Adicionar um relatório ad-hoc

É possível usar uma fórmula INFOR.READ.SLICE para criar um relatório ad-hoc.
  1. Verifique se o Excel não está no modo de edição de célula.
  2. Selecione uma célula na qual a fórmula será adicionada.
  3. Clique em Relatório ad-hoc.
  4. Selecione uma conexão de dados na lista ou clique no ícone Referência a uma célula para selecionar uma célula de referência.
    A célula de referência deve ter um nome exclusivo válido para a conexão de dados. Por exemplo, BIBestPr_BestPracticesOLAP. É possível usar somente uma referência de célula.
  5. Opcionalmente, se você selecionou uma conexão de dados na lista e a conexão de dados usa um cubo de domínio, selecione um domínio na lista. Domínios permitem mostrar um número limitado de dimensões no relatório. O padrão é selecionar Nenhuma seleção.
  6. Opcionalmente, se você selecionou um domínio, selecione dimensões de driver de filtro, como um conjunto de configurações, ledger, unidade contábil ou entidade.
    As dimensões do driver do filtro diferem de acordo com o domínio selecionado.
  7. Selecione um cubo na lista ou clique no ícone Referência a uma célula para selecionar uma célula de referência.
    A célula de referência deve ter um nome exclusivo válido para um cubo. Por exemplo, Análise. É possível usar somente uma referência de célula.
    Nota

    As fontes de dados selecionadas são mantidas no painel de fontes de dados até que você atualize a interface do usuário (UI) do suplemento. Clique com o botão direito do mouse na interface do usuário e selecione Atualizar.

  8. Também é possível selecionar as hierarquias para filtros. Clique no ícone Adicionar e marque as caixas de seleção das hierarquias necessárias.
    Como alternativa, você pode clicar no ícone Preenchimento automático para adicionar as hierarquias padrão das dimensões não usadas. Dimensões não usadas são aquelas das quais você não selecionou manualmente hierarquias para filtros, colunas e linhas. Recomendamos que você selecione hierarquias para colunas e linhas antes de usar essa função. Caso contrário, todas as hierarquias padrão serão selecionadas para filtros.
  9. Selecione as hierarquias para colunas e linhas. Clique no ícone Adicionar e marque as caixas de seleção das hierarquias necessárias.
    Nota

    O botão Adicionar relatório é desativado até você selecionar hierarquias de colunas e linhas.

  10. Quando você seleciona uma hierarquia como filtro, coluna e linha, seu elemento padrão é usado. Para selecionar um ou mais outros elementos, clique no ícone Expandir na hierarquia selecionada e execute qualquer uma dessas ações:
    • Expanda os elementos no painel de elementos e marque as caixas de seleção dos elementos obrigatórios.
    • Para selecionar todos os elementos, expanda todos os elementos e marque a caixa de seleção no cabeçalho da lista.
    • Clique no ícone Pesquisar no painel de elementos para procurar elementos específicos a serem selecionados.
    • Clique em um ícone de três pontos na barra de menus do painel de elementos para selecionar elementos globais para uma hierarquia específica. Por exemplo, elementos superiores e níveis. Essa seleção dinâmica está disponível apenas para colunas e linhas.
    • Clique no ícone de três pontos na linha com um elemento específico para selecionar elementos para esse elemento específico. Por exemplo, um pai, irmãos ou filhos de um elemento. Essa seleção dinâmica está disponível apenas para colunas e linhas e permite selecionar subconjuntos dinâmicos de uma hierarquia. Por exemplo, o número de filhos do elemento Todos os anos é alterado para anos diferentes, dependendo do modelo atual do banco de dados OLAP.
    O painel de elementos para colunas e linhas mostra uma seção Seleções. Esta seção lista todos os elementos que foram selecionados manualmente e por meio das opções disponíveis quando se clica no ícone de três pontos. Na seção Seleções, é possível executar estas ações:
    • Exclua qualquer uma de suas seleções. Clique no ícone de Lixeira.
    • Ordenar elementos. Selecione Quebrar Hierarquia na lista e arraste os elementos para suas novas posições.

      Se você não selecione Quebrar hierarquia, será usada a ordem dos elementos de uma hierarquia.

    • Ativar um modo de relatório financeiro. Selecione o Modo financeiro na lista.
    • Ativar uma visualização de relatório padrão. Selecione o Padrão na lista.
    • Indentar elementos. O recuo de elementos está habilitado por padrão. Para desativar o recuo, clique no ícone Recuar.
    • Redimensione a seção Seleções. Arraste a linha superior da seção. Para maximizar a seção, clique duas vezes no ícone de quatro pontos na linha superior da seção ou clique no ícone de seta dupla para cima. Para restaurar o tamanho normal da seção maximizada, clique duas vezes no ícone de quatro pontos na linha superior da seção. Para minimizar a seção, clique no ícone de seta dupla para baixo.
    • Pesquise uma seleção específica. Clique no ícone Pesquisar e especifique a seleção obrigatória.

    Se você não selecionar nenhum elemento para colunas e linhas, na seção Seleções, os elementos superiores da hierarquia serão exibidos por padrão. Se você clicar em Quebrar hierarquia, mas não selecionar nenhum elemento ou elemento superior para colunas e linhas, todos os membros da hierarquia serão expandidos no relatório. Atualmente, não é possível usar atalhos de teclado ou arrastar vários itens na seção Seleções.

    Nota

    As seleções dinâmicas removem automaticamente as duplicatas. As seleções dinâmicas não funcionam com o Microsoft Analysis Services e com versões do Office Integration anteriores à versão 12.0.17.

  11. Opcionalmente, clique no ícone Formato de exibição no painel de elementos para alterar o atributo do elemento exibido ou para adicionar outro atributo de elemento a ser exibido.
    Por padrão, a legenda de elemento é selecionada. No painel de elementos, também é possível clicar no ícone Visibilidade do elemento para selecionar quais elementos serão mostrados.
  12. Clique em Adicionar relatório.
    Você pode atualizar um relatório gerado selecionando outra origem de dados, adicionando ou removendo filtros, colunas e linhas, ou alterando elementos de filtros, colunas e linhas. Para atualizar um relatório, é necessário selecionar uma célula ativa na área de relatório. Na interface do usuário, a hierarquia relevante será realçada e seus elementos serão exibidos no painel de elementos. Depois de efetuar as atualizações necessárias, clique em Atualizar relatório.
    Depois de adicionar ou atualizar um relatório ad-hoc, você pode editá-lo adicionando ou removendo elementos do relatório. Se, antes de clicar no Atualizar relatório, você clicar em um cubo vazio, em uma célula com uma fórmula nativa do Excel ou com uma fórmula personalizada do Infor EPM, será exibido um aviso. Ele avisa que a célula ativa foi movida. Se você clicar em Continuar e depois retornar à célula ativa na área do relatório, a interface do usuário do relatório não mostrará as alterações. Se você clicar em Voltar, a célula ativa na área do relatório será destacada e as alterações serão exibidas na interface do usuário do relatório.
    Nota

    Só é possível expandir e recolher valores dentro das células, independentemente de a interface do usuário Adicionar relatório ad-hoc estar aberta ou fechada. Não será possível recolher e expandir valores dentro das células se o modo write-back estiver habilitado.