Análise de complexidade
A análise de complexidade combina duas análises ABC e destaca os valores na intersecção entre os dois critérios de medida. Na análise ABC, os elementos são agrupados em três categorias.
Por exemplo, é possível classificar produtos que rendem mais que uma quantidade específica de receita a cada ano como produtos A, e os produtos que produzem menos que uma determinada quantidade como produtos C. Produtos B são os que rendem menos do que os produtos A, porém mais do que os produtos C. Da mesma forma, é possível classificar os clientes que compram a maioria das unidades como clientes A e aqueles que compram menos como clientes C.
A análise de complexidade compara duas categorias, tais como produtos e clientes, com duas medidas. As medidas são denominadas Cobertura e Quantidade.
Por exemplo, Cobertura pode corresponder a Receita, e Quantidade pode corresponder a Unidades. Nesse caso, você pode usar a análise de complexidade para identificar os clientes que geram menos receita e que compram o menor número de unidades.
Isso pode ser usado, por exemplo, para determinar quais clientes compram pequenas quantidades de produtos com baixo consumo anual de dólar. Para esses pedidos, os custos de manuseio serão maiores do que para menos pedidos de grandes quantidades.