluxo de caixa de grupo

O cálculo da soma de verificação é um cálculo de relatório na moeda do grupo. O cálculo indica se a configuração Aumento/diminuição líquido(a) de caixa e equivalentes de caixa no demonstrativo de fluxo de caixa é explicado no total por meio das contas do balanço. As contas do balanço são definidas para apresentar o caixa nas moedas do grupo.

Essa fórmula mostra como funciona o cálculo da soma de verificação:

[Caixa do balanço patrimonial acumulado no período atual na moeda do grupo] - [Caixa do balanço acumulado no último período do ano anterior na moeda do grupo] - [Aumento/diminuição líquida em caixa e equivalentes de caixa]

Se a soma de verificação resultar no 0, então o demonstrativo de fluxo de caixa é explicado no total. Se o resultado da soma de verificação for diferente de 0, então o fluxo de caixa não é explicado por meio das contas de grupo do balanço.

Nota

Para receber resultados corretos, certifique-se de executar a função de Transferir diários de grupo dos anos anteriores antes de executar o processo de fluxo de caixa do grupo. Certifique-se também de que os dados da entidade estejam configurados corretamente. Por exemplo, se um agrupamento for composto por 3 entidades (Entidade A, Entidade B e Entidade C) e o período atual for janeiro de 2025, o processo deverá ser executado nessa ordem:

  1. Pré-requisito: Os processos de fluxo de caixa da entidade para dezembro de 2024 já foram executados para a Entidade A, a Entidade B e a Entidade C.
  2. As funções Programações de transferência e Transferir diários de entidade são executadas a partir de dezembro de 2024 como a origem até a meta de janeiro de 2025.
  3. Os dados da entidade são importados para o período atual.
  4. Os processos de fluxo de caixa da entidade são executados para janeiro de 2025 para a Entidade A, a Entidade B e a Entidade C.
  5. O processo de fluxo de caixa do grupo é executado para o grupo no dezembro de 2024.
  6. A função Transferir diários de grupo é executada de dezembro de 2024 como a origem para o destino no janeiro de 2025.
  7. O processo de fluxo de caixa do grupo é executado para janeiro de 2025.

O processo de fluxo de caixa do grupo deve ser executado com base nos dados corretos do fluxo de caixa da entidade, incluindo substituições e transferências. Caso contrário, os dados do grupo se baseiam em uma configuração incorreta e são exibidos resultados incorretos.

Nota

O processo de fluxo de caixa não é compatível com a consolidação de subgrupos.